Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Possuo um terraço que gostaria de o estender de uma forma económica, mas que não comprometa a sua estabilidade estrutural.
    Esse terraço está acima do terreno 2,4m, como tenho muros altos (o meu terreno está abaixo da estrada 1,5m) gostaria de alongar o terraço numa estrutura leve.
    Em anexo deixo 2 desenhos que fiz à mão, não sou o melhor desenhador, mas penso que dá para entender.

    A ideia era obter ideias estruturais para que possa eu fazer isto.
    Na minha cabeça andam ideias do género tubos de 100x50x2mm, ao comprimento e atravessados com afastamento de 60cm.
    Por cima disso é que já reside a grande duvida, não faço ideia que materiais colocar no chão. Placas de madeira, chapa, etc.
    Como chove nesse sítio, madeira não será boa ideia.
    Nesse chão como acabamento, penso em algo tipo DECK, mas está tão caro, que se calhar colocava relva sintética pela facilidade de montagem e pelo aspeto "verde" que dá.

    Os pilares dessa estrutura, bem.... de um lado tinha a ideia de aparafusar à casa e terraço, na zona curva, aparafusar ao muro.

    Que sugerem que dicas construtivas poderiam dar?

    Antecipadamente grato.
      2024-01-16_19h32_18.png
      2024-01-16_19h32_30.png
  2.  # 2

    Boa tarde,
    dê uma vista de olhos neste tópico (relativamente à discussão sobre uma varanda do género):

    https://forumdacasa.com/discussion/92493/2/cobertura-transparente-policarbonato-ou-vidro/

    Pode ser que ajude.
  3.  # 3

    Viva Ruikode,
    Muito obrigado pela ajuda.
    Já deu para tirar ideias, mas infelizmente não muitas, pois no outro projeto temos uma pala e eu procuro uma plataforma/piso onde sobrecargas devem ser consideradas.

    Entretanto veio à cabeça ideias tipo:
    - tubos de 100x50x2mm cruzados com afastamento de 70cm;
    - em cima disso um estrado galvanizado;
    - depois chapa de alumínio de 1,5mm para garantir estanquicidade;
    - depois relva sintética

    Mais ou menos desenhado na imagem abaixo
      Estrutura_Plataforma.png
    • SrR
    • 17 janeiro 2024

     # 4

    Contrate um eng de estruturas
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 5

    Peço desculpa por não ajudar no que pretende, mas creio que essa obra não é coisa que se tente fazer barato, e muito menos em "faça você mesmo". A não ser que seja construtor, claro.

    Isso não é um terraço, mas sim uma varanda, certo? Não sou engenheiro, mas duvido que se consiga fazer isso sem pilares... Esses tubos cruzados não garantem resistencia nenhuma, se não estiverem "assentes"...

    Mas é como já sugeriram, contrate um gabinete/engenheiro. Só assim terá garantias de segurança.

    Boa sorte.
  5.  # 6

    Colocado por: helcasaJá deu para tirar ideias, mas infelizmente não muitas, pois no outro projeto temos uma pala e eu procuro uma plataforma

    O tópico em questão começa por tratar o assunto de uma pala, mas metade do tópico é especificamente sobre uma ideia semelhante à que pretende, uma plataforma para servir de varanda... possivelmente não leu essa parte.

    De qualquer forma, reforço os comentários anteriores, sobre solicitar a ajuda profissional devido à necessidade de serem necessários cálculos de esforço, distribuição de cargas, etc.
  6.  # 7

    Colocado por: helcasaQue sugerem que dicas construtivas poderiam dar?

    Essa consola/ varanda, deve ser devidamente calculada por um eng. de estruturas. Tem de contactar um eng. por forma a este consigo idealizar e calcular uma solução exequível para o local e uso em questão.
 
0.0097 seg. NEW