Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imo
    • 13 janeiro 2025 editado

# 1

Família de 4, consumo real de 18/10 a 18/12: 217,33 kWh, fatura de cerca de 30€ (0,1054 €/kWh).
    Passámos para gás natural há uns 2 anos e notámos uma redução significativa do valor das faturas. O operador suportou todos os custos de adaptação do prédio ao GN.
    Tem que ver isso, chame a empresa fornecedora da sua área e peça-lhes uma proposta para apresentar ao condomínio, a transição à partida custa zero (confirme este aspeto, pode fazer a diferença). Se for o caso, só terá que convencer os seus condóminos de que ganham todos (menos o fornecedor atual), o que até deve ser relativamente fácil.
    Boa sorte
  1.  # 2

O preço está na média, aqui com galp é 4,5942€/m3 +ispe.
    Tem é de poupar na torneira! Usar menos vezes e menor quantidade.
    Aqui no prédio, com GPL canalizado, caldeira de condensação e só para AQS, 3 pessoas tendo um bebé de 20meses, quando contido anda nos 6-8m3 (45c), ja de inverno são 12-16m3 (60c), usando radiadores muito esporadicamente!
    É moderar consumo, abertura de torneiras como na cozinha (regulei atraso de ignição) e ajusto temperatura em função da estação.
    Nao esquecer que preço tem subido ao longo dos anos. E leva iva 23%!
    Tomara eu ter rede de gás natural à porta... Ou espaço para bomba de calor!
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  2.  # 3

Colocado por: CarvaiUm amigo meu acontecia algo semelhante e tinha uma fuga no fogão.
    E uma fuga dessa dimensão não deveria ser logo detectada pelo nariz?

Aqui em casa uma garrafa de 13Kg de gás butano (Não sei a quantos m3 de gas corresponde), dava para 4 meses, cozinhar e banhos. Esses 16m3 de gás, mas sobretudo os 90 euros, está-me a parecer muito excessivo.
  3.  # 4

Colocado por: HAL_9000E uma fuga dessa dimensão não deveria ser logo detectada pelo nariz?

Aqui em casa uma garrafa de 13Kg de gás butano (Não sei a quantos m3 de gas corresponde), dava para 4 meses, cozinhar e banhos. Esses 16m3 de gás, mas sobretudo os 90 euros, está-me a parecer muito excessivo.

Um botija de 13kgs dava para 4 meses? Tem painel solar?
  4.  # 5

Colocado por: SirruperUm botija de 13kgs dava para 4 meses? Tem painel solar?
    Nop. Cozinhar e banhos, apenas com a botija. Aqueciamos a água na chaleira para cozinhar (para acelerar o jantar, mas efectivamente aqui poupavamos gás), e os banhos são de 5 min.

A não ser nas situações em que se tem um trabalho "sujo", não há justificação para um banho diário durar mais de 5 mim. Nem é uma questão do preço do gás, é uma questão ambiental (Faz-me muita confusão desperdiçãr água)
  5.  # 6

Colocado por: HAL_9000E uma fuga dessa dimensão não deveria ser logo detectada pelo nariz?

Por estranho que pareça nunca detectou a fuga. Tinha a cozinha sempre ventilada por isso o gás desaparecia. Mas não foi caso único, no prédio onde vivo com gás natural na ultima inspeção também foi detectada uma fuga num fogão que os próprios nunca se aperceberam. Como o gás é barato e eram só 2 pessoas com baixos consumos nunca estranharam.
  6.  # 7

Colocado por: Carvai
    Por estranho que pareça nunca detectou a fuga. Tinha a cozinha sempre ventilada por isso o gás desaparecia. Mas não foi caso único, no prédio onde vivo com gás natural na ultima inspeção também foi detectada uma fuga num fogão que os próprios nunca se aperceberam. Como o gás é barato e eram só 2 pessoas com baixos consumos nunca estranharam.
    vá lá que a fuga não era grande. Se não ao acender um fósforo....
  7.  # 8

16m^3 é muito gas?

Está é a pagar caríssimo pelo gas

16m^3 é +- 200kw

200kw de eletricidade são 40€
    200kw de gás natural são 25,5€

Vocês todos deviam apertar com o fornecedor de gás propano a dizer que vão passar todo o prédio para gas natural a ver se baixam ao preço. Estão a ser roubados.
  8.  # 9

Colocado por: migueljo
    Os consumos sempre foram algo elevados (60~80 mas nunca 90).

Acho que exagerou um bocadinho no título.. não que 90€ não seja exorbitante, mas se 60/80€ é normal..
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  9.  # 10

Uma botija de 11kg (+-11m^3) custa 32€, era suposto o gas em escala de prédio ser mais bataro que o de bojija.

32/11= 2,9€
    90/16= 5,6€
  10.  # 11

Colocado por: Na_mouch16m^3 é muito gas?

Está é a pagar caríssimo pelo gas

16m^3 é +- 200kw

200kw de eletricidade são 40€
    200kw de gás natural são 25,5€

Vocês todos deviam apertar com o fornecedor de gás propano a dizer que vão passar todo o prédio para gas natural a ver se baixam ao preço. Estão a ser roubados.

Se existir rede de gás natural, como alternativa ...

0.0151 seg. NEW