Iniciar sessão ou registar-se
  1. Agora no inverno tenho alguma dificuldade em vir da feira sem uma árvore. Ontem foi este pessegueiro para substituir uma pereira que não há maneira de medrar.

Aproveito para vos mostrar o resultado da rega gota a gota junto ao tronco... Vejam as raízes como estavam concentradas à superfície e sem nenhuma de jeito! O NT bem dizia e aqui está a prova do que não deve ser feito ☺️
      IMG20241215133951_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241215135434_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241215135503_copy_1148x2040.jpg
  2. Plantei então este pessegueiro que nem a variedade sei dizer! A senhora só sabia que era branco e vem em junho. Agora o nome era coisa complicada, quem sabe e escreve é o meu marido. E o marido tentou escrever summer sun com bem mostra a foto... Pensei que chegava lá no google mas parece que não.

Não importa, é branco e grande. E fica já com o meu novo e aprovado sistema de rega, que vos recomendo se tratarem da erva à roçadora e não puderem regar de mangueira 👌
      IMG20241215105550_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241215145515_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241215145453_copy_1377x2448.jpg
  3. Também da feira esta caixa de Fuji com 9 kg por 7 euros e da horta esta cesta.

E nada mais tenho para contar. Foi mais um fds igual a todos os outros dos últimos meses, de onde saímos domingo à tarde a desejar nunca nos termos metido naquilo e a pensar que foi um erro... Para 2a de manhã começar logo a desejar que chegue sexta 😉
      IMG20241215154945_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241215170633_copy_2448x1377.jpg
  4. Tenho andado a pensar no sistema de rega para o quintal (porque com este raio de tempo, a terra está toda seca) e o seu post vem em boa altura, CdH.

Portanto para regar as árvores, o indicado será uma caldeira em cada uma e encher com água, certo? Se sim, tenho bastante trabalho para fazer nos próximos meses.

Para as árvores de fruta, lá terei que conseguir fazê-lo mas para a zona de floresta e onde as árvores estão plantadas qb aleatoriamente, estou bem feito ao bife. Neste ano findouro reguei com aspersores e para o que vem, não estou a ver alternativa.
  5. Esse desconheço, mas o meu preferido é o maracotão amarelo
  6. Colocado por: tgferreirapara regar as árvores, o indicado será uma caldeira em cada uma e encher com água, certo?

Esse seria o cenário ideal. Uma caldeira bem cheia a cada 3 ou 4 dias, dependendo do calor e da árvore. Mas quando se tem muitas e um terreno inclinado isso é uma carga de trabalhos. Arrastar mangueiras cheias de água é mais penoso do que se imagina. O meu compromisso é tentar encher a caldeira (ou uma parte, vá) recorrendo a gotejadores de alto débito e por muito tempo. Antes regava 15 a 20 min todos os dias. É um erro. É preferível 1 hora a cada 3 dias.

Colocado por: NTORIONEsse desconheço, mas o meu preferido é o maracotão amarelo

Sim, o chamado Catarino. Tive um na casa antiga e começou a dar bem ao fim de 2 ou 3 anos. Nesta casa tenho 2 plantados mas não estão a desenvolver. Vamos ver este. Uma coisa que notei na altura é que são mais atacados por pragas, quando ao lado de um São João ou Paraguaio. Parece que a mosca se atrai mais pela cor clara, não sei.
  7. Colocado por: Casa da Horta
    Esse seria o cenário ideal. Uma caldeira bem cheia a cada 3 ou 4 dias, dependendo do calor e da árvore. Mas quando se tem muitas e um terreno inclinado isso é uma carga de trabalhos. Arrastar mangueiras cheias de água é mais penoso do que se imagina. O meu compromisso é tentar encher a caldeira (ou uma parte, vá) recorrendo a gotejadores de alto débito e por muito tempo. Antes regava 15 a 20 min todos os dias. É um erro. É preferível 1 hora a cada 3 dias.

Epá muito obrigado. Vou ter mesmo que mudar toda a estratégia: tenho-me desleixado imenso no quintal e as árvores estão todas cheias de erva perto do tronco.

Este ano quero fazer uma caldeira em todas as árvores, tirar as ervas e arranjar uma maneira de fazer uma bordadura bonita e barata, para facilitar a manutenção com o corta-relvas. Já agora, alguma sugestão relativamente a bordaduras? :)

Ah e tenho de enterrar a tubagem em todas as árvores. CdH, vejo que enterra um tubo de água e depois passa o mais fino por dentro deste? Abre o rasgo à mão, não é? eheh

Haja força e paciência! :)
  8. O tubo fininho é passado por dentro, não é preciso abrir rasgo no tubo de 32 mm. Este pedaço de tudo serve só para andar com a roçadora à vontade junto ao tronco, sem medo de apanhar o tubo fininho. Quando quero passar a máquina é só tirar o gotejador do chão e pendurá-lo na árvore.

Bordaduras não sei. Para mim seriam mais um obstáculo a fazer perder tempo na dura vida de cortar erva.
  9. Pnues de automóvel, corta as laterais e pronto tem aí algo durável e indestrutível....
  10. Já pensei em pneus mas queria algo mais bonitinho e seguro: os pneus vão-se degradando e enchendo a terra de várias coisas que não pertencem lá.

Terá que ser algo que se porte bem com o corta-relvas e roçadora e que permita ao corta-relvas robot (quero instalar para 2025) cortar o mais rente possível.

O ideal seriam umas bordaduras de chapa de ferro mas têm um preço proibitivo e eu vou precisar de umas dezenas. Que belo problema para se ter, meus caros! :)
  11. Porque não quer o corta-relvas robot a chegar mesmo ao tronco das árvores?
    Não estou a conseguir entender o objetivo da bordadura... É para ficar à volta da copa da árvore (tamanho da caldeira) ou só para proteger o tronco?
  12. Colocado por: Casa da HortaPorque não quer o corta-relvas robot a chegar mesmo ao tronco das árvores?
    Não estou a conseguir entender o objetivo da bordadura... É para ficar à volta da copa da árvore (tamanho da caldeira) ou só para proteger o tronco?

Se calhar estou a ser burro!

Então, antes de chegar à conclusão que também preciso de uma caldeira era para facilitar o trabalho de limpeza de ervas/relva à volta das árvores (que creio que lhes prejudicam o crescimento, estando a crescer ao pé do tronco e consumindo alguns dos nutrientes da terra). Estou a partir de um princípio errado?

Agora, com caldeira (ou as que estão na lista de tarefas), é para impedir que o robot caia para dentro da mesma! Ainda não escolhi o modelo mas duvido que seja certo ao ponto de não cair. O principal objectivo de tudo é reduzir a manutenção ao máximo.
  13. Já percebi. Pode optar por não afundar muito a caldeira ou nem afundar nada e fazer só uma lomba suave. Uma lomba mais afastada do tronco, para segurar a quantidade de água que levaria a caldeira mais funda. Não conheço esses robots, mas devem ser capazes de lidar com uma ondinha.
  14. Este já é mais bico de melro que de pardal. Vai bem o alho, a ver se entre hoje e amanhã dou a primeira volta à erva.
      IMG20241220115110_copy_1951x3468.jpg
  15. Qual erva?... Se tiver oportunidade vou tirar uma foto do meu terreno para mostrar o que é erva a sério 😩
  16. Colocado por: pcspinheiroQual erva?... Se tiver oportunidade vou tirar uma foto do meu terreno para mostrar o que é erva a sério 😩

Lol
    Não precisa Pinheiro, se há coisa que conheço é erva a sério! O ângulo da foto é favorável, digamos assim 😉

Passamos a vida a falar da erva! A mim já me faz ponderar muito bem o que planto. E tenho para mim que cada vez vai fazer ponderar mais! O meu estrume é uma coisa que não tem explicação de criar erva, por ser de vacas que passam o dia a pastar.

A minha ponderação mais recente são os morangos. Tenho a terra amanhada e até está lá tubo quase pronto. Em menos de uma hora dava para ir comprar 20 ou 30 pés, plantá-los e deixar a regar! Adorava fazê-lo, adorava mesmo. Mas a p*ta da erva que sei que vai lá nascer faz-me estar quietinho, faz sim senhor.
  17. Eu era para tentar de novo os morangos mas não tenho tido tempo... A ver se ainda os planto logo a seguir ao ano novo,. dependendo da disposição nas feiras.
  18. No meu caso não há ângulo de foto que salve a coisa; tenho um tapete compacto de trevo com uns 20 cm de altura! Nada a fazer senão arrancar tudo à enxada, mas nesta altura nem vale a pena porque não dá para cultivar nada... Lá para Março.
  19. Colocado por: pcspinheiroNo meu caso não há ângulo de foto que salve a coisa; tenho um tapete compacto de trevo com uns 20 cm de altura! Nada a fazer senão arrancar tudo à enxada, mas nesta altura nem vale a pena porque não dá para cultivar nada... Lá para Março.
    pelo menos vai dando azoto á terra !
  20. Colocado por: pcspinheiroaltura! Nada a fazer senão arrancar tudo à enxada, mas nesta altura nem vale a pena porque não dá para cultivar nada...

Ervilhas dá.

1.1292 seg. NEW