Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivas. Comprei um terreno misto em Reserva Agricola Nacional. Na Certidão Predial e no PDM está patente uma Casa de Moleiro e um Moinho e já tenho um documento da Camara a confirmar isso. O meu problema é que em lado nenhum estão definidas as medidas da casa, portanto não sei o tamanho da casa que posso construir. Tambèm nao existe Caderneta Predial da Casa e a Caderneta Predial do Moinho está com as medidas erradas. Como poderei ter um documento com as medidas da Casa e Corrigir as medidas do moinho? Agradecido!!!
  2.  # 2

Incrível não haver caderneta predial, como é que as finanças perderam a oportunidade de cobrar???!

Entretanto fui ao dr google ver o que encontrava e apareceu o seguinte que não sei se lhe vale de alguma coisa:

"Como inscrever um prédio na matriz?
    Depois de efetuar a RGG, deverá dirigir-se ao serviço de finanças, munido da RGG, da declaração para instrução do procedimento de inscrição de prédio omisso (ANEXO I da OT1), do requerimento para inscrição de prédio omisso na matriz (ANEXO II da OT1) e da declaração de aceitação de, pelo menos, um dos proprietários"

O que faria no seu lugar, seria contratar alguém para o fazer.
    Parece-me um processo desgastante para ser levado a esclarecer dúvida a dúvida.

Boa sorte e deixe aqui fotos do dito!
  3.  # 3

Comprou sem antes saber as condicionantes?

De certeza que está inscrito nas Finanças.
    Nem que seja só o terreno.

Corre o risco de não poder reconstruir o existente!

Contacte um arquitecto para ajudar.

Em princípio teria de fazer um estudo com um topógrafo.

Vá à Câmara Municipal saber o que permitem fazer no terreno e se a construção ou reconstrução é viável.

A existência de ruínas não registadas não dá garantias nenhumas de poder construir.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

O PDM faz menção a elementos do terreno?
    Acho muito estranho.
  5.  # 5

Comece pela RGG
    Representação Gráfica Geo referenciada.
    Mande fazer o levantamento topográfico.
  6.  # 6

Colocado por: AugustoNa Certidão Predial e no PDM está patente uma Casa de Moleiro e um Moinho e já tenho um documento da Camara a confirmar isso.

Mas no terreno existe alguma casa ou vestígios de ruinas?
  7.  # 7

Colocado por: Augustoportanto não sei o tamanho da casa que posso construir.
    primeiro certifique-se que pode construir. o facto de ter ruinas de pouco ou nada vale. em princípio será tratado como construção nova
  8.  # 8

Colocado por: PalhavaOPDMfaz menção a elementos do terreno?
    Acho muito estranho.
    Concordam com este comentário:marize
    se tiver algum interesse patrimonial faz
  9.  # 9

Colocado por: antonylemosse tiver algum interesse patrimonial faz

Deve ser por isso que tem isenção de IMI!
    ☺️
    Será?

Em Lisboa é enorme a procura deste tipo de imóvel para instalar hotéis e condomínios de luxo, não pagam IMI e outras taxas.
  10.  # 10

Palhava, quem costuma fazer isso habitualmente não tem de se preocupar muito com legislações e tem "carta verde" para muita coisa 😬

Há uns anos atrás estivemos numa situação semelhante à do OP, mercado imobiliário com ofertas de moinhos, locais paradisiacos, sempre junto a riachos e com um investimento promissor. Ainda bem que não caímos na tentação (que é de facto grande)
  11.  # 11

Colocado por: marizeAinda bem que não caímos na tentação (que é de facto grande)

Já tenho o meu paraíso, é é longe...
    Cascata e ribeira privada.
    Tem casa.
    Como tem mais de 1Ha dá para habitação.
    Mas os regulamentos podem mudar.

Nem todos esses paraísos são zonas de não construção.
    Há é que ter cautela e saber antes de comprar.
    • marize
    • 25 janeiro 2024 editado

# 12

Abençoados os que têm em mãos os seus paraísos 🙌 se nós tivessemos caído na tentação há uns anos, teríamos perdido a oportunidade de conhecer o nosso 😉

0.0153 seg. NEW