Há pouco, ao tentar retirar um ninho de pardais que está entre o telhado e as janelas da marquise, reparei nestas placas (que tive de puxar). Gostava de saber o nome delas e do que são feitas (a minha intenção é perceber se podem ter amianto). Parece-me que se estão a desfazer um pouco, mas não sei se será só salitre. Assustou-me um pouco ver nas inscrições já muito apagadas e pouco legíveis destas placas palavras como "pulmões", "nariz" e "pneumonia".
Uma vez que não entendo nada destes assuntos, gostava de ver esclarecida a minha ignorância.
Só para ser totalmente claro, é a isto que me refiro. Tanto o telhado (chapa) como estas placas me parecem metálicos (são maleáveis, como o alumínio) e não devem chegar aos 2 mm de espessura.
Já agora, alguma dica para me livrar dos pardais neste caso sem grandes esforços (a casa é alugada)? Entram pelas brechas e fazem ninho por baixo do telhado, como de costume. Ajustar as placas ao telhado não funciona porque os pássaros conseguem abri-las de novo junto às estruturas de ferro que aparecem na foto. Não eram grande problema para mim até que começaram a entrar pela marquise. Este verão também apareceu um enxame de vespas que se concentrou num dos pontos de luz da marquise e que imaginei que pudesse estar relacionado com a presença dos pardais.