Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um proprietário no meu prédio com uma fuga de água. Consigo ouvir água a pingar na conduta geral de água 24/7. Existe forma de obrigar este proprietário a reparar (sou administradora interna), até porque a conduta já é antiga e precisa de preservação?

    Sei que a fuga de água vem desta fração pois fechei o abastecimento uma destas últimas noites para confirmar (sensivelmente 1 hora) - poderia ser penalizado por este comportamento?
  2.  # 2

    Obrigada pela vossa atenção.
    • size
    • 17 janeiro 2024

     # 3

    Mas é água a pingar no interior da conduta, ou é infiltração para as paredes ?

    Claro, que esse proprietário tem a obrigação de proceder à reparação, caso esteja a provocar danos, quer no prédio/áreas comuns, quer nas frações vizinhas.
    Se não o fizer livremente, há que recorrer ao Julgados de Paz, caso existam no seu concelho
  3.  # 4

    Atualmente pinga dentro da conduta mas já pingou por fora (fizeram reparação paliativa entretanto). É proibido de alguma maneira ter fechado o abastecimento de água para comprovar a origem da fuga?
    • size
    • 18 janeiro 2024

     # 5

    Colocado por: SofiaCaladoAtualmente pinga dentro da conduta mas já pingou por fora (fizeram reparação paliativa entretanto). É proibido de alguma maneira ter fechado o abastecimento de água para comprovar a origem da fuga?


    Pode explicar a origem (Canalização/torneiras) e como é que essa fuga de água do seu vizinho está encaminhada para o interior da conduta de esgotos ?
  4.  # 6

    Essa é a parte que eu não sei. Sei que vem da casa dele porque quando fecho a torneira do abastecimento de água proveniente de casa dele (a casa dos contadores está no RC), a água deixa de correr.
  5.  # 7

    Colocado por: SofiaCaladoEssa é a parte que eu não sei. Sei que vem da casa dele porque quando fecho a torneira do abastecimento de água proveniente de casa dele (a casa dos contadores está no RC), a água deixa de correr.


    Ou seja, se o vizinho tiver uma torneira a pingar para o lava-loiça e o escoamento do lava-loiça pingar para a conduta você está a reclamar mesmo de quê?
    Existe algum dano?

    É só um exemplo.

    Não tarda ninguém dorme nesse prédio, andam a noite toda a fechar a água uns aos outros.
  6.  # 8

    Colocado por: SofiaCalado É proibido de alguma maneira ter fechado o abastecimento de água para comprovar a origem da fuga?


    Obviamente que é.

    É crime.

    "Artigo 277.º – Infracção de regras de construção, dano em instalações e perturbação de serviços
    1 - Quem:
    a) ...;
    b) ...;
    c) Destruir, danificar ou tornar não utilizável, total ou parcialmente, instalação para aproveitamento, produção, armazenamento, condução ou distribuição de água, óleo, gasolina, calor, electricidade, gás ou energia nuclear, ou para protecção contra forças da natureza; ou
    d) Impedir ou perturbar a exploração de serviços de comunicações ou de fornecimento ao público de água, luz, energia ou calor, subtraindo ou desviando, destruindo, danificando ou tornando não utilizável, total ou parcialmente, coisa ou energia que serve tais serviços;
    e criar deste modo perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão de um a oito anos."

    Além de que não comprovou nada... para comprovar seja o que for há pessoas habilitadas.
    Se calhar só comprovou que o seu vizinho tem um vaso de salsa com sistema de rega gota-a-gota.
    • size
    • 20 janeiro 2024

     # 9

    Colocado por: SofiaCaladoEssa é a parte que eu não sei. Sei que vem da casa dele porque quando fecho a torneira do abastecimento de água proveniente de casa dele (a casa dos contadores está no RC), a água deixa de correr.


    Verifica isso, porque os ponteiros do contador deixam de funcionar, ou é pelo som ?
    Mas, se a água está, interruptamente, a correr para a conduta de esgotos, PROBLEMA DELE.
 
0.0156 seg. NEW