Iniciar sessão ou registar-se
    • Jesc
    • 18 janeiro 2024

# 1

Bom dia

Gostaria de uma informação
    Comprei uma casa antiga, como é nosso primeiro inverno aqui, descobri que a casa tem muita humidade, a água cai pelas paredes, mesmo em dias que não chove, principalmente quando não chove!
    Penso que a humidade ou vem do telhado ou vem do subsolo!
    Será que alguém me pode ajudar, com opiniões
    Devo isolar a casa por fora ou por dentro!
    Estou num dilema, pois não quero gastar mais dinheiro, e não resolver o problema grave que a casa tem!
    Desde já o meu obrigado
  1.  # 2

tem de meter mais informação...
    tipo de pavimento
    tipo de paredes
    tectos
    janelas
    meta fotos
    o que tem para ventilar a casa?...

embora ache que isso deve ser analisado no local
  2.  # 3

Colocado por: JescComprei uma casa antiga

Colocado por: Jescprincipalmente quando não chove!
    aposto que tem cimento nas paredes.
    Concordam com este comentário: callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jesc
  3.  # 4

Colocado por: Jescescobri que a casa tem muita humidade, a água cai pelas paredes, mesmo em dias que não chove, principalmente quando não chove!
    Penso que a humidade ou vem do telhado ou vem do subsolo!

sem ver melhor, mas se a agua cai pelas paredes, quando não está a chover só pode ser falta de ventilação e tem ai um grande problema de condensação.

dantes a condensação era menor, porque ninguem tinha dinheiro para aquecer as casas convenientemente e as portas/janelas eram menos estanques facilitando a dita ventilação.

agora as pessoas tem mais capacidade financeira, acabam por aquecer a casa e é a desgraça, porque o ar quente ao bater nas paredes frias acaba por criar essas condensações.
  4.  # 5

Colocado por: pauloagsantosdantes a condensação era menor, porque
    .. as argamassas usadas eram mais apropriadas que as argamassas de cimento e as paredes respiravam
  5.  # 6

Esse tipo de intervenção nunca é barata.
    Deve consultar um engenheiro ou arquiteto que perceba do assunto.
    Poderá ter de equacionar a ventilação.
    Não adianta isolar se depois não ventilar ou arejar a casa, nem que seja abrir as janelas durante o dia.
    • Zarb
    • 19 janeiro 2024

# 7

O que eu acho piada é as casas terem certificado energético...😁

Será que as perdas de calor estudadas no âmbito do certificado incluem abrir as janelas em Janeiro?

É que compramos janelas xpto e revestimentos de capoto e afins para manter a casa quente mas... Espera, as 8 da manhã ou 8 da noite temos de ventilar a casa. Uma casa com boa classificação no certificado mantém o calor para depois termos de abrir as janelas e deixar entrar os 4 graus lá de fora, porque a casa está bem isolada... 😁 😁 😁

Enfim, a VMC resolve. Agora é que é
    😂😂
  6.  # 8

Se tiver boa inércia térmica, acredito que o ventilar alguns minutos por dia não altere muito a temperatura da casa.
    Concordam com este comentário: Peper87
  7.  # 9

Eu também tinha muita condensação na minha casa.
    Não sei se antes de comprar era assim porque eu comprei e instalei janelas e portas novas, deixou de haver a ventilação que tinha antes com janelas de madeira e portas de ferro.
    Como a casa também era bastante fria no inverno instalei uma salamandra.
    Desde que instalei a salamandra o problema ficou quase resolvido.
    Nunca mais tive água a escorrer pelas paredes e vidros.
    Ainda aparece alguma condensação nos tetos, mas é porque ainda não isolei a laje e é muito menor que antes.
    • Jesc
    • 26 janeiro 2024

# 10

Casa tem 50 anos
    Localização Alentejo
    Janelas e portas novas
    Chão flutuante
    Ao lado um casa velha e abandonada
    Será possível que se eu isolar a casa por fora, o problema fica resolvido em parte?
  8.  # 11

Quando não chove mas que está frio e húmido lá fora e liga aquecedores ou AC lá dentro certo?
    Concordam com este comentário: Jesc

0.0161 seg. NEW