Iniciar sessão ou registar-se
    • jcastro
    • 20 fevereiro 2010 editado

     # 1

    bom dia,
    estou a construir uma habitação ,no pavimento apliquei piso radiante hidráulico e a para pavimento estou a pensar colocar réguas coladas compostas com 4mm de madeira nobre de sucupira 6mm de contraplacado mais 4 mm de cortiça ,tudo prensado e a minha dúvida é qual é a cola que devo utilizar para fazer a colagem se devo ligar o piso radiante antes de colar a madeira se não o fizer e depois de ligar o piso quais vão ser as consequencias se a madeira vai mingar qual deve ser a temperatura ,etc.

    jcastro
  1.  # 2

    Colocado por: jcastropara pavimento estou a pensar colocar réguas coladas compostas com 4mm de madeira nobre de sucupira 6mm de contraplacado mais 4 mm de cortiça

    Esse tipo de madeira é o (dos) mais indicado, mas SEM a cortiça!
    A cortiça é muito isolante, que é coisa que não se quer num piso radiante... (já basta a madeira em si!)
  2.  # 3

    boa tarde ,

    a opinião que me deu o fabricante é que devo ligar o piso radiante na temperatura máxima durante uma semana com a madeira no seu interior para absorver todas as húmidades da betonilha e a madeira se ambientar depois manter o piso ligado a baixa temperatura e fazer a colagem e o resultado final será óptimo , mas o problema é complicado criar essa condições , ter a caldeira ligada etc.
  3.  # 4

    jcastro # 1citar
    boa tarde ,

    a opinião que me deu o fabricante é que devo ligar o piso radiante na temperatura máxima durante uma semana com a madeira no seu interior para absorver todas as humidades da betonilha e a madeira se ambientar depois manter o piso ligado a baixa temperatura e fazer a colagem e o resultado final será óptimo , mas o problema é complicado criar essa condições , ter a caldeira ligada etc.


    diga ao seu fabricante que não lhe está a dar um bom conselho. ou então você percebeu mal. pois quando diz que a madeira é que tem de absorver a humidade para ter uma bom comportamento final é incompreensível.

    Eu, não o aconselho a aplicar essa madeira uma vez que a condutibilidade térmica da cortiça é muito reduzida, a não ser que na colocação do isolamento em vez de usar os vulgares 20mm de EPS faca uso de um isolamento XPS de no mínimo 40mm de espessura mais uma película refletivel de 5mm . Assim estará a criar uma forte barreira na condutibilidade descendente ao sistema radiante face às caracteristicas e complexidade do material que pretende colocar em sua casa.


    cumprimentos.
  4.  # 5

    boa noite caro ricardo.mrd,

    acho que me expliquei mal ,quando escrevi em absorver as húmidades da betonilha estava a referir-me ao piso radiante ligado e não á madeira ,o objectivo da presença da madeira no interior da casa durante esse processo é a madeira ambientar-se á temperatura que vai existir no interior da casa para depois de aplicada não ter variações muito acentuadas ,mas mesmo assim tenho dúvidas que a madeira não vá abrir juntas quando o piso estiver ligado ou crescer quando estiver desligado ,ou quais serão as consequências se não ligar o piso radiante com antecedência , no entanto gostaria que a discussão fosse alargada a mais participantes e ver opiniões de pessoas com experiência.
    obrigado
  5.  # 6

    Viva Sr.Castro

    O problema em causa não serão " o abrir juntas na madeira", uma vez que existirá uma folga na aplicação da madeira junto ás zonas de dilatação( em media 10mm em cada extremo), o grande problema em questão está na eficiência do sistema , uma vez que irá usar um material que estará a criar uma forte barreira na condutibilidade térmica da radiação do piso radiante, o grande problema está mesmo na escolha da madeira que fez.

    Caso o queira mesmo colocar, no mínimo siga o concelho que lhe dei, caso contrário opte por outro material ... é apenas um conselho...

    cumprimentos
 
0.0137 seg. NEW