Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    A instalação elétrica da casa que compramos já estava previamente feita pelo que tivemos de adaptar a que já existia.
    Na sala havia apenas um único ponto de luz que era para um candeeiro central. Como baixamos o teto com pladur, usamos esse ponto de luz para alimentar os focos LED.
    Aproveitamos e colocamos também um candeeiro suspenso na zona onde vai ficar a mesa, ou seja, o candeeiro está a ser alimentado pela mesma origem que os focos led.
    Não dava para ser independente porque passamos mais duas alimentações distintas para os leds das sancas e já não passava mais fio.

A ideia inicial seria apenas ligar o candeeiro suspenso quando fosse necessário recorrendo a lâmpadas inteligentes, ou seja, quando estivesse a ser utilizada a mesa.
    O problema é que nos esquecemos de que iriam estar obrigatoriamente ligados também os focos, o que torna o ambiente com excesso de luz.

Existe algum tipo de dispositivo que possa colocar em cada um dos focos e que me permita desligar os mesmos remotamente?
  2.  # 2

Se forem lampadas GU10, pode comprar as da Shelly e controlar via telemóvel, quando estiverem ligadas desliga no telemóvel, ficando só o candeeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoJ1992
  3.  # 3

Como é o candeeiros? Que tipo de lampadas usa?
    Se usar lampadas com casquilho e14 ou 27 por exemplo, pode comprar só o conjunto de lampada+interruptor do IKEA e consegue isso de forma rápida e simples.

Kit de iniciação, smart ilum regulável s/fios
  4.  # 4

Colocado por: paulosSe forem lampadas GU10, pode comprar as da Shelly e controlar via telemóvel, quando estiverem ligadas desliga no telemóvel, ficando só o candeeiro.

Os focos são encastráveis, são focos led normalíssimos. Sei que também os há inteligentes, mas queria evitar comprar mais focos para meter os outros de parte que só têm meia duzia de meses de utilização nem tanto.

Colocado por: psergio57Como é o candeeiros? Que tipo de lampadas usa?
    Se usar lampadas com casquilho e14 ou 27 por exemplo, pode comprar só o conjunto de lampada+interruptor do IKEA e consegue isso de forma rápida e simples.

Kit de iniciação, smart ilum regulável s/fios

O candeeiro está resolvido porque vou colocar lampadas inteligentes, mas o problema não é com o candeeiro, é com os focos.
  5.  # 5

pode instalar um ou mais shelly's ( Shelly 1 Plus Mini) para o controle individual ou por grupos da iluminação, da criação de cenários, ou simples ON-OFF, através da aplicação SHELLY no seu smartphone.
    https://shelly.pt/
    Ou comprando o modulo de 2 interruptores de parede, controlar os Shelly's de modo "tradicional"
    Concordam com este comentário: psergio57
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradaspode instalar um ou mais shelly's ( Shelly 1 Plus Mini) para o controle individual ou por grupos da iluminação, da criação de cenários, ou simples ON-OFF, através da aplicação SHELLY no seu smartphone.

Mas não dando para passar mais um fio de fase, o Shelly estaria dependendo do interruptor, assumindo que não existe nenhuma fase sem estar condicionada por um interruptor , certo?
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradaspode instalar um ou mais shelly's ( Shelly 1 Plus Mini) para o controle individual ou por grupos da iluminação, da criação de cenários, ou simples ON-OFF, através da aplicação SHELLY no seu smartphone.
    Ou comprando o modulo de 2 interruptores de parede, controlar os Shelly's de modo "tradicional"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DiogoJ1992

Colocado por: lpetinga

Mas não dando para passar mais um fio de fase, o Shelly estaria dependendo do interruptor, assumindo que não existe nenhuma fase sem estar condicionada por um interruptor , certo?

Na verdade penso que isso não será problema. Ligo o interruptor e tenho as luzes todas ligadas, depois vou à aplicação da shelly e desligo as que quero. parece-me uma boa solução.
    Concordam com este comentário: lpetinga
  8.  # 8

Colocado por: DiogoJ1992Na verdade penso que isso não será problema. Ligo o interruptor e tenho as luzes todas ligadas, depois vou à aplicação da shelly e desligo as que quero. parece-me uma boa solução.

Exacto. ou liga e desliga as que quer com os cenários criados no telemovel.
    Concordam com este comentário: lpetinga, psergio57
  9.  # 9

Colocado por: DiogoJ1992
    O candeeiro está resolvido porque vou colocar lampadas inteligentes, mas o problema não é com o candeeiro, é com os focos.

Tem razão, li de corrida e assumi que o objectivo seria ligar ou só os focos ou focos + candeeiro.
    Sendo assim um shelly ou similar resolve.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Exacto. ou liga e desliga as que quer com os cenários criados no telemovel.
    Concordam com este comentário:lpetinga,psergio57

Colocado por: psergio57

Tem razão, li de corrida e assumi que o objectivo seria ligar ou só os focos ou focos + candeeiro.
    Sendo assim um shelly ou similar resolve.

ou seja, seria algo assim, correto?
      Diagrama sem nome.drawio.png
  11.  # 11

Colocado por: DiogoJ1992ou seja, seria algo assim, correto?

Por exemplo.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas
    Por exemplo.

Aconselhas shelly ou sonoff?
  13.  # 13

so tenho experiencia com shellys... Vale o que vale - so tenho para monitorizar produção/ consumos e para ligar/ desligar remotamente equipamentos. Os novos Shelly, são bem pequenitos.
  14.  # 14

Colocado por: DiogoJ1992Boa tarde,
    A instalação elétrica da casa que compramos já estava previamente feita pelo que tivemos de adaptar a que já existia.
    Na sala havia apenas um único ponto de luz que era para um candeeiro central. Como baixamos o teto com pladur, usamos esse ponto de luz para alimentar os focos LED.
    Aproveitamos e colocamos também um candeeiro suspenso na zona onde vai ficar a mesa, ou seja, o candeeiro está a ser alimentado pela mesma origem que os focos led.
    Não dava para ser independente porque passamos mais duas alimentações distintas para os leds das sancas e já não passava mais fio.

A ideia inicial seria apenas ligar o candeeiro suspenso quando fosse necessário recorrendo a lâmpadas inteligentes, ou seja, quando estivesse a ser utilizada a mesa.
    O problema é que nos esquecemos de que iriam estar obrigatoriamente ligados também os focos, o que torna o ambiente com excesso de luz.

Existe algum tipo de dispositivo que possa colocar em cada um dos focos e que me permita desligar os mesmos remotamente?

Bom dia, há uns controladores que são 220V input e 220V output, que dão para controlar com comando remoto ou então com o telemovel por wi-fi.
    Este modelo que envio em anexo é o "SS-L(WT)" da "iskydance", está disponível em varias lojas portuguesas online e lojas fisicas tambem.

Estes aparelhos dão para ligar a um interruptor para ligar e desligar fisicamente sem comando, mas tambem podem simplesmente estar sempre ligados.

Aqui está o link da ficha deste dispositivo em especifico: LINK
    Além deste claro que também há de outras marcas

Cumprimentos
      Capturar2.PNG
  15.  # 15

edit:
    vi agora os outros comentarios a sugerir shelly, não tenho experiencia com esses mas parecem ser igualmente bons, é só questão de qual aplicação prefere usar; Shelly ou Tuya Smart Life
  16.  # 16

Acabei por meter sonoff, com o protocolo matter, ficou top.
    Bastante intuitivo de configurar e até ver funciona corretamente. Já tive necessidade de desligar o geral algumas vezes e eles conectam-se rapidamente à rede.

0.0219 seg. NEW