Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Comprei um terreno em Junho 2023 de com cerca de 10m de frente e 60m de profundidade, submeti o projecto à Gaiurb em Julho e no inicio de Agosto submeti uns documentos que estavam em falta... Desde então ainda não tive qualquer feedback.

    O terreno tem uma ligeira inclinação, o suficiente para termos a garagem ao nível da estrada e a parte principal da casa num piso só (alinhado com o jardim / anexos). No piso superior teremos apenas o escritorio:
    - piso 0: garagem e hall de entrada + jardim de interior
    - piso 1: quartos / open-space cozinha+sala
    - piso 2: escritório

    Seguem as plantas:

    Gostaria de ter as vossas opiniões sobre a minha planta e algumas dicas ou pontos sobre os quais devo ter especial cuidado.
      arq planta piso 2.png
      arq planta piso 1.png
      arq planta piso 0.png
  2.  # 2

    Adiciono aqui duas imagens do alçado que ajudam a perceber melhor as plantas:
      arq alcado norte.png
      arq alcado nascente.png
  3.  # 3

    Eu acho todo este nó das escadas, circulação, Is de serviço e area compartilhada dos quartos e a respectiva IS muito pouco pratica/ devassada e complicada...
    Umas janelas nas IS, era uma mais valia!

    Esta planta de piso tem as escadas mal representadas, parece que só partem para o piso de cima, mas não é verdade. Recebem também o lanço do piso debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorisVoltaren
      arq planta piso 1_.png
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasEu acho todo este nó das escadas, circulação, Is de serviço e area compartilhada dos quartos e a respectiva IS muito pouco pratica/ devassada e complicada...
    Umas janelas nas IS, era uma mais valia!

    Esta planta de piso tem as escadas mal representadas, parece que só partem para o piso de cima, mas não é verdade. Recebem também o lanço do piso debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorisVoltaren
      arq planta piso 1_.png


    Pois, compreendo.

    Cheguei a referir a parte da janela no quarto de banho dos quartos, mas o problema era com a estética exterior. Mas vou voltar a falar com o arquiteto para procurar alternativas.

    Em relação ao posicionamento do quarto de banho de serviço, tem sido uma dificuldade que temos tido... Já o mudamos de sítio umas poucas de vezes.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEu acho todo este nó das escadas, circulação, Is de serviço e area compartilhada dos quartos e a respectiva IS muito pouco pratica/ devassada e complicada...
    Umas janelas nas IS, era uma mais valia!

    Esta planta de piso tem as escadas mal representadas, parece que só partem para o piso de cima, mas não é verdade. Recebem também o lanço do piso debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorisVoltaren
      arq planta piso 1_.png


    Em relação às escadas fica aqui um render algo desatualizado.

    Na planta a parte que tem um X significa que aquela zona vai ter o tecto "aberto" ate ao piso de cima e isso não está atualizado no render.

    As escadas terao algum tipo de proteção, provavelmente em vidro.
      Render 9A.png
  6.  # 6

    Essa imagem . Mas alguém vai mesmo usar esse canto para ler ?
    E o desconforto e a corrente de ar do vazado para o piso debaixo.

    Racionalize. Não se deixe influenciar demasiado pelos 3d. Essa imagem foi fabricada para dar cobertura a uma resolução de espaço que considero deficiente.

    O projecto na sua globalidade está interessante. Mas parece me confuso e por resolver toda aquela área que indiquei.
  7.  # 7

    Colocado por: BorisVoltarenCheguei a referir a parte da janela no quarto de banho dos quartos, mas o problema era com a estética exterior.


    Não vejo qual seja o problema ...
      arq alcado nascente2.png
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não vejo qual seja o problema ...
      arq alcado nascente2.png


    Ali no espaço entre as janelas dos quartos tinha um painel que tinhamos gostado de ver. Mas vamos pedir ao arquiteto alternativas com janela!
      Render 5B.png
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasEssa imagem . Mas alguém vai mesmo usar esse canto para ler ?
    E o desconforto e a corrente de ar do vazado para o piso debaixo.

    Racionalize. Não se deixe influenciar demasiado pelos 3d. Essa imagem foi fabricada para dar cobertura a uma resolução de espaço que considero deficiente.

    O projecto na sua globalidade está interessante. Mas parece me confuso e por resolver toda aquela área que indiquei.


    Por acaso é algo que devemos vir a usar mesmo, vamos tentar ver com o arquiteto a seguinte possibilidade:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      arq planta 1 modificação.png
  10.  # 10

    veja la...
    Concordam com este comentário: Masterful
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorisVoltaren
      Captura de ecrã 2024-01-20 15105_7.png
  11.  # 11

    Colocado por: BorisVoltarenvamos tentar ver com o arquiteto a seguinte possibilidade:

    Not good.. muito devassado face a sala. não acha?
  12.  # 12

    assim:
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorisVoltaren
      arq planta piso _1.png
  13.  # 13

    Boris…
    O “voltaren” é para se preparar para quando vierem os orçamentos? :) teve de ser…

    Eu não desgosto. Está casa de revista.
    Com materiais nobres isso tem potencial à bruta apesar de não saber a envolvente e vistas…
    E siga aquela pequena resolução do Pedro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorisVoltaren
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradasassim:
      arq planta piso _1.png


    Gosto do facto da entrada para o WC não ser numa porta virada para a sala e gosto do facto de dar alguma divisão entre o corredor e a sala sem afunilar demasiado. Mas, o único problema, é a entrada passar a ser diretamente para a cozinha e não para uma zona de estar. Segue em anexo uma foto do render que mostra melhor o que quero dizer.

    PS: isto será uma entrada mais usada para visitas. No dia-a-dia iremos entrar pela garagem ou pelo hall que terá no piso zero junto à garagem.
      Render 9B.png
  15.  # 15

    Colocado por: gil.alvesBoris…
    O “voltaren” é para se preparar para quando vierem os orçamentos? :) teve de ser…

    Eu não desgosto. Está casa de revista.
    Com materiais nobres isso tem potencial à bruta apesar de não saber a envolvente e vistas…
    E siga aquela pequena resolução do Pedro!
    Concordam com este comentário:BorisVoltaren
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BorisVoltaren


    Ahah espero não ter muitas surpresas! Estou a contar com um máximo de 430k, mas adorava conseguir ficar pelos 350k.

    Para já o voltaren tem sido preciso para lidar com a Gaiurb e com a conservatória... Já lá vao 7 meses da escritura e a certidao permanente ainda não está em meu nome. Já lá vao 7 meses da submissao do projecto de arquitetura e ainda nao tenho qq resposta da gaiurb.
  16.  # 16

    Colocado por: BorisVoltarenEstou a contar com um máximo de 430k, mas adorava conseguir ficar pelos 350k.



    430 000€ +IVA Talvez se não se esticar em materiais e mesmo assim… desconfio! Muito!

    350 000€ ou 430 000€ com IVA incluido? Esqueça!
    Repense muita coisa!
  17.  # 17

    Bem para tanta área disponivel está bom
    a ultima sugestão do Pedro para a wc parece-me a mais equilibrada.
    eu preferia na wc entre os quartos "roubar" um pouco a cada um e ter ali pelo menos 1.4 de largura
    não vejo muito necessidade da claraboia por cima da zona de leitura uma vez que já existe o vazado que abrange todos os pisos
    Em relação ao problema estetico no alçado de ter uma janela de wc, é simples basta fazer uma janela como der jeito ( mais estreita, mais larga etc..) e meter um ripado por fora.
    não sei como vai ser mas parece-me que essa casa para ter a qualidade final que se evidencia, será sempre para meio milhão no minimo-
    boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BorisVoltaren
  18.  # 18

    Colocado por: gil.alves


    430 000€ +IVA Talvez se não se esticar em materiais e mesmo assim… desconfio! Muito!

    350 000€ ou 430 000€ com IVA incluido? Esqueça!
    Repense muita coisa!



    Já tenho o documento da construção ser em zona ARU para conseguir ter o IVA a 6%, vou ver se arranjo um construtror que faça os 6% tanto em mão de obra como nos materiais (o arquiteto diz que um dos construtores que pode recomendar que o custuma fazer).


    As minhas contas de quem percebe mt pouco da coisa foram:

    Area Total: 331.57m2
    Custo area baixo custo: 83.16m2 * €900 = €75k (garagem, lavandaria, arrumos, anexo)
    Custo area alto custo: 248,41m2 * €1 200 = €300k
    Custo piscina + muros = €30k
    Total sem IVA = €405k
    Total com IVA a 6% = €430k

    São valores desajustados com a realidade atual? Em qual das partes estarei a ser demasiado inocente?

    PS: nestes valores por "m2" tb estava a incluir coisas como bombas de calor, equipamento de cozinha, piso radiante, etc. etc.... Agora que escrevo este PS penso que secalhar seja aqui que esteja a ser inocente!
  19.  # 19

    Na zona ARU a taxa de 6 % não é só para reconstrução de casas com mais de 30 anos??
    Pelo menos no meu concelho acho que é assim
  20.  # 20

    Colocado por: Dias12Na zona ARU a taxa de 6 % não é só para reconstrução de casas com mais de 30 anos??
    Pelo menos no meu concelho acho que é assim



    Querem que agora passe a ser definitivamente apenas para reconstrução, mas quem já tiver o projecto em curso ainda poderá beneficiar disso, mesmo sendo construção nova.


    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2023/04/19/57549-projetos-de-construcao-nova-em-andamento-continuam-a-ter-iva-a-6

    o Governo decidiu salvaguardar os projetos já em curso, mantendo a possibilidade de terem IVA a 6% se forem localizados em áreas de reabilitação urbana ainda que sejam de construção nova, algo que não acontecerá de futuro.
 
0.0223 seg. NEW