Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ou seja no sentido Tomada>Lâmpada
    Fica:
    Tomada > Interruptor > Sensor > Lâmpada
    Certo?
  2.  # 2

    Colocado por: casinhaDaAvoOu seja no sentido Tomada>Lâmpada
    Fica:
    Tomada > Interruptor > Sensor > Lâmpada
    Certo?

    Depende do objetivo final.
    Imagine que apenas pretende que o sensor ligue/desligue com o botão ligado, faz a ligação após o interruptor.
    Se quiser utilizar o candeeiro normalmente e ter também a possibilidade de ligar quando quer, já tem que fazer a ligação antes do interruptor.
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpires
    Depende do objetivo final.
    Imagine que apenas pretende que o sensor ligue/desligue com o botão ligado, faz a ligação após o interruptor.
    Se quiser utilizar o candeeiro normalmente e ter também a possibilidade de ligar quando quer, já tem que fazer a ligação antes do interruptor.


    Nas duas situações nunca conseguirá anular o sensor, precisará sempre de activar o sensor para o candeeiro funcionar.
  4.  # 4

    Colocado por: AlexMontenegro

    Nas duas situações nunca conseguirá anular o sensor, precisará sempre de activar o sensor para o candeeiro funcionar.

    Se mantiver o circuito "normal" a luz liga pois recebe corrente.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpires
    Se mantiver o circuito "normal" a luz liga pois recebe corrente.


    O circuito "normal" é sem o sensor instalado. Desde que o sensor esteja instalado no circuito, não conseguirá anular o seu funcionamento.
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpires
    Se mantiver o circuito "normal" a luz liga pois recebe corrente.


    O circuito "normal" é sem o sensor instalado. Desde que o sensor esteja instalado no circuito, não conseguirá anular o seu funcionamento.
  7.  # 7

    Colocado por: AlexMontenegro

    O circuito "normal" é sem o sensor instalado. Desde que o sensor esteja instalado no circuito, não conseguirá anular o seu funcionamento.


    Na minha garagem tinha um sensor desses ligado, mas quando queria estar a bricolar lá, ligava o interruptor e a luz ficava sempre ligada.
  8.  # 8

    @paulos
    Então tinha Tomada > Interruptor > Sensor > Lâmpada?
  9.  # 9

    Colocado por: casinhaDaAvo@paulos
    Então tinha Tomada > Interruptor > Sensor > Lâmpada?

    O Paulo provavelmente tinha um interruptor duplo, é o que se costuma ter nesses casos.
    Num candeeiro por exemplo, pode ter um interruptor com 3 posições e faz exatamente o mesmo, posição 1 apenas o sensor ativa a lâmpada, posição 2 Off, posição 3 ON.
  10.  # 10

    Colocado por: casinhaDaAvo@paulos
    Então tinha Tomada > Interruptor > Sensor > Lâmpada?

    Tinha um interruptor normal, daqueles de garagem que ficam fora da parede e não embutido.

    O sensor ficou como que em paralelo com o interruptor, atuando sempre quer o interruptor ou quer o sensor, a fase.

    Acho que foi assim que coloquei aquilo, mas já lá vão mais de 12 anos, não me recordo.
  11.  # 11

    Chegou!

    Agora é montar.
    Deduzo que seja colocar um wago de 5 aqui no meio e está feito.
    Certo?
      IMG_20240301_153220.jpg
  12.  # 12

    Agora é ligar fase e neutro ao módulo e a saida ao candeeiro.
    Até tem o esquema aí.
      Screenshot_20240302_000936_Chrome.jpg
  13.  # 13

    Mas o candeeiro tem 2 fios, de certeza. Se aqui tenho 3,como faço a conexão?

    Eu estava à espera de ver 2 aqui

    Eu não entendo nada disto 😕
  14.  # 14

    Eu ia começar esta resposta com um: "Ó senhor...", mas depois lembrei-me que ninguém é bom em tudo.

    Então, nesse esquema que tem em cima e que o rjmpires foi simpático e isolou, o candeeiro é o que está indicado como load.

    A fase (veja com um busca-pólos a tomada - o buraco que acender é a fase) liga ao castanho do sensor e depois liga através do vermelho a um fio qualquer do candeeiro (preferencialmente o preto). Depois junta os neutros (os azuis).

    Veja os fantásticos ficheiros que desenhei.

    O interruptor do candeeiro foi omitido.

    Se der para si, também pode fazer as ligações dentro da tomada da parede e deixar o sensor de fora. No esquema com ligadores poderá também juntar os neutros no pino da tomada.
      Com tomada.jpg
      Com ligadores.jpg
  15.  # 15

    De facto ninguém é bom em tudo. Nem sequer tem conhecimento em tudo, daí eu vir aqui ao FdC fazer muitas perguntas. Eu sou aquele tipo de pessoa que recorre aqui para pedir frequentemente ajuda porque sei que há sempre alguém que me pode ajudar, e fico bastante agradecido não só pela ajuda mas também pelo tempo que me dedicam! 🙂
    Por isso, antes de mais obrigado Caravelle pelos esquemas! 🙂
    De facto eu não estava a perceber o que era o "L"
    Eu entendi esse esquema e faz-me todo o sentido.

    Os esquemas são diferentes, embora signifiquem o mesmo (a introdução do sensor para ligar ao candeeiro).

    No sei primeiro desenho estou a perceber que posso não estragar o atual candeeiro (sem cortar o fio e fazer a ligação do sensor no meio). Estou correto? Só tenho que arranjar um macho para ligar na tomada e uma fêmea para ligar com o candeeiro.
    É isso? Tenho é sempre que saber onde está a fase.
    Foquemo-nos agora no interruptor que foi omitido.
    Eu não o quero omitir porque quero poder desligar o sensor se me apetecer e deixar o candeiro ligado.
    É possível?


    Ou seja, eu entendo que com o primeiro esquema "estrago" o fio do candeeiro e no segundo, torno o sensor como uma "ponte". Não estrago nada, é uma "extensão" da tomada e como tal tenho que saber sempre onde está a fase e tem que ficar tudo ligado da mesma forma sempre.
  16.  # 16

    Em relação ao seu último parágrafo, é possível com um caveat. O candeeiro ficará intrinsecamente ligado ao sensor, ou seja, dependerá sempre do funcionamento deste. Para poder anular o sensor quando lhe der jeito, precisará de um comutador de escada (também existem para este tipo de candeeiros, mas são mais raros procure por um interruptor inversor ou assim - não sei qual é a terminologia para interruptores de candeeiro - pêra ou interruptor de passagem também pode servir) Com um comutador de escada o candeeiro ou liga manualmente ou fica ligado ao sensor e este gere se liga ou desliga.

    Com dois interruptores lado a lado, é possível ligar e desligar permanente o sistema, quer em manual, quer em automático.

    Qualquer uma destas opções implica cortar o cabo. É possível comprar cabo decorativo na cor pretendida e até interruptores. Pode, por exemplo, implementar isto com interruptores de pé. Tem mesmo que se sentar e ver o que pretende.

    Inspiração


    Apresento-lhe montagens ideais e práticas. Qual é a diferença? A montagem ideal corta a alimentação ao sensor PIR, em vez de cortar só a saída do mesmo, o que lhe dá mais segurança, porque o sensor estará mesmo desenergizado.

    Existem outras formas de fazer isto e até melhor, mas com equipamentos domésticos e com bom aspecto, é mais difícil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, casinhaDaAvo
      Prático.jpg
      2 ideal.jpg
      2 prático.jpg
  17.  # 17

    Faltou uma imagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
      Ideal.jpg
  18.  # 18

    Muito obrigado pela ajuda Caravelle!! 🙂
    Ok, como sou eu a decidir como vai ficar "tecnologicamente" eu vou seguir pela opção de ter 2 interuptores, ou seja, a sua segunda imagem. Vou aproveitar o fio que está e depois como é uma estante, vou meter o sensor na parte de baixo e vou deixar o detetor voltado para cima.
    Neste momento tenho tudo: restos de fio, um interruptor e até os ligadores (wago de 2).
    Vou tentar fazer hoje e dar feedback, mas não vai ser fácil.
  19.  # 19

    Ainda bem que não fiz eu os bonecos, provavelmente não lhe dava essas soluções todas, nem com essa qualidade 😁
 
0.0223 seg. NEW