Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acabo de receber uma conta de gas no valor de 90 Euros (mensal) por parte da Digal!
    De acordo com a fatura o consumo foi de 16m3 e a leitura foi Real.
    No apartamento vivemos 3 pessoas e o consumo refere-se unicamente a águas, onde só temos 1 wc água no lavatório da cozinha.
    Os consumos sempre foram algo elevados (60~80 mas nunca 90). O esquentador é um vulcano e data de 2000.
    Não posso mudar de operador porque teria que haver consenso entre todos os condóminos (somos 29 no total por isso é para esquecer).
    Na verdade não sei se este nível de consumo é elevado, mas posso dizer que quer eu quer o meu filho tomamos banho no ginásio elguns dias por semana, por isso até deveria ser mais baixo que a média. Há maneira de saber como compara com a média?

    Alguém me pode propor soluções ou mesmo o serviço de alguém que me ajude a resolver? Estou disposto a mudar de esquentador ou mesmo mudar para termoacumulador se for essa a melhor solução.

    Obrigado por qualquer ajuda que consigam disponibilizar.
  2.  # 2

    Que interessa a média, se foram consumidos 16m2, eles não aparecem do ar, partindo do princípio que o contador está a ler corretamente é porque os estão a consumir.
    Quando tive digal numa outra habitação, tinha um esquentador Vulcano em que tinha a mania de deixar o piloto ligado toda a noite para não andar sempre a carregar no botão, era praticamente 1m3 que ia ao ar por mês.

    Se gastam 15m3 de gás proprano por mês, pode ter um termoacumulador com mais de 100L, mas também vai gastar bastante eletricidade.
  3.  # 3

    16m3 não é nada de exagero, aqui em casa gasto uns 30. Exagero é o preço que estás a pagar por kwh, 16 m3 são uns 180kwh. Para dar 90 euros, está a pagar 0.50 cêntimos o kwh
    Concordam com este comentário: psergio57
  4.  # 4

    Colocado por: VarejoteQue interessa a média, se foram consumidos 16m2, eles não aparecem do ar, partindo do princípio que o contador está a ler corretamente é porque os estão a consumir.
    Quando tive digal numa outra habitação, tinha um esquentador Vulcano em que tinha a mania de deixar o piloto ligado toda a noite para não andar sempre a carregar no botão, era praticamente 1m3 que ia ao ar por mês.

    Se gastam 15m3 de gás proprano por mês, pode ter um termoacumulador com mais de 100L, mas também vai gastar bastante eletricidade.


    O esquentador não tem chama piloto. É de arranque a pilha.
    Ouvi também falar dos esquentadores eléctricos instantâneos (Bosch). Algém já teve experiência com os mesmos? Que tal funcionam em termos de eficiência e custo?
  5.  # 5

    O que está mal aí é o valor pago pelo gás e não o consumo.

    Veja lá uma fatura de exatamente 16m² em Novembro (Gás natural, mercado regulado).

    Estas pessoas agradeceram este comentário: migueljo
  6.  # 6

    Colocado por: pedrocardiff16m3 não é nada de exagero, aqui em casa gasto uns 30. Exagero é o preço que estás a pagar por kwh, 16 m3 são uns 180kwh. Para dar 90 euros, está a pagar 0.50 cêntimos o kwh


    O preço por m3 que está anunciado na fatura é de 4,5935.
    Não sei como compara com a média nem como se converte para kwh, mas se de facto for 50c como refere então sim é uma roubalheira.

    Nesse caso a única hipótese que tenho é mudar para a electricidade.
    Alguém me sabe dizer qual o melhor sistema, ou mesmo empresa que me possa aconselhar?
  7.  # 7

    Isso é gás natural ou propano?
  8.  # 8

    Colocado por: migueljo

    O preço por m3 que está anunciado na fatura é de 4,5935.
    Não sei como compara com a média nem como se converte para kwh, mas se de facto for 50c como refere então sim é uma roubalheira.

    Nesse caso a única hipótese que tenho é mudar para a electricidade.
    Alguém me sabe dizer qual o melhor sistema, ou mesmo empresa que me possa aconselhar?

    O mais eficiente é bomba de calor aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migueljo
  9.  # 9

    Colocado por: pedrocardiffIsso é gás natural ou propano?


    propano canalizado
  10.  # 10

    Pensava que a bomba de calor era mais apropriada a moradias.
    Uma vez que percebo pouco ou nada do assunto estava a pensar em ir à bosch pedir algum aconselhamento.
    Eles possuem sistemas elétricos de vários tipos: esquentadores elétricos, termoacumuladores e bombas de calor.

    Alguém tem alguma alternativa ou referência adicional que possa usar?
  11.  # 11

    Um termoacumulador
  12.  # 12

    Não passa gás natural aí na rua?
  13.  # 13

    Colocado por: psergio57Não posso mudar de operador porque teria que haver consenso entre todos os condóminos (somos 29 no total por isso é para esquecer).


    Passa, mas só posso mudar se todo o condomínio decidir mudar - algo que é muito difícil que venha a acontecer.
  14.  # 14

    Não vale a pena comparar gás natural com gás propano.
  15.  # 15

    Colocado por: VarejoteNão vale a pena comparar gás natural com gás propano.


    Certo, mas havendo gás natural na rua valeria a pena equacionar essa possibilidade comparando os custos entre os dois e mostrando aos vizinhos que também não se devem importar de pagar menos.

    A canalização de um prédio com gás propano como tem o migueljo é compatível com gás natural ou tem que ser trocada ?
  16.  # 16

    A tubagem para gás natural costuma ter maior diâmetro devido ao gás ter menos pressão.

    Mas só os técnicos irem ao local verificar a instalação existente.
  17.  # 17

    Não faço ideia se o prédio está preparado, mas a discussão com todos os condóminos sobre uma eventual mudança para o gas natural, com tudo o que isso possa implicar de custos quer para o condomínio (partes comuns do prédio), quer para os condóminos individualmente, não é algo que seja resolúvel de forma rápida. Somos muitos (29) e os consensos são muito difíceis.

    Na prática, a única solução (bem como a mais rápida), que tenho é mudar para um sistema cuja alimentação seja elétrica e simplesmente cortar o gás.
  18.  # 18

    A eletricidade também não é grátis, mas provavelmente irá gastar menos, mas também deixa de poder cantar ópera no banho, senão quem vier a seguir fica sujeito a tomar banho de água morna ou fria.
 
0.0216 seg. NEW