Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    A minha casa foi construída em 2 fases, R/C em adobe e no primeiro piso é tijolo antigo.
    Tenho tentado pesquisar sobre isolamento que seja compatível com o adobe, mas não consigo chegar a nenhuma conclusão. Já me falaram em cortiça, cânhamo, etics. Não sou grande fã de etics até porque para a zona em que é adobe até é capaz de dar sarilho a longo prazo por falta de permeabilidade.
    A primeira ideia era rede e reboco, será que posso aplicar o cânhamo ou a cortiça na argamassa exterior e usar etic no interior apenas na parede norte do 1°piso e na parede que dá para uma ruela que não apanha sol? Ou já estou a inventar?

    O que é que existe por aí que faça sentido tanto para tijolo como para adobe?
    Obrigada!!
      Screenshot_2024-01-19-17-47-15-627.jpg
  2.  # 2

    que projeto interessante, pode por mais fotos?
  3.  # 3

    No tijolo pode fazer ITICS com lã mineral e gesso cartonado.e esquema de reboco térmico tipo boramit pelo exterior
    No ADOBE,
    poderá proceder ao uso de um esquema de reboco térmico pelo interior e exterior,

    Essa alvenaria de tijolo deve ser rebocada, pois é importante no desempenho estrutural da mesma.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNo tijolo pode fazer ITICS com lã mineral e gesso cartonado.e esquema de reboco térmico tipo boramit pelo exterior
    No ADOBE,
    poderá proceder ao uso de um esquema de reboco térmico pelo interior e exterior,

    Essa alvenaria de tijolo deve ser rebocada, pois é importante no desempenho estrutural da mesma.


    Obrigada!!
    O meu problema com o exterior é que, as mesmas paredes, em cima são tijolo e em baixo são adobe, tenho que usar o mesmo método de cima abaixo. O mesmo acontece no interior com algumas paredes. É isso que me está a deixar confusa. O que posso usar que seja eficiente em ambos os materiais. Não sei se me expliquei bem 😬
  5.  # 5

    Colocado por: marizeque projeto interessante, pode por mais fotos?


    Olá! Claro! Não tenho muitas fotos de onde estou a escrever, mas quando puder vou ao telefone e mostro. Tenho muito gosto em mostrar. Em todo o caso, se procurar pelo meu nickname em algumas redes, encontra o último ano de aventura com esta casa 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaO meu problema com o exterior é que, as mesmas paredes, em cima são tijolo e em baixo são adobe, tenho que usar o mesmo método de cima abaixo

    Leia lá outra vez o que eu escrevi .
  7.  # 7

    Fale com a arquiteta Ana Antunes: https://www.facebook.com/anaperdigao.arq/
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Leia lá outra vez o que eu escrevi .


    Ai Pedro, se calhar não percebi mesmo 🙈.
    Tijolo: lá mineral, gesso cartonado e reboco térmico por fora.
    No adobe reboco térmico dentro e fora. É isso não é?
    Mas como compensar a diferença de espessura? O reboco dá para compensar a espessura do isolamento da parte em tijolo? Por exemplo, No piso de cima, por dentro tenho 40cm de adobe e depois passa a tijolo e por fora, são 3 empenas assim também, a partir de 40cm a partir do piso passa a tijolo. A 4 empena é tijolo.
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaFale com a arquiteta Ana Antunes:https://www.facebook.com/anaperdigao.arq/


    Obrigada Nuno.
  10.  # 10

    Colocado por: NaoéVelha_éAntigaMas como compensar a diferença de espessura? O reboco dá para compensar a espessura do isolamento da parte em tijolo? Por exemplo, No piso de cima, por dentro tenho 40cm de adobe e depois passa a tijolo e por fora, são 3 empenas assim também, a partir de 40cm a partir do piso passa a tijolo. A 4 empena é tijolo.

    Por dentro, pensava que um piso é uma coisa e no outro é outra.

    Pode também fazer de outra forma, no exterior reboco À BASE DE CAL, PELO INTERIOR FORRA TUDO COM GESSO CARTONADO E O ISOLAMENTO EM LA MINERAL... COMPENSA COM MAIS OU MENOS ISOLAMENTO.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Por dentro, pensava que um piso é uma coisa e no outro é outra.

    Pode também fazer de outra forma, no exterior reboco À BASE DE CAL, PELO INTERIOR FORRA TUDO COM GESSO CARTONADO E O ISOLAMENTO EM LA MINERAL... COMPENSA COM MAIS OU MENOS ISOLAMENTO.


    Ok. E assim o adobe consegue respirar por fora para podermos isolar melhor por dentro, é isso? Faz muito sentido!!!
 
0.0162 seg. NEW