Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Há pouco, ao tentar retirar um ninho de pardais que está entre o telhado e as janelas da marquise, reparei nestas placas (que tive de puxar). Gostava de saber o nome delas e do que são feitas (a minha intenção é perceber se podem ter amianto). Parece-me que se estão a desfazer um pouco, mas não sei se será só salitre. Assustou-me um pouco ver nas inscrições já muito apagadas e pouco legíveis destas placas palavras como "pulmões", "nariz" e "pneumonia".

Uma vez que não entendo nada destes assuntos, gostava de ver esclarecida a minha ignorância.

Obrigado desde já!
      WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.33.39.jpeg
      WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.33.38.jpeg
  2.  # 2

São placas de fibrocimento. Se forem anteriores a 1998, é muito provável que tenham amianto na sua constituição .
  3.  # 3

Parecem ser chapas de chapa zincada.
    São metálicas?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

São chapas zincadas, se fosse fibrocimento com essa espessura já estava tudo partido.
    Concordam com este comentário: Dias12, marize
  5.  # 5

Mas está a falar das chapas às ondinhas ou das chapas encurvadas que estão a fazer de remate ao longo do beiral?
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 6

Colocado por: ClioIIMas está a falar das chapas às ondinhas

Mesmo as às ondinhas parecem chapa zincada.
  7.  # 7

Revendo melhor as fotos, é chapa zincada, em algumas zonas até já estão a oxidar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

Já vi onde estão as letras: esqueça isso, parece que teve ali uma folha de jornal em tempos e ficou lá marcada a tinta das notícias.
    Concordam com este comentário: Dias12, Vítor Magalhães
  9.  # 9

Só para ser totalmente claro, é a isto que me refiro. Tanto o telhado (chapa) como estas placas me parecem metálicos (são maleáveis, como o alumínio) e não devem chegar aos 2 mm de espessura.
      WhatsApp Image 2024-01-22 at 11.42.39.jpeg
  10.  # 10

Tranquilo, não é fibrocimento nem tem amianto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: algeroz
  11.  # 11

Muito obrigado a todos!

Já agora, alguma dica para me livrar dos pardais neste caso sem grandes esforços (a casa é alugada)? Entram pelas brechas e fazem ninho por baixo do telhado, como de costume. Ajustar as placas ao telhado não funciona porque os pássaros conseguem abri-las de novo junto às estruturas de ferro que aparecem na foto. Não eram grande problema para mim até que começaram a entrar pela marquise. Este verão também apareceu um enxame de vespas que se concentrou num dos pontos de luz da marquise e que imaginei que pudesse estar relacionado com a presença dos pardais.
    • marize
    • 22 janeiro 2024 editado

# 12

Os pardais estão a comer as aranhas e outros insectos, de certeza que não lhes arranja por aí um cantinho?! 🥰
  12.  # 13

Colocado por: algerozSó para ser totalmente claro, é a isto que me refiro.

Isso tem a patina típica do zinco.
  13.  # 14

Nas zonas onde supõe que os pardais entram, vede com uma bisnaga de espuma de poliuretano.
  14.  # 15

Colocado por: zedasilvaParecem ser chapas de chapa zincada.
    São metálicas?

Olha .. pois são. caramba!!! tenho de comprar uns óculos! é o que dá ver no telemovel... Algeroz, Desculpe por o ter alarmado.

0.0183 seg. NEW