Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 11 outubro 2024 editado
    Obrigado - estes no exemplo primeiro talvez sejam de tamanho insufficiente, mas motivado pelo exemplo eu pesquisei por anéis betão e encontrei uma fábrica não muito distante que oferece anéis "armados" de largura 1.5m - 2.8m, por (entre outros usos) "reservatório".

Calculo que cilindro de 2m largura e 2m altura é 6 m3, e no verão será logo exausto, mas não sei nada destas coisas.
  1. Colocado por: Casa da HortaO nabo greleiro com 15 dias já bem nascido 😉

Deixem contar-vos. Não venho cá há 15 dias e já sei que, quando assim acontece, me espera sempre uma qualquer surpresa. Normalmente não muito boa. Quando cheguei tinha um dos circuitos das árvores a regar. Achei estranho porque está programado para ser durante a noite. Mas não liguei muito porque só queria ir ver as batatas. Fui, voltei para preparar um pulverizador, fui de novo lá abaixo, dei a calda, voltei e ainda continuava a rega! Aí já não era normal.

O que aconteceu? O programador ficou sem pilhas durante o ciclo de rega e já não fechou a água na altura devida. Nem na devida nem nunca! Ficou a trabalhar em contínuo até eu chegar! Não sei se foram 20 ou 200 horas, mas não deixa de ser mais um marco notável da minha incansável e fiável bomba sterwins! Não há nada que vos possa recomendar com mais confiança!
    Concordam com este comentário:gonzaga
      IMG20241004182210_copy_2000x900.jpg
      IMG20241004193203_copy_1350x3000.jpg
      IMG20241004194029_copy_1350x3000.jpg

CDH,

Pode explicar como tem a funcionar essa bomba? Vai buscar a água a algum depósito? para depois usar na rega automática.
    Mantem pressão constante? se sim com que valores?

Estou a pensar numa alternativa à minha solução: bomba submersível num reservatório que leva a água para um balao de inox (julgo que uns 300L) com pressostato e daí vai para a rega, só que o balao está sempre a "perder ar" e a bomba está sempre a disparar em ciclos curtos. Tenho que andar sempre a deitar a agua do balão fora para que o ar seja reposto e o motor funcionar de uma forma mais continua (isto umas duas/tres vezes por mes).
    O facto de estar sempre a trabalhar em ciclos muito curtos (de segundo a segundo liga e desliga) concerteza não é muito saudável para a bomba e queria uma solução que não necessitasse de balão de pressão independente.
    Agradecido se explicar o modo de funcionamento e qual a bomba que tem instalada.

Obrigado pela ajuda,
  2. Colocado por: donnObrigado - estes no exemplo primeiro talvez sejam de tamanho insufficiente, mas motivado pelo exemplo eu pesquisei por anéis betão e encontrei uma fábrica não muito distante que oferece anéis "armados" de largura 1.5m - 2.8m, por (entre outros usos) "reservatório".

Calculo que cilindro de 2m largura e 2m altura é 6 m3, e no verão será logo exausto, mas não sei nada destas coisas.

Não sei se os aneis de betão serão a melhor solução para armazenar água. Tanto quanto sei não são suficientemente estanques. E o fundo? Como pensa fazer? Talvez existam modelos de manilhas que não conheço, porque as básicas que tenho aqui no poço não serviriam para guardar água canalizada de outro local. Para mim seria sempre de usar um depósito estanque enterrado.
  3. Colocado por: SCCorreiacomo tem a funcionar essa bomba?

Da forma mais simples possível. Tem um tubo chupador que vai buscar água ao poço (tubo verde na foto) e se liga à entrada da bomba. Depois à saída é colocado um pressostato e a partir daí é ligar uma torneira. Está feito! Sem manutenção, sem pressões, sem preocupações. Abre a torneira e a bomba liga, fecha a torneira e a bomba desliga-se sozinha, controlada pelo pressostato.
    A bomba estou sempre a falar dela. A minha adorada Strewins de 900 w do Leroy e o pressostato é também deles e custa cerca de 40 euros. O Leroy vende a bomba sozinha (€72), já montada com pressostato (134 euros) e com balão de 24 litros (€144).

Tenho também uma de 1300 w (mais à dta) que é um espetáculo de força e caudal e igualmente fiável. No meio tenho um Einhell com balão que só uso para torneiras de jardim (não trabalha bem na rega gota a gota e não sei explicar porquê).

Todas ligadas da mesma maneira. Aliás, a da esq e a Einhell partilham o mesmo tubo chupador. O poço está a uns 25 metros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
      IMG20241011211547.jpg
  4. Usando manilhas de betão teria de ceresitar as mesmas pelo interior, incluindo a base, para tornar o depósito estanque à água.
  5. Malta
    Tenho imenso tomilho
    O que lhe faço? Ainda não entendi se sovrevive ao inverno ou não
    Eu gostava de congelar tipo coentros ou salsa... Mas acho que não faz sentido.
    Tentei cortar algum mas secou e perdeu o cheiro
    • donn
    • 12 outubro 2024 editado
    Pois claro, entendo que betão só forma a estrutura e iria precisar de impermeabilização, tubagem etc.

Originalmente eu pensava em depósito enterrado - que neste caso, acho pode ser estanque ou não. Em qualquer caso, tenho que definir o nível saudoso de água subterranea, a manter este por drenar para depósito ou, se esse enche, para rua. Se o depósito não for estanque, quando o nível está abaixo do máximo eu tenho poço normal, e quando está no máximo, o solo faz parte no armazenamento. Ou parece lógica para mim. Mas com a dificuldade de arranjar qualquer tipo de obras aqui, eu deixei este de complicação demasiada, e também menos flexível - se julgo errado a quantidade da chuvas, será fácil adicionar mais um reservatório acima do chão. E estou a pensar que estrutura como esta é a forma típica de tal reservatório, mas pode ser que está relíquia do passado.
    • donn
    • 12 outubro 2024 editado
    Se pensa em usar o tomilho em azeite aromatizado, tenha cuidade, que pode ser perigo do botulismo aqui.
  6. Colocado por: casinhaDaAvoMalta
    Tenho imenso tomilho
    O que lhe faço? Ainda não entendi se sovrevive ao inverno ou não
    Eu gostava de congelar tipo coentros ou salsa... Mas acho que não faz sentido.
    Tentei cortar algum mas secou e perdeu o cheiro

Tomilho limão? Isso é imortal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
  7. Comprei este zingarelho para ajudar a cortar a erva e gostei. Deu-me uma boa ajuda a tratar dos brócolos (pelo menos foram plantados como tal...). Vou ver se há em maior 😉

Apesar de toda a chuva deixei os aspersores regarem o nabal! Parece parvo e se calhar até é, mas não posso arriscar esquecer-me da rega ligada durante uma semana. E também porque, segundo me parece, não há isso de água a mais nas nabiças.
      IMG20241012161450_copy_1080x2400.jpg
      IMG20241012161544_copy_1080x2400.jpg
      IMG20241012160629_copy_2400x1080.jpg
  8. Colocado por: rjmsilva

Tomilho limão? Isso é imortal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:casinhaDaAvo

Ui... Eu penso que é tomilho. Na saqueta das sementes penso que não fala em tomilho limão.
    Então mas é resistente ao inverno!?
  9. Se tiver um cheiro meio cítrico é tomilho limão. Eu tenho junto ao poço e aquilo resiste a tudo e está a propagar-se.
  10. Concordo
    Eu meti num vaso para dividir com alecrim.
    O alecrim não pegou, mas o tomilho está a propagar-se feito louco...
  11. Boa tarde,

Tenho algumas videiras pequenas, plantadas em abril, que estão a brotar agora. O que devo fazer-lhes?

Obrigado.

Cumps., Jorge
  12. Colocado por: casinhaDaAvoEu meti num vaso para dividir com alecrim.
    O alecrim não pegou

O alecrim convém colocar uns esgalhos na água para enraizar.
  13. Colocado por: rjmsilva

O alecrim convém colocar uns esgalhos na água para enraizar.
    agora em outubro tudo pega , galho bom vigoroso sem doença e estaca na terra , no maxima fazer uma rega ou outra .
  14. Colocado por: Casa da Horta
    Da forma mais simples possível. Tem um tubo chupador que vai buscar água ao poço (tubo verde na foto) e se liga à entrada da bomba. Depois à saída é colocado um pressostato e a partir daí é ligar uma torneira. Está feito! Sem manutenção, sem pressões, sem preocupações. Abre a torneira e a bomba liga, fecha a torneira e a bomba desliga-se sozinha, controlada pelo pressostato.
    A bomba estou sempre a falar dela. A minha adorada Strewins de 900 w do Leroy e o pressostato é também deles e custa cerca de 40 euros. O Leroy vende a bomba sozinha (€72), já montada com pressostato (134 euros) e com balão de 24 litros (€144).

Tenho também uma de 1300 w (mais à dta) que é um espetáculo de força e caudal e igualmente fiável. No meio tenho um Einhell com balão que só uso para torneiras de jardim (não trabalha bem na rega gota a gota e não sei explicar porquê).

Todas ligadas da mesma maneira. Aliás, a da esq e a Einhell partilham o mesmo tubo chupador. O poço está a uns 25 metros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia
      IMG20241011211547.jpg

CDH, apenas tem balao na bomba da einhell, certo?
    Deduzo que o balão não faça falta na sua solução da Sterwins (já agora pode indicar qual o modelo?)
    (nota lá tive eu mais uma vez a esvaziar o balao de 200 ou 300 l já que a bomba estava a ligar/desligar qd abria as torneiras/rega automatica)...

Muito obrigado,
  15. Este ano já deu em quantidade suficiente para testar
      Screenshot_2024-10-14-13-56-47-054_com.miui.gallery.jpg
  16. Ando tentado a comprar umas limas dessas há muito tempo. Nos viveiros já encontrei uma nova variedade da Papua Nova Guiné (?)

Mas encher a terra ainda com mais árvores/arbustos com uma coisa que raramente vou usar? Dilema complicado.

Que tal é o sabor? Isso deve ser porreiro é para as sobremesas e fazer coisas xiripiti
  17. Colocado por: Casa da HortaIMG20241012161450_copy_1080x2400.jpg

Há um ano esposa queria um e comprei. Raspar raspa mas penso que deixando as raízes as daninhas voltam a nascer. Não amei vou ser sincero.

0.8470 seg. NEW