Colocado por: Marta MarquesAlguma desvantagem nisto, por serem portas de correr?Várias, as calhas nas janelas de correr são uma chatice para limpar, acredito que as janelas de correr ganhem folgas mais rapidamente e por natureza já não são tão estanques como batente.
Colocado por: bluthunder82A única desvantagem que vejo é que portas de correr não é estanque, e vai sentir o frio a passar.
Não sei a diferença de preços, mas podendo optaria por colocar antes uma oscilo-pararela
Colocado por: Bruno.AlvesEu tenho uma porta para a varanda que era de correr e que agora é de abrir/bater. É incomparável a diferença de estanqueidade.
Se puder colocar oscilo-paralelo terá o melhor dos 2 mundos, se não a minha opinião é de abrir.
A minha tem 1225mm de largura (cada porta), é superior ao recomendado pela marca e tenho isso mencionado no orçamento. O que me disseram é que pode exigir manutenção mais regular. A porta não vai cair!
Colocado por: DR1982Várias, as calhas nas janelas de correr são uma chatice para limpar, acredito que as janelas de correr ganhem folgas mais rapidamente e por natureza já não são tão estanques como batente.
A questão é, acha que vai dar uso a essa abertura de 1.50m regularmente?
Colocado por: BigmouseTenho um vão de 4m, constituído por um fixo se 3 e uma janela oscilobatente/batente.
Na altura também poderem as de correr, mas como disseram a nível de estanquecidade deixava a desejar.
Na prática não faz muita falta, raramente usamos a mesma para passagem, também porque temos logo ao lado a porta de acesso.
A desvantagem da oscilo/batente e que quando aberta fica com a moldura da mesma saliente, e se não tiverem cuidado a passar podem estragar as borrachas ou mesmo dobrar o alumínio.
Se optar pela de abrir, pode colocar a folha de abrir no sentido do fixo, para possibilitar maior ângulo de abertura. Mas deve ter cuidado quando o faz para não partir o fixo.
Colocado por: Marta Marques
Na altura chegou a equacionar as opções de oscilo-paralela ou elevatória, em alternativa a uma porta de correr normal?
Colocado por: nunogouveiaNão percebo tanta rejeição da caixilharia de correr.
Colocado por: Nostradamus
é daqueles mitos perpetuados aqui pelo fórum.
Colocado por: nunogouveiaNão percebo tanta rejeição da caixilharia de correr.
Colocado por: pedrodmsousaAs de correr visualmente são melhores. Gosto da opção fixo + oscilo-batente. Menos problemas no futuro, menos manutenção ao longo da vida útil... No entanto, depdende da posição do resto do mobiliário e da necessidade da abertura da porta dos dois lados.
Na construção do meu apto foram colocadas Cortizo Cor Vision RPT com grelhas na parte superior para controlar fluxo de ar da ventilação natural. Claramente que VMC é sempre o melhor, mas não sou DO. Mas no meu caso, tanto consigo abrir as janelas do lado do sofá para corrente direta ou do lado da TV para fluxo de ar indireto. É mais versátil, no entanto perde-se em estanquidade provavelmente.
Acho que depende muito do imóvel e da sua localização e meio envolvente.
Colocado por: chris50dd
Hey! Tem foto dessas grelhas na caixilharia que possa partilhar? Obrigado
Colocado por: Marta Marques
Neste momento, não será uma porta com grande uso. Com filhotes, talvez sim e é mais por aí que surgiu a ideia de uma abertura maior.