Recentemente adquiri uma pequena habitação na zona de Aveiro.
Quanto a isolamento, ao limite do meu conhecimento a casa tem: - parede dupla com caixa de ar, isolamento no meio - capoto - placa no telhado (não consigo ver as telhas, tem as vigas e depois devem ter colocado isolamento tmb tal como diz no projeto e taparam com tijolo.)
A casa em si é térrea, tem um sotao em cima. O pé direito da casa é 3 metros, mais outros 3 metros na parte mais alta do sotao. Telhado 4 aguas.
Estava a pensar colocar isolamento na laje do sotão, visto que a casa é muito alta, a ideia era conseguir conservar a temperatura do interior sem muitas perdas.
A minha dúvida prende-se em se deva utilizar XPS ou lã de vidro, qual as espessuras que devo aplicar e tudo mais. Este sotão em si nao é habitavel, tem apenas uma pequena entrada fora da casa, a possibilidade de vir a habitar será neste momento bastante remota, mas nunca se sabe o dia de amanhã.
A entrada para o sotao é numa casa de maquinas perto da garagem, pelo que tenho capacidade para guardar coisas na area por cima da garagem. Ou seja, independentemente de meter XPS ou nao, continuo com espaço para alguma arrumação.
Já pedi orçamentos para um caso ou outro, mas penso que colocar la de vidro seja mais barato. Será mais eficaz ou igualmente eficaz que o XPS? Apenas vale a pena considerar XPS se quiser eventualmente habitar o andar de cima?
Já agora, também me disseram que a lã de vidro com o passar do tempo vai libertanto um po qualquer, ou vai-se desfazendo, e se apanhar agua fica estragada e tem de se substituir. Isto é mesmo assim?