Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: rjmpiresA questão principal é estar desligado da rede, coisa que não acontece automaticamente.
    Concordam com este comentário:hangas

E garantir que mais ninguém na casa, sem saber da situação, chega lá e liga.
  2.  # 62

Colocado por: hangas

E garantir que mais ninguém na casa, sem saber da situação, chega lá e liga.

Normalmente só um dos humanos em casa sabe fazer certo tipo de coisas 😂
  3.  # 63

Colocado por: rjmpiresNormalmente só um dos humanos em casa sabe fazer certo tipo de coisas 😂

Por isso mesmo. :)

O outro humano pode chegar ao quadro e pensar “porque é que está m€rd@ está em baixo???” E depois ouve-se um impropério de outro do lado da casa.
  4.  # 64

Colocado por: hangasEles no diagrama têm aquilo ligado a um AC switch

O que é um AC Switch?
  5.  # 65

6.  # 66

7.  # 67

Colocado por: rjmpires
    O BYD Seal do meu sogro estava a alimentar a arca e o frigorífico.

É pena que isso não venha implementado de modo mais generalizado... Eu tinha o Tesla com bateria a 95% quando aconteceu o apagão mas sem maneira de lá ir buscar uns kWh para frigoríficos.
    Concordam com este comentário: zed
  8.  # 68

De facto é pena os Tesla não terem V2G implementado. E provavelmente pode ser feito apenas com o software, não sei...
  9.  # 69

Já há uns equipamentos não oficiais que permitem V2L nos Teslas :-)
    • ivreis
    • 3 dezembro 2025 editado

# 70

Colocado por: hangasEles no diagrama têm aquilo ligado a um AC switch.

Deve ser um ATS ! Um inversor modular também serve mas é "manual". Quando a rede volta é preciso alterar manualmente. Com um ATS essa mudança é sempre automática (rede para backup e backup para rede). Atenção que para isto ficar bem feito tem de ficar logo após o disjuntor geral no quadro principal.
    Colocar inversores modulares a meio do circuito com o intuito de apenas isolar um inversor fotovoltaico para que ele trabalhe em modo backup e injete na instalação da casa toda IMPLICA NECESSARIAMENTE que o disjuntor geral da casa esteja desligado para isolar a casa da rede... caso contrário quando a rede voltar a ter carga vai haver fogo de artificio. Aconselho essa brincadeira apenas a quem saiba o que está a fazer.
  10.  # 71

Simples, seguro e eficaz, ate pode ligar automaticamente o gerador.
      Captura de ecrã 2025-12-04 125210.png
  11.  # 72

Isso é chinoca, as lojas do chinês vendem dessa marca.

Por dentro é SONY. 😏
  12.  # 73

Colocado por: VarejoteSONY

Esse grande fabricante de equipamentos de distribuição de energia...
    • HFSF
    • 4 dezembro 2025

# 74

13.  # 75

Colocado por: barreira

Esse grande fabricante de equipamentos de distribuição de energia...

Sony
  14.  # 76

Colocado por: Varejote

Sony

exacto
  15.  # 77

Desenterro este tópico porque ontem voltei a estar sem eletricidade o dia todo (e coitados dos que ainda estão...). Quando esta crise atual passar, vou adquirir um pequeno gerador para manter na garagem até fazer falta. Não o vou fazer agora porque deve haver quem precise mais dele do que eu.
    A ideia é alimentar o mínimo necessário (frigoríficos, iluminação, parte elétrica da caldeira, etc) a partir da instalação da garagem, que está ligada ao quadro principal do apartamento por fios de 6 mm2. Sei bem que é perigoso usar um "cabo suicida" e tal, mas se feito corretamente, não vejo problema (tudo ligado numa tomada com disjuntor próprio ANTES de ligar o gerador, e só depois de tudo feito se liga o gerador e por último o disjuntor). No entanto, neste cenário, o único requisito é poder desligar completamente a habitação do exterior quando em uso. Quando me trocaram o contador por um digital inteligente, também removeram o disjuntor de corte geral, deixando espaço para colocar um novo para este efeito. Alguém sabe dizer o que seria adequado e que corte simultaneamente fase e neutro? Penso que algo deste tipo, mas não consigo perceber bem o diagrama no dito cujo: https://www.leroymerlin.pt/produtos/interruptor-2p-hager-40a-16391795.html
    • fabsil
    • 29 janeiro 2026 editado

# 78

Não seria mais eficiente procurar algum tipo de interruptor comutador adequado?

De qualquer forma, o melhor é procurar um eletricista.
  16.  # 79

Colocado por: fabsilNão seria mais eficiente procurar algum tipo de interruptor comutador?

E ter tudo ligado em permanência? Hum... não dá jeito, sendo garagem de apartamento (embora fechada)
  17.  # 80

Posso estar enganado, mas penso que há aqui pessoas que se estão a esquecer que um gerador a gasolina ou gasóleo tem um escape de fumos, e uma entrada de ar. Prtanto precisa de ser usado no exterior, embora já tenha visto soluç~es "acrobáticas" e perigosas.
    Concordam com este comentário: fabsil, Na_mouch

0.0242 seg. NEW