Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Mudei-me para uma casa que possui aquecimento central a lenha e radiadores.
    O antigo proprietário informou-me que o sistema funcionava bem, que não era preciso mexer em nada (excepto fazer a sangra periódica aos radiadores), que era colocar a lenha a arder que o restante já estava bem arranjado.
    Antes de o fazer, certifiquei-me de que não havia ar nos radiadores, e fiz a sangra em todos por precaução.
    Entretanto, quando acendi a lareira do aquecimento central pela primeira vez, apenas o radiador da casa de banho aqueceu.
    Agora na segunda vez que coloquei a lenha a arder, fechei a torneira de todos, excepto do radiador que queria fazer chegar a água (nessa segunda vez, também percebi que o radiador da sala esquenta).
    Mas são apenas esses dois, os outros ficam todos frios. Percebi que o ponteiro da pressão raramente sai do 0, tem vezes que chega na seta vermelha, mas depois volta ao 0.
    O radiador da sala está localizado no piso térreo e o da casa de banho no piso superior. Os radiadores dos quartos (não esquentam) estão no piso superior.
    Poderiam auxiliar com sugestões do que poderia ser para a água quente não encher os demais radiadores da casa?

    Agradeço desde já pela atenção!
      Screenshot_2024-01-21-12-54-17-302_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-01-21-13-12-55-506_com.miui.gallery.jpg
  2.  # 2

    Atualizações do comportamento do sistema

    Deixei a lenha a arder, após algum tempo com a temperatura marcando os 20oC, a temperatura subiu para além dos 80oC e o ponteiro da pressão foi para a seta vermelha. Depois baixou para 50oC e por fim voltou a subir para o 80oC.
    (O toalheiro do piso térreo aquece também, ainda não tinha experimentado)
    E por enquanto manteve se assim
      Screenshot_2024-01-21-13-36-59-444_com.miui.gallery.jpg
  3.  # 3

    Atualização final

    Agora às 15h, apenas com a brasa, esse é o estado do sistema.
    Os radiadores do piso térreo funcionam, mas no piso superior, somente o da casa de banho.

    Espero que essas informações ajudem, e agradeceria imenso alguém que pudesse dar alguma sugestão do que possa ser.
      Screenshot_2024-01-21-15-14-21-178_com.miui.gallery.jpg
  4.  # 4

    Isso é um sistema de circuito aberto, menos eficiente.

    Tente começar por calibrar os radiadores
  5.  # 5

    Colocado por: manelvcIsso é um sistema de circuito aberto, menos eficiente.

    Tente começar por calibrar os radiadores


    Obrigada pela resposta :)
    Para calibrar os radiadores, é por aqui?
    No que devo tomar atenção ao calibrar?
    Presumo eu que isso deve ser feito com o sistema desligado, correcto?
    Peço desculpas, mas é minha primeira experiência com esse sistema 😅
      Screenshot_2024-01-21-16-48-39-963_com.miui.gallery.jpg
  6.  # 6

    Os radiadores têm torneiras termostáticas? (As de cima)

    Há vários tópicos neste fórum sobre como equilibrar radiadores ou videos no YT. No fundo abre todas as torneiras termostáticas (se tiver), fecha todos os retornos (na saída de água em baixo) e abre 2-3 voltas completas em todos. Depois vai fechando esses retornos consoante o radiador aquece mais ou menos que os restantes do circuito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, DianaPC
  7.  # 7

    o método que eu uso para equilibrar os radiadores é "oposto" a esse.

    Fecho todos e depois abro 1/4 a 1/2 volta em todos. depois, se algum precisar de mais calor é ir abrindo em incrementos de 1/4 de volta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, NGC, DianaPC
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesOs radiadores têm torneiras termostáticas? (As de cima)

    Há vários tópicos neste fórum sobre como equilibrar radiadores ou videos no YT. No fundo abre todas as torneiras termostáticas (se tiver), fecha todos os retornos (na saída de água em baixo) e abre 2-3 voltas completas em todos. Depois vai fechando esses retornos consoante o radiador aquece mais ou menos que os restantes do circuito


    Obrigada pela resposta :)
    Estive pesquisando mais sobre o assunto. Irei tentar e depois trago feedback.
  9.  # 9

    Agradeço novamente pelas informações compartilhadas. Descobri que o retorno de cada radiador do piso superior (excepto o da casa de banho) estava fechado. Funcionou muito bem, mas acho que ainda preciso familiarizar-me com o sistema, na segunda vez, percebi que os radiadores demoraram para esquentar e isso preocupou-me, mas para o meio da madrugada aqueceram bem.

    Aproveito apenas para esclarecer uma última dúvida. Ao acender a lareira, a torneiras de todos os radiadores devem estar abertas e depois fecho os que não preciso ou posso logo apenas abrir daquele(s) que quero que aqueça?
  10.  # 10

    Obrigado pelo feedback. Pode abrir apenas os que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DianaPC
  11.  # 11

    Colocado por: DianaPCpercebi que os radiadores demoraram para esquentar e isso preocupou-me, mas para o meio da madrugada aqueceram bem.

    Será normal. Antes tinha radiadores onde a água não circulava, por isso os restantes aqueciam mais depressa. Estando todos a circular acabam por demorar mais tempo a aquecer todos. O importante é que aqueçam de forma homogénea.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DianaPC
  12.  # 12

    Tirem me uma duvida, o retorno abre na direçao dos ponteiros do relogio ou ao contrário?
  13.  # 13

    Fecha para a direita, abre para a esquerda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kolchak
  14.  # 14

    Agradeço a todos que partilharam conhecimento e informações! Foram de grande ajuda 😀

    Desejo-lhes um óptimo 2024!
 
0.0173 seg. NEW