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  1.  # 1

    Bom dia,

    Agradeço desde já a vossa ajuda e comentários.

    Tenho uma Peugeot 508 SW 2.0 HDI 150 CV 2017 à cerca de 2 anos e até outubro do ano passado não tinha tido qualquer problema.

    Em final de setembro/inicio de outubro do ano passado, apareceu na minha Peugeot um erro no painel e acedeu a luz da Ureia (e ao fim de alguns Kms a do motor). Levei o carro à oficina multimarca que normalmente frequento e informaram-me que era o depósito ad-blue. Deram-me duas opções: Trocá-lo (1500 Eur ) ou anulá-lo ( 250 Eur). Após me informar com alguns amigos/colegas e outra malta com conhecimento de mecânica decidi anulá-lo. Até porque quem faz este tipo de trabalho para esta oficina trabalha para a Peugeot.

    O carro andou bem durante mais um mês e meio.

    Numa viagem mais longa apareceu-me um erro " risco de colmatagem filtro de particulas" mas acelerei, fiz mais 1h de viagem a rpm mais altas e nunca mais apareceu esse erro.


    A meio de novembro, deu-me outro erro: “Defeito no motor: Solicite a reparação do veiculo” e passado alguns kms entra em modo de segurança. Levei à oficina multimarca e o erro que dava era “óleo contaminado”. Achei estranho porque tinha feito a revisão em março e tinha 6000 Km andados. Substitui o óleo e o filtro de óleo, apagaram o erro e ficou ok.

    1 semana depois (+/- 250 Km) aparece o mesmo erro: “Defeito no motor: Solicite a reparação do veiculo”. Aqui comecei a notar que às vezes, a ventoinha disparava e o star-stop só funciona a baixas temperaturas. Quando o carro aquece deixa de funcionar. Fui novamente à oficina, colocaram na máquina e deu o mesmo erro: “óleo contaminado”. Verificámos que o nível do óleo estava acima do máximo. Após 2 dias de testes e leituras no computador, o meu mecânico sugeriu que o levasse à Peugeot para um diagnóstico mais incisivo e falámos com o rapaz que anulou o ad-blue, uma vez que tem conhecimento do que se passa com o carro.

    Na Peugeot, acompanhado por esse rapaz, começaram por indicar que podia ser dos injetores ( bicos demasiado abertos que expele mais gásoleo e que acaba por ir para o óleo. No entanto o carro não tem sintomas disso, não faz fumo nenhum, escape limpo e nem tem trabalhar estranho). Depois viram filtro de partículas (indicaram que poderia abortar as regenerações e o combustível descia para o cárter pelos segmentos mas após verificação na plataforma indicaram que estava tudo OK com as regenerações e que estava tudo OK com a capacidade do filtro). No fim, não assumiram nenhuma conclusão e esse rapaz informou-me que único dado que está lá alterado/diferente do que devia estar é na viscosidade do óleo ( a escala vai de 0 a 10 ele devia estar com 0/1 e mesmo após trocar já está com 10).

    A melhor opção que me deram foi na bomba de alta pressão que podia estar com fuga e a perder combustível diretamente para o cárter. Como o orçamento foi avultado, paguei o diagnóstico e retirei o carro da Peugeot e optei por fazer o trabalho cá fora. O mecânico desmontou a bomba de alta pressão, testou-a e verificou que estava tudo OK. Não perde gásoleo. Ou seja, foi em vão a ida à Peugeot.

    O meu mecânico andou a informar-se e a falar com esse rapaz da Peugeot, começámos a fazer alguns despistes.

    Substitui novamente o óleo e o filtro de óleo.

    Trocámos a resitência do radiador ( poderia estar com problemas e a dar o erro que faz a ventoinha arrancar). Trocámos e nada, o erro continua lá.

    Depois trocámos o sensor de viscosidade do óleo ( o tal que já dá a leitura de 10). Trocámos e nada, o erro continua lá.

    Testámos os Injetores e está tudo ok

    Informo também que cada vez que trocamos alguma peça o rapaz da Peugeot vai lá e força a regeneração do filtro de particulas e o carro faz um arranque de 10/15 segundos e vai abaixo.

    Outras opções que vou mandar verificar:

    Filtro de pariculas – Terá a abortar as regenerações? O rapaz da Peugeot diz ele aborta porque tem lá o erro e não ao contrário, ou seja, quando puxa o óleo e o gásoleo para a regeneração aborta porque faz a leitura do óleo está contaminado

    Térmostáto – ??

    O estranho nisto tudo é que o carro quando eu o ligo não tenho lá o erro. Anda bem, desenvolve, parece tudo normal. Só ao fim de alguns minutos a andar é que o erro aparece. E após mudar o óleo ainda faz uns 250 KM até aparecer novamente o erro.

    Após estes meses de problemas o que me parece é que quando mudo o óleo consigo fazer esses 250 KM até o carro precisar de fazer uma leitura qualquer e vê que o óleo está contaminado e entra em modo segurança e ninguém me consegue dizer o que o carro tem. Será injetores? Será filtro de particulas? Será algum sensor que está a fazer leituras erradas?

    Será também que ficou alguma programação mal feita quando anulei o ad-blue?

    Realmento eu gosto do carro, do conforto, da condução, desenvolve bem mas começo sériamente a pensar em trocar de carro e a riscar a Peugeot da minha lista (é o 2º que tenho e também tive problemas com o anterior).

    Alguém me ajuda a sair deste filme?
  2.  # 2

    Eu nao sou mecanico, mas se anulou o adblue que serve para limpar o filtro de particulas, nao deveria ter anulado o filtro particulas tambem?
    Concordam com este comentário: NTORION
  3.  # 3

    Colocado por: SirruperEu nao sou mecanico, mas se anulou o adblue que serve para limpar o filtro de particulas, nao deveria ter anulado o filtro particulas tambem?
    Concordam com este comentário:NTORION

    Tb n percebi essa parte, nem a do adblue custar 1500€.

    Não foi o Hal que no verão teve problema idêntico? E mesmo assim em franca o orçamento era de 300€ e tal!?

    Eu optei por anular (PQ na 1a oficina puseram o adblue mas n informaram o carro dessa reposição), mas o filtro já estava no lixo, veio tudo fora e ainda foi reprogramado
  4.  # 4

    Colocado por: NTORIONE mesmo assim em franca o orçamento era de 300€ e tal!?
    o meu é o modelo anterior, que funciona com o eolys. E sim, acho que na altura nem cheguei a pagar os 300 euros para o carregar.
  5.  # 5

    Colocado por: SirruperEu nao sou mecanico, mas se anulou o adblue que serve para limpar o filtro de particulas, nao deveria ter anulado o filtro particulas tambem?
    Concordam com este comentário:NTORION
  6.  # 6

    A viatura tem filtro de partículas (com eolys) e depósito ad-blue. O que me informaram foi que o depósito de ad-blue injeta no filtro para promover as reacções quimicas e eliminar o NOx. Pelo que me informei com outras pessoas que fizeram o mesmo, o filtro de partículas nao foi anulado.
  7.  # 7

    Colocado por: NTORION
    Tb n percebi essa parte, nem a do adblue custar 1500€.

    Não foi o Hal que no verão teve problema idêntico? E mesmo assim em franca o orçamento era de 300€ e tal!?

    Eu optei por anular (PQ na 1a oficina puseram o adblue mas n informaram o carro dessa reposição), mas o filtro já estava no lixo, veio tudo fora e ainda foi reprogramado
  8.  # 8

    1500 euros deposito de ad blue novo e montagem.
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000o meu é o modelo anterior, que funciona com o eolys. E sim, acho que na altura nem cheguei a pagar os 300 euros para o carregar.
  10.  # 10

    O depósito do eolys ( esta mais ao menos a meio do carro perto da roda traseira lado do condutor) ja o carreguei e paguei 250 eur. E deram essa informação quando o recarregaram
  11.  # 11

    https://youtu.be/qIAT5DjmqVA?si=e8Fnn76O46e7bU2-

    A partir do minuto 18:45.

    Uns belos cancros de motor…
  12.  # 12

    Nas carrinhas 308 sw tmb acontece?
  13.  # 13

    Colocado por: spvaleNas carrinhas 308 sw tmb acontece?


    Não sei
 
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