Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    ... Independentemente do mérito do Estudo Prévio do Projecto de Arquitectura, que é um desafio, e se fôr para a frente espero que corra muito bem e sem deturpar demasiado o conceito original.
    Existem vários problemas de fundo, que transparecem nsetas diversas intervenções:

    A falta de background técnico suficiente para se jogar a um projecto desta natureza, sem alguém experiente para orientar e coordenar o Projecto(o objecto é "simples" e pequeno, mas é complexo, e isto é para construir.. não para ficar nos paineis da Universidade).
    Existe Uma total falta de sensibilidade face ao progrma apresentado, versus, orçamento disponível.
    As questões colocadas no forum pelo dono de obra, revelam isso, uma total falta de orientação para a concretização material da obra.

    Quanto às questões do projecto e obra.. estava a dizer que é mais caro, AMBOS.
    Existem poucos eng.ºs que dominem e projectem construções em LSF, idem para empresas de construção.

    Como j cardoso, referiu, O estudo prévio de Arquitectura terá logo à partida que ter um acompanhamento técnico por parte de uma equipa pluridisciplinar... especialmente no caso desta construção não convencional.
    Logo à partida, é MUITO importante definir o tipo de tecnicas construtivas que se irão utilizar. Terão influência na Arquitectura (por exemplo na espessura de paredes - em LSF, possivelmente conseguirá paredes de envolvente exterior com cerca de 15cm), nos requisitos de comportamento térmico e acústico.
    Também não menos importante é a adequação do Projecto, prevendo as condições necessárioas paras infra-estruturas de ARD/ARP e dist. agua (incluindo a integração dos colectores solares para produção de água quente, etc...).
  2.  # 82

    Colocado por: j cardosoBoas

    Resumindo, se pretender orçamentos para construção em BA, LSF, Alvenaria devo ter 3 projectos de estrutura!!

    Para fazer o projecto de estabilidade é necessária a definição prévia de todos os elementos da construção. Para fazer o de comportamento térmico ou o acústico a mesma coisa.
    Sem fazer juízos de valor, acho algo estranho a elaboração de um projecto de arquitectura com essas características sem o acompanhamento de um técnico de estruturas. Se põe a hipótese de ter betão à vista em ambas as faces - interior e exterior - prepare-se para descobrir que isso pode sair muito, mas mesmo muito caro.

    cumps
    José Cardoso


    Penso que isso não está correcto. Projecto de estruturas em Alvenaria? O que é isso? Para fazer o projecto de estruturas seja em alvenaria ou pladur... O sistema LSF realmente não conheço.
    As imagens não dão para visualizar correctamente o objectivo pretendido. Seria uma fundação a meio e duas lajes inclinadas a partir daí? E qual o vão dessas lajes?
  3.  # 83

    Boas

    colocado por joãopedro
    Penso que isso não está correcto. Projecto de estruturas em Alvenaria? O que é isso?

    E quem falou em estrutura de alvenaria? Embora possível em muitos casos não era a isso que me referia neste caso em particular. Aquilo a que me refiro são as cargas introduzidas na estrutura palas paredes - exteriores e interiores- e que são completamente diferentes conforme as paredes sejam e gesso cartonado ou em alvenaria de tijolo. Capisce?

    colocado por Gonçalo
    Epá, não resisto. Este tópico deu-me um deja vu tal que até parecia que estava a ler o tópico sobre o meu projecto, só faltou falar-se em IS no hall, localização de bidés e acessibilidades, de resto é mais do mesmo...

    Não percebi, importa-se de clarificar?

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 84

    Colocado por: j cardosoBoas

    Penso que isso não está correcto. Projecto de estruturas em Alvenaria? O que é isso?

    E quem falou em estrutura de alvenaria? Embora possível em muitos casos não era a isso que me referia neste caso em particular. Aquilo a que me refiro são as cargas introduzidas na estrutura palas paredes - exteriores e interiores- e que são completamente diferentes conforme as paredes sejam e gesso cartonado ou em alvenaria de tijolo. Capisce?

    cumps
    José Cardoso


    Pode-se fazer o dimensionamento sem estar definida a posição das paredes divisórias. São diferentes, mas não é preponderante neste caso. O desafio está claramente na amarração dessas lajes. Aliás o desafio está em perceber esse projecto, os elementos fornecidos são muito escassos/incompletos.
  5.  # 85

    ... até pode haver projecto de Alvenarias(de qualquer maneira, fazendo parte do Projecto de Estabilidade Estrutural).. se for um projecto para ser efectuado em alvenaria resistente, não é o caso ;)
  6.  # 86

    Estamos a falar numa estrutura em parede (betão) com vigas pré-esforçadas, paredes interiores em alvenaria, a casa está enterrada quase em metade, o desafio encontra-se no alçado norte com uma consola de 9 metros e um vão de 12 metros, aliás ao contrário do que se tem falado aqui, existe uma colaboração com um engenheiro (professor no IST), para resolver esta estrutura.

    cumprimentos

    p.s.:diponham
  7.  # 87

    Com uma consola de 9 metros terá com certeza de a laje ser pré-esforçada também. Seria interessante ver esse projecto. Também fotos da fase construtiva.
    Qual é o nome do professor/engenheiro(câmara?)?
  8.  # 88

    Boas

    Pode-se fazer o dimensionamento sem estar definida a posição das paredes divisórias.

    Claro que pode, está até prevista na RSAEEP a sobrecarga a utilizar. O que eu disse e torno a dizer é que as cargas actuantes são diferentes conforme utilize um ou outro tipo de paredes. Assim como a estrutura será absolutamente diferente se usar alvenaria ou se realizar toda a "casca" em betão.

    Estamos a falar numa estrutura em parede (betão) com vigas pré-esforçadas, paredes interiores em alvenaria, a casa está enterrada quase em metade, o desafio encontra-se no alçado norte com uma consola de 9 metros e um vão de 12 metros, aliás ao contrário do que se tem falado aqui, existe uma colaboração com um engenheiro (professor no IST), para resolver esta estrutura.

    Ainda bem que assim é, o contrário seria estranho, mas tem de dizer isso ao tomecordeiro já que as intervenções dele dão a ideia clara que nada disso estava definido. Pode ver que ele ainda considera outras hipóteses em relação às quais pediu até conselhos, certo?

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 89

    Desde já obrigado a todos pelos últimos comentários!

    Creio(para não dizer de certeza) que criei alguma confusão com as minhas ultimas perguntas.
    Todo o projecto que tem vindo a ser desenvolvido baseia-se em estrutura de parede com vigas pré-esforçadas, até aqui eu não tenho duvidas.

    A confusão na minha cabeça, deve-se a excessiva leitura que tenho feito nas ultimas semanas e ao pouco tempo que tenho para assimilar tanta informação. Passo a explicar, ou a tentar explicar:
    Como referi anteriormente a base do projecto sempre foi em paredes de BA, mas depois de tanta leitura começa a surgir na minha cabeça a hipótese de alvenaria e LSF.
    Queria perceber se era possível com o mesmo projecto de estrutura construir a casa (e não a base da mesma) em alvenaria bA ou LSF. Perguntam vocês porque motivo? Porque queria ter a hipótese de pedir 3 tipos de orçamento para a execução da obra, especialmente porque fiquei bastante interessado em LSF.

    Resumindo, da leitura que faço, antes de avançar para o projecto de estrutura isto tem de estar bem definido. (Espero não estar equivocado mais uma vez)

    A todos as minhas desculpas pela confusão criada, mas vocês falam com um leigo, que até à bem pouco tempo pensava que cimento e betão era a mesma coisa. Graças a vocês atrevo-me a dizer que sei a diferença, ou seja, sou um pouco, muito pouco, menos leigo!!
  10.  # 90

    Para esclarecer as suas conclusões e resumir a coisa:
    - Esse projecto não pode ser construido com alvenaria resistente.
    - Esqueça as lajes aligeiradas em vigotas pré-esforçadas.
    - Se houver necessidade de "esforço"... é para "pré-esforço" executado em obra (caro para burro)
    - Em BA, pode ser executado com recurso a paredes resistentes e super-estrutura porticada em BA, incluindo as lajes em BA. as paredes divisíorias podem ser executadas tanto em alvenaria, como em solução de gesso cartonado.
    - Em LSF, fundações em BA, superestrutura em LSF, paredes divisórias em solução de gesso cartonado.

    Concluindo,
    Para o tipo de objecto, para o orçamento disponível.. só vejo mesmo a opção em LSF (que também não será barata)
  11.  # 91

    Olá a todos.

    Após alguns dias de pausa para algumas reflexões.....

    Segue planta para criticas/ajudas!!!

    Desde já o meu obrigado!!
  12.  # 92

    Veja a parte das desobstruções das portas, espaço com diâmetro de 1,5m de diâmetro junto à porta de entrada, espaço entre bancadas e também diâmetro de 1,5m na cozinha. Tenho dúvidas se não se tornará cansativa uma casa com tanto degrau, mas sempre poupa no Holmes Place
  13.  # 93

    Ir da Sala ao WC vai ser uma loucura, se fizer uns jantares regados com os amigos..... :|
  14.  # 94

    Colocado por: AugstHillVeja a parte das desobstruções das portas, espaço com diâmetro de 1,5m de diâmetro junto à porta de entrada, espaço entre bancadas e também diâmetro de 1,5m na cozinha. Tenho dúvidas se não se tornará cansativa uma casa com tanto degrau, mas sempre poupa no Holmes Place


    Tomei nota. Irei verificar esta situação. Obrigado
  15.  # 95

    Colocado por: AdrianoPIr da Sala ao WC vai ser uma loucura, se fizer uns jantares regados com os amigos..... :|



    O que me preocupa neste caso é o stock de bebidas... é que a malta vai ao WC e depois no regresso vem com mais sede!!!!
  16.  # 96

    Tomé, as divisões vão ter diferentes alturas no pé direito?
  17.  # 97

    Colocado por: AdrianoPTomé, as divisões vão ter diferentes alturas no pé direito?


    Sim, confirmo. No entanto ainda não estou em condições de disponibilizar as mesmas nas diferentes divisões.

    Assim que possível irei colocar aqui!
  18.  # 98

    Colocado por: tomecordeiro
    Colocado por: AdrianoPTomé, as divisões vão ter diferentes alturas no pé direito?


    Sim, confirmo. No entanto ainda não estou em condições de disponibilizar as mesmas nas diferentes divisões.

    Assim que possível irei colocar aqui!


    Gosto muito de casas térreas com degraus. A sua não vai ficar nada monótona.
  19.  # 99

    Colocado por: ruimacEstamos a falar numa estrutura em parede (betão) com vigas pré-esforçadas, paredes interiores em alvenaria, a casa está enterrada quase em metade, o desafio encontra-se no alçado norte com uma consola de 9 metros e um vão de 12 metros, aliás ao contrário do que se tem falado aqui, existe uma colaboração com um engenheiro (professor no IST), para resolver esta estrutura.



    Se bem percebi a planta...
    A entrada é "pelo meio" da zona dos quartos?
    Entre a cozinha e a sala de jantar é uma espécie de jardim? ou pelo menos espaço aberto?
    Muitos degraus... mesmo muitos...

    Sinceramente, parece-me um trabalho de fim de curso, só que neste caso alguém vai pagar, não tem mal, desde que não tenha ilusões.
    Pode multiplicar o orçamento por 2. Para construir isto, com uns acabamentos simpáticos... 300.000€
  20.  # 100

    Para uma melhor apreciação não faria mal ter as cotas.
 
0.0301 seg. NEW