Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Alguém me sabe dizer, aos que pediram/fizeram ou aos que sabem, quanto é um valor normal a pagar por este serviço quando executado por um gab. de arquitectos?

    O levantamento topográfico está feito e o PIP não é de um projecto final mas de algo aproximado em termos de área de implantação e tipo de edifício/habitação.

    Agradeço desde já as respostas.
    André
  2.  # 2

    Depende, actualmente há câmara que para se pronunciarem sobre um PIP já pedem a arquitetura bem definida.
    Também depende se é uma tenda uma casa ou uma superfície comercial
  3.  # 3

    É o mesmo preço de um projecto.
    E se exigirem para além da arquitectura as especialidades de engenharia, então... é o mesmo valor.

    Já pediu um "Direito à Informação"?
    O departamento urbanístico de acordo com o PDM em vigor e outros regulamentos aplicáveis responde por escrito às questões de área de implantação e volumetria máxima admitida e condicionantes.
  4.  # 4

    lá está, acho q não é mesmo um PIP, é um pedido de informação simples (Artigo 110º do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE))

    recebi um orçamento de +/- 1000€
  5.  # 5

    Eu quando pedi o meu "Direito à informação", escrevi na folha o que prendia e se paguei alguma coisa foi emolumentos da câmara.

    Esses 1000€ são para quê?
    Para o arquiteto fazer um polígono de implantação e volumetria com fachadas?
    Não creio que a Câmara vá fazer um documento sobre um esboço.
    Apenas faz um enquadramento e preconiza teoricamente o que se pode fazer de acordo com os regulamentos.

    Se estiver a ter acompanhamento por Arquitecto/a, muito bem.
  6.  # 6

    Colocado por: tumbaoAlguém me sabe dizer, aos que pediram/fizeram ou aos que sabem, quanto é um valor normal a pagar por este serviço quando executado por um gab. de arquitectos?


    Olá, depende, como é natural.
    Tratando-se de uma moradia (projecto mais comum por aqui), diria que pode contar com uns 80-90% do valor de um projecto de licenciamento da Arquitectura. É basicamente a mesma coisa para muitas das Câmaras.
    Isto sem considerar projectos de Especialidades (Engenharias).
  7.  # 7

    E, com a nova legislação, como deixa de haver Licenciamento (se estiver em lote)... o melhor mesmo é levar o projeto de arquitetura completo para o PIP. Assim, se aprovarem, quando for construir está seguro da operação.

    Se o projeto for mais ou menos detalhado, e depois quiser fazer ligeiramente diferente... é um risco adicional.

    Mas parece que PIP é, definitivamente, o caminho a seguir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Um PIP ( simplificado ) ao abrigo do nº1 do Artº 14 do RJUE nada tem a ver com um PIP ao abrigo do nº2.
    Os que temos feito ao abrigo do nº1 é basicamente uma planta de implantação sobre o levantamento topográfico com a proposta a nível de área de implantação do edifício, com um corte do terreno com a proposta volumétrica do edifício, memória descritiva, levantamento fotográfico e mais umas coisinhas.
    1000 + IVA é um valor normal para um PIP simplificado para uma moradia. Se for para um PIP ao abrigo do nº2 é uma pechincha.
    Se for um direito à informação é um roubo....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Palhava, tumbao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, tumbao
  9.  # 9

    Colocado por: Gabinete OPUm PIP ( simplificado ) ao abrigo do nº1 do Artº 14 do RJUE nada tem a ver com um PIP ao abrigo do nº2.
    Os que temos feito ao abrigo do nº1 é basicamente uma planta de implantação sobre o levantamento topográfico com a proposta a nível de área de implantação do edifício, com um corte do terreno com a proposta volumétrica do edifício, memória descritiva, levantamento fotográfico e mais umas coisinhas.
    1000 + IVA é um valor normal para um PIP simplificado para uma moradia. Se for para um PIP ao abrigo do nº2 é uma pechincha.
    Se for um direito à informação é um roubo....
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

    Muito obrigado pela informação!
  10.  # 10

    Obrigado pela clarificação.
    A ideia é mesmo essa

    planta de implantação sobre o levantamento topográfico com a proposta a nível de área de implantação do edifício, com um corte do terreno com a proposta volumétrica do edifício, memória descritiva, levantamento fotográfico ...

    portanto penso que é um PIP simplificado. E o valor que me foi proposto foram 800 + IVA.
 
0.0161 seg. NEW