Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: casinhaDaAvo@Casa da Hortapor curiosidade, que área tem disponível?

Dedicado à horta cerca de 3000 m2, segundo o google earth.

Já algum dia vos disse porque publico tanta foto no fds? Para as ver e rever em grande, no pc, ao longo da semana ;-)
    Adoro! No telemóvel não tem graça.

edit: por falar em fotos, e aproveitando a do Chouricinho de quem já tenho saudades, se forem fixar rede a uma estrutura metálica no exterior, não usem abraçadeiras plásticas como as minhas. Por melhor que seja a qualidade, vão partir-se com o calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo, fadadolar
      IMG20241124105107_copy_2856x16072.jpg
  2. Bem, também encontrei dois molhitos de grelos lá no terreno (era mais folhas, vá) e comi um e ofereci o outro. Ainda ficou bastante por apanhar. De resto, as cebolas estão bonitas. O resto é erva...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  3. 3000m2

Ai jasus 😭🤩😭🤩😭🤩😭🤩🤩
    Ca bom!!! 😁

Realmente aqueles clichés que às vezes pensamos... Até são verdade.
    Em 29 anos nunca quis saber da horta dos meus avós. Hoje, com 31 adorava tratar dela...
  4. Colocado por: casinhaDaAvo3000m2

Ai jasus 😭🤩😭🤩😭🤩😭🤩🤩
    Ca bom!!! 😁

Realmente aqueles clichés que às vezes pensamos... Até são verdade.
    Em 29 anos nunca quis saber da horta dos meus avós. Hoje, com 31 adorava tratar dela...

Em 2013 comecei assim no terraço do apartamento...
    Não tenho nada que o Casinha não possa vir a ter ;-)
      467614235_10160550037633602_8677329905182229661_n.jpg
  5. Concordo plenamente!
    É preciso tempo e fazer boas escolhas.

Agora que mostra essa foto... Essa hortinha não apanhava chuva? Pergunto porque pensei em fzer algo parecido, mas o problema era a madeira: se apanhasse chuva lá se ia a durabilidade e depois iria apodrecer
  6. Dura sempre uns 2 ou 3 anos. Paletes consegue-se de borla.
    Concordam com este comentário: fadadolar
  7. Colocado por: casinhaDaAvoEssa hortinha não apanhava chuva?

Apanhava mas ainda durou uns bons anos. Esta foi feita com paletes que encontrava na rua, mas se quiser investir numa já feita do leroy, com madeira tratada, vai durar-lhe os anos que precisa até encontrar o seu terreno... ;-)

Não sei se já tem filhos, mas foi quando a minha mais nova nasceu que comecei a procurar casa com terreno. Porque queria que os meus pais viessem passar uns tempos connosco, também para ver a neta crescer, e eles nunca foram de se dar em apartamentos. Comprei um terreno pequeno com uma casinha velha (a cerca de 1 hora de caminho) e aí passava todos os fds. Foi a melhor decisão da minha vida.
  8. Não tenho crianças, ainda
    Eu tenho 31 anos, sou de Castelo Branco e vim para Lisboa há 10. Do que conheço aqui, vejo-me sempre a morar na zona de Almargem do Bispo (Pêro Pinheiro, Montelavar, Covas de Ferro, Lousa, etc) - se isto lhe for familiar, óbvio.

Cada vez mais quero um terreno grande. Aliás, eu penso a nível futuro: quero uma casa de apenas um piso, já a pensar na velhice embora trabalhe para ir aos 100 anos saudável 😅

Mas de facto ter uma casa com área é o meu objetivo. Mais: adorava ter um espaço com umas ovelhinhas 😁

Ainda tenho que trabalhar, mas de facto é algo que procuro.
    Sim o problema nem seria pagar pelas paletes, até as consigo de borla sem esforço. Era mesmo a durabilidade...
  9. Colocado por: casinhaDaAvovejo-me sempre a morar na zona de Almargem do Bispo

Conhece a zona? Eu moro na freguesia.
  10. Colocado por: NTORION

Conhece a zona? Eu moro na freguesia.

Txiiiii a sério!?
    Sim, conheço a zona.
    Há algum tempo que não o faço, mas já pedalei muito nessa zona.
  11. Colocado por: casinhaDaAvoNão tenho crianças, ainda
    Eu tenho 31 anos, sou de Castelo Branco e vim para Lisboa há 10. Do que conheço aqui, vejo-me sempre a morar na zona de Almargem do Bispo (Pêro Pinheiro, Montelavar, Covas de Ferro, Lousa, etc) - se isto lhe for familiar, óbvio.

Cada vez mais quero um terreno grande. Aliás, eu penso a nível futuro: quero uma casa de apenas um piso, já a pensar na velhice embora trabalhe para ir aos 100 anos saudável 😅

Mas de facto ter uma casa com área é o meu objetivo. Mais: adorava ter um espaço com umas ovelhinhas 😁

Ainda tenho que trabalhar, mas de facto é algo que procuro.
    Sim o problema nem seria pagar pelas paletes, até as consigo de borla sem esforço. Era mesmo a durabilidade...

Conheço relativamente bem a zona de Almargem do Bispo. Vivi uns anos em Queluz e ia com frequência a Pero Pinheiro estourar cartuchos no campo de tiro do Casal Alentejano. Além das idas ao leitão e, mais recentemente, às casas de mármore.

Vivo em Linda a Velha e toda essa zona foi das primeiras onde comecei a procura da minha casa de campo. Era a zona ideal por ser perto, mas muito cara para a dinheiro disponível (sempre foi condição primeira: não recorrer a crédito). Virei-me para Sintra, toda a zona rural que vai até à Ericeira, mas o problema do preço manteve-se. Comecei a sondar Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, gostamos mas o que podíamos pagar era pequeno. Tal como o casinha, queríamos um terreno grande. Depois um dia passamos o Tejo em direção a Benavente e foi quando percebemos que aquela era a nossa zona. Ficamos apaixonados por Salvaterra de Magos! Ainda visitamos casas em Almeirim, mas acabamos a encontrar o nosso cantinho no concelho que nos tinha encantado. E desde essa altura, 2014, que a minha vida é aguentar por aqui a semana à espera das 5 da tarde de sexta para meter a família no carro e guiar 1 hora até onde adoramos estar. Por enquanto só ao fds, mas chegará o dia que me mudo de vez para lá ;-)

Temos a mesma paixão pela terra e pelos animais! A não ser que a sua esposa não goste, não vejo porque não venha a ter um percurso semelhante... O ideal até seria ter mais dinheiro que eu para poder ficar logo em Almargem do Bispo ;-)
  12. A minha namorada não gosta, honestamente.
    Ela "gosta" - acha queridos os animais, acha interessante ver as coisas crescer e tal... Mas ela foi nascida e criada em Lisboa. Ela precisa desta vida. Não se vê a morar fora daqui, numa zona calma. Até podíamos ir para Almargem, mas o dinheiro será sempre um problema a não ser que hajam coisas que nos corram de muita feição e consigamos tudo aqui.

Eu hoje sinto mesmo saudades do que nunca tive: uma vida mais campal. Poder acordar e ver a horta e os animais. Até me levantava mais cedo certamente. porque seria algo completamente diferente do que faço no dia a dia (sou da área de informática) e seria um estímulo brutal: eu adoro ver coisas a acontecer. Gosto de semear, regar e ir todos os dias de manhã ver se já há novidades, mesmo sabendo que não há. Gosto de cuidar, também. Seria ótimo ter umas ovelhas e cuidar delas e vê-las crescer, por exemplo.
    E para uma criança isso seria muito bom.

Tenho saudades disto, e nunca tive. Tive mas não aproveitei. Resta-me trabalhar para conseguir ter.

Gabo-lhe a "paciência" de ir todos os fds fazer 2h de carro. Não é muito, mas dá sempre trabalho.
  13. Talvez o esquema de casa de fds seja o ideal para começar. A namorada tinha oportunidade de sentir a vida calma do campo e quem sabe passasse a gostar à séria. Depois os filhos mudam tudo, tudo mesmo. Passamos a pensar neles e a querer das-lhes o melhor. E o melhor não é a tv de andar para trás nem a net ilimitada. Para os adultos é como diz, a vontade de sair da cama é grande. O entusiasmo, o prazer. Até o lavar e estender a roupa deixa de ser um frete. Os cheiros, estou sempre a falar nos cheiros.

E agora o rural não está assim tão longe do urbano. Boas escolas, bons mercados, boa cobertura de saúde, tudo o que é fundamental. E depois o Colombo a uma hora também dá para fazer uma visita se a família assim pedir. Ou até levar os filhos ver a árvore de natal da praça do comércio ou o famoso Wonderland do Eduardo VII. Em tantos anos aqui nunca lá levei a família e tenho a certeza que levarei quando nos mudarmos para o campo!

As 2 horas de carro são um pequeno sacrifício que faço porque, de momento, temos algumas vantagens em trabalhar aqui. E não dá para ignorar essas vantagens por mais apelativa que seja a mudança. Mas... :-)
  14. Quando é que estima mudar de vez para o campo?
  15. Colocado por: rjmsilvaQuando é que estima mudar de vez para o campo?

Boa pergunta! Na reforma de certeza, mas essa está tão longe que nem dá para pensar nela. Se ao menos fosse do ramo militar e me fosse reformar aos 55... 😉

De momento a resposta mais honesta é: pedimos mobilidade no dia que um de nós se chateie no serviço onde trabalhamos agora. Seja por um colega parvo, chefe chato ou outra situação do género. Nesse dia a questão financeira perde relevância.
  16. Colocado por: Casa da HortaSe ao menos fosse do ramo militar e me fosse reformar aos 55... 😉

Faltam 7 anos e 5 dias... Não é que esteja a contar os dias.
  17. Adoro quando os pimenteiros entram inverno a dentro a dar bem! Vou fazer um arroz daqueles 😋
      IMG20241126193131_copy_3672x2066.jpg
  18. Ainda!?? Já arranquei tudo há 2 meses...
  19. Colocado por: pcspinheiroAinda!?? Já arranquei tudo há 2 meses...

São sempre o último sinal do verão. Este ano como me vão estorvar o acesso ao cabanal novo (queria tirá-los até para o serralheiro andar à vontade), já estou a ver que vão durar até janeiro!

É esta "goma" alaranjada na beira do tacho que faz com que o arroz de pimento não seja só um arroz de pimento. E só vermelho fresco consegue isto 😉
      IMG20241126201200_copy_3672x2066.jpg
  20. O terreno é muito húmido nesta altura do ano, cresce imenso trevo e os caracóis/lesmas levam tudo na frente. Porque não comem o trevo gostava eu de saber!!! 🤬🤬🤬

1.2720 seg. NEW