Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Estou em obra com um vão de janela com cerca de 3 m de largura. É um vão que faz a ligação de uma sala para o pátio exterior da casa.

    Inicialmente tínhamos pensado em colocar uma configuração semelhante a um vão que já temos no piso acima, com parte fixa e porta de abrir, em que a porta seria de cerca de 1m de largura (imagem em anexo onde aparece um cão 🐶). Já agora, este foi o material sugerido pelo empreiteiro, o que vos parece?

    - Caixilharia em alumínio Cortizo nas séries Cor 60, Cor 4200, na cor Acetinado Natural e vidro duplo 6 Guardian Sun / Cx. 12 / 5 incolor.

    No entanto, agora estamos a pensar se não preferiríamos ter duas portas de correr, de forma a maximizar a largura da zona de passagem entre o interior e exterior, que neste caso, ficaria com cerca de 1,5 m. Alguma desvantagem nisto, por serem portas de correr?

    Agradeço desde já os inputs.
      IMG_9841.jpeg
      IMG_9842.jpeg
  2.  # 2

    A única desvantagem que vejo é que portas de correr não é estanque, e vai sentir o frio a passar.
    Não sei a diferença de preços, mas podendo optaria por colocar antes uma oscilo-pararela
    Concordam com este comentário: pribeiro
  3.  # 3

    Eu tenho uma porta para a varanda que era de correr e que agora é de abrir/bater. É incomparável a diferença de estanqueidade.

    Se puder colocar oscilo-paralelo terá o melhor dos 2 mundos, se não a minha opinião é de abrir.
    A minha tem 1225mm de largura (cada porta), é superior ao recomendado pela marca e tenho isso mencionado no orçamento. O que me disseram é que pode exigir manutenção mais regular. A porta não vai cair!
  4.  # 4

    Colocado por: Marta MarquesAlguma desvantagem nisto, por serem portas de correr?
    Várias, as calhas nas janelas de correr são uma chatice para limpar, acredito que as janelas de correr ganhem folgas mais rapidamente e por natureza já não são tão estanques como batente.
    A questão é, acha que vai dar uso a essa abertura de 1.50m regularmente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alam_
  5.  # 5

    Tenho um vão de 4m, constituído por um fixo se 3 e uma janela oscilobatente/batente.

    Na altura também poderem as de correr, mas como disseram a nível de estanquecidade deixava a desejar.

    Na prática não faz muita falta, raramente usamos a mesma para passagem, também porque temos logo ao lado a porta de acesso.

    A desvantagem da oscilo/batente e que quando aberta fica com a moldura da mesma saliente, e se não tiverem cuidado a passar podem estragar as borrachas ou mesmo dobrar o alumínio.

    Se optar pela de abrir, pode colocar a folha de abrir no sentido do fixo, para possibilitar maior ângulo de abertura. Mas deve ter cuidado quando o faz para não partir o fixo.
  6.  # 6

    Colocado por: bluthunder82A única desvantagem que vejo é que portas de correr não é estanque, e vai sentir o frio a passar.
    Não sei a diferença de preços, mas podendo optaria por colocar antes uma oscilo-pararela
    Concordam com este comentário:pribeiro


    Obrigada pelo contributo!

    Desconhecia esse tipo de janela quando escrevi o tópico, parece ser uma opção interessante, resta saber se a nível de orçamento será muito diferente.
  7.  # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesEu tenho uma porta para a varanda que era de correr e que agora é de abrir/bater. É incomparável a diferença de estanqueidade.

    Se puder colocar oscilo-paralelo terá o melhor dos 2 mundos, se não a minha opinião é de abrir.
    A minha tem 1225mm de largura (cada porta), é superior ao recomendado pela marca e tenho isso mencionado no orçamento. O que me disseram é que pode exigir manutenção mais regular. A porta não vai cair!


    Obrigada pelo seu comentário! Não conhecia o conceito de janelas oscilo-paralelas, agora que conheço, parece interessante. Tem aí uma porta bastante generosa, que bom!
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Várias, as calhas nas janelas de correr são uma chatice para limpar, acredito que as janelas de correr ganhem folgas mais rapidamente e por natureza já não são tão estanques como batente.
    A questão é, acha que vai dar uso a essa abertura de 1.50m regularmente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alam_


    Neste momento, não será uma porta com grande uso. Com filhotes, talvez sim e é mais por aí que surgiu a ideia de uma abertura maior.
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseTenho um vão de 4m, constituído por um fixo se 3 e uma janela oscilobatente/batente.

    Na altura também poderem as de correr, mas como disseram a nível de estanquecidade deixava a desejar.

    Na prática não faz muita falta, raramente usamos a mesma para passagem, também porque temos logo ao lado a porta de acesso.

    A desvantagem da oscilo/batente e que quando aberta fica com a moldura da mesma saliente, e se não tiverem cuidado a passar podem estragar as borrachas ou mesmo dobrar o alumínio.

    Se optar pela de abrir, pode colocar a folha de abrir no sentido do fixo, para possibilitar maior ângulo de abertura. Mas deve ter cuidado quando o faz para não partir o fixo.


    Na altura chegou a equacionar as opções de oscilo-paralela ou elevatória, em alternativa a uma porta de correr normal?
  10.  # 10

    Penso que não, só falamos mesmo da janela de correr. era mais de 50% de aumento em relação a escolhida.


    Colocado por: Marta Marques

    Na altura chegou a equacionar as opções de oscilo-paralela ou elevatória, em alternativa a uma porta de correr normal?
  11.  # 11

    Não percebo tanta rejeição da caixilharia de correr.
    Tenho a maioria dos caixilhos de correr. Não sinto passagem de ar significativa e é um mimo para poder deixar uma frincha aberta se necessário. Não batem com o vento, não ocupam espaço interior ao abrir.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, lpetinga, sousa80, nvale, Ruikode
  12.  # 12

    Colocado por: nunogouveiaNão percebo tanta rejeição da caixilharia de correr.


    é daqueles mitos perpetuados aqui pelo fórum.

    E depois quando falam que tem janelas de correr que deixam passar frio, ou é porque são séries com 20 anos, ou porque foram mal montadas.
    Concordam com este comentário: sousa80, marco1
  13.  # 13

    Colocado por: Nostradamus

    é daqueles mitos perpetuados aqui pelo fórum.

    Eu acho que quem defende caixilharias de correr são os mesmos que defendem ventilação natural por grelhas e consideram certas pontes térmicas insignificantes por exemplo…

    Sera que é mesmo esse o melhor ponto de equilíbrio ou são “cabeças paradas no tempo”?
  14.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaNão percebo tanta rejeição da caixilharia de correr.

    No meu caso é fácil: todas (e não estou a exagerar, são todas) as janelas de correr que conheço dão para olhar para a rua pela calha.
    É a minha experiência e é só isso que se pode transmitir num fórum.
    Em minha casa ganhei imenso com a troca das janelas. Sim, eram janelas com muitos anos, mas quando pedi orçamentos nenhum dos instaladores me garantiu o mesmo comportamento em janelas de correr, em relação às que foram instaladas.

    Não sei se se pode considerar um mito, mas é a minha realidade.
    Em relação à frincha e ao espaço interior é inegável que as de bater serão menos eficazes. Mas a mim o oscilobatente cumpre muito bem a função da frincha, já a abertura total das janelas que é possível com as de bater e não com as de abrir é para mim mais vantajoso do que o constrangimento do espaço ocupado.
  15.  # 15

    Eu tinha a ideia, baseada num mito ou não, de que efetivamente as janelas de correr eram menos interessantes no que ao comportamento térmico diz respeito. Por lapso, antes da Cor60 (oscilo-batente), tive o orçamento para a Cor4200 (de correr), e o que é certo é que o Uw é mais alto nestas últimas.
  16.  # 16

    As de correr visualmente são melhores. Gosto da opção fixo + oscilo-batente. Menos problemas no futuro, menos manutenção ao longo da vida útil... No entanto, depdende da posição do resto do mobiliário e da necessidade da abertura da porta dos dois lados.

    Na construção do meu apto foram colocadas Cortizo Cor Vision RPT com grelhas na parte superior para controlar fluxo de ar da ventilação natural. Claramente que VMC é sempre o melhor, mas não sou DO. Mas no meu caso, tanto consigo abrir as janelas do lado do sofá para corrente direta ou do lado da TV para fluxo de ar indireto. É mais versátil, no entanto perde-se em estanquidade provavelmente.



    Acho que depende muito do imóvel e da sua localização e meio envolvente.
      66f57bd8-234d-451b-8fc1-92cd94935fc0.jpg
  17.  # 17

    Colocado por: pedrodmsousaAs de correr visualmente são melhores. Gosto da opção fixo + oscilo-batente. Menos problemas no futuro, menos manutenção ao longo da vida útil... No entanto, depdende da posição do resto do mobiliário e da necessidade da abertura da porta dos dois lados.

    Na construção do meu apto foram colocadas Cortizo Cor Vision RPT com grelhas na parte superior para controlar fluxo de ar da ventilação natural. Claramente que VMC é sempre o melhor, mas não sou DO. Mas no meu caso, tanto consigo abrir as janelas do lado do sofá para corrente direta ou do lado da TV para fluxo de ar indireto. É mais versátil, no entanto perde-se em estanquidade provavelmente.



    Acho que depende muito do imóvel e da sua localização e meio envolvente.
      66f57bd8-234d-451b-8fc1-92cd94935fc0.jpg


    Hey! Tem foto dessas grelhas na caixilharia que possa partilhar? Obrigado
    Concordam com este comentário: marize
  18.  # 18

    Já agora tenho em projeto um vão da sala com aprox 6 metros e o que previsto é janelas de correr dividida em 3 folhas de correr.

    Este vão vai levar também estores.

    O que recomendam?
  19.  # 19

    Colocado por: chris50dd

    Hey! Tem foto dessas grelhas na caixilharia que possa partilhar? Obrigado


    Quando voltar à obra este fim de semana, eu partilho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chris50dd
  20.  # 20

    Colocado por: Marta Marques

    Neste momento, não será uma porta com grande uso. Com filhotes, talvez sim e é mais por aí que surgiu a ideia de uma abertura maior.


    Está a planear ter filhos muito largos?
 
0.0212 seg. NEW