Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Com a situação atual do mercado imobiliário, não é novidade haver dificuldades para a compra da casa que tanto pretendemos.

    Venho expor a minha situação para saber a vossa opinião sobre o rumo que tomariam se estivessem na minha posição:

    Objetivo ideal:
    Moradia familiar com terreno (por volta de 1000m2 para construir campo de jogos no futuro) na AML. Minimo T3.

    Financiamento atual:
    200 000€ com crédito habitação bonificado. Última simulação feita no fim de novembro 2023. Possibilidade de pedir emprestado 20k a outra entidade para a entrada(mas teria de pagar 2 prestações: este empréstimo + cred. habitação). Poupanças: suficiente para a entrada de 10%.

    É imprescindível ser próximo de Lisboa por conta do trabalho e desporto.


    Procuro ativamente algo que encaixe desde há um ano atrás, mas sem sucesso. Estou na dúvida se é preferível:
    -comprar terreno e construir possibilita tornar isto realidade(com o budget disponível e sem terreno ainda adquirido), mas sacrificando muito mais tempo por conta das burocracias, projetos e a própria construção... sem falar da aventura que seria o processo todo.
    -recuperar uma moradia em mau estado. Mas pelo que vem aparecendo no mercado, o preço não desce assim tanto para valer a pena...
    -Esperar. Mas gostaria que os meus pais estivessem ainda por cá para vivenciar a casa lol. Estão a merecer uma reforma descansada numa casa que podem chamar de nossa.

    Sim. Sonho alto. Eu sei.

    Vocês que já passaram pelas diferentes aventuras de compra/construção/remodelação de casa e têm a noção do processo, qual caminho escolheriam se tivessem que o fazer hoje nestas condições?
  2.  # 2

    Antes de pensar em se posicionar, sugiro que analise muito bem a sua taxa de esforço á data de hoje bem como em caso de aumento da taxa de juro em 1%-2% se consegue cumprir com esses 2 créditos.

    Por vezes as pessoas pensam que sim, mas depois a vida pode pregar-nos partidas.

    Acho que o orçamento que refere para comprar terreno + construção de T3 + projeto / taxas e taxinhas é muito curto. E repare que terrenos na AML são bastante caros.

    Mas certamente que outros intervenientes do forum com mais experiência que eu poderão explicar com mais detalhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wheelChairman
  3.  # 3

    Não me leve a mal, mas um terreno com 1000m2 na AML deve ser o valor do seu orçamento total....
    Concordam com este comentário: pribeiro, Ruikode, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wheelChairman
  4.  # 4

    Pragmático e direto. Com as suas premissas e com os seus €€€ esqueça. Prepare o dobro e....
 
0.0076 seg. NEW