Iniciar sessão ou registar-se
  1. Eu acho um erro insistir na cerejeira nos nossos terrenos que tem poucas horas de gelo e invernos amenos.

Se for por uma questão de ter a flor bonitinha, então mais vale amendoeiras, que foi como eu fiz.

Não arranco a cereijeira macho que tenho no terreno porque foi plantada há muitos anos pelo meu pai. Nos poucos anos que frutifica, quem come cerejas são os melros.
  2. Colocado por: NostradamusNão arranco a cereijeiramachoque tenho no terreno porque foi plantada há muitos anos pelo meu pai. Nos poucos anos que frutifica, quem come cerejas são os melros.

A nossa cerejeira existe porque será a única árvore de porte grande que possa suportar o balouço dos meus futuros e longínquos netos. Porque a arvore também deve de ser macho
  3. Colocado por: NostradamusEu acho um erro insistir na cerejeira nos nossos terrenos que tem poucas horas de gelo e invernos amenos.

Totalmente de acordo. Mas nós 2 não só não somos pessoas muito razoáveis como somos teimosos que nem uma mula! Só assim se justifica ir plantar a oitava ou nona rainha cláudia e a 6ª e 7ª cerejeira. Mas penso que agora ou conseguimos ou desistimos. Talvez.
  4. A variedade Lisboa sempre ouvi dizer que dá... Não foi por esse artigo.

Tenho uma vizinha que tem cerejas, mas n faço ideia da variedade, já eu tenho uma há uns 15 anos, até já teve uma altura que carregou de fruto, mas depois de estar vingado mirrou e caiu todo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5. Boa experiência, até ver, com os viveiros de Castromil. Até ver porque só amanhã ou sábado vou abrir a caixa e ver se as 3 árvores me agradam. Paguei terça e chegaram hoje via CTT. Gostei do embalamento.

Paguei 30 euros, 6 por cada uma e 13 de portes e embalamento. Não é mau, está ao nível das encomendas do Fernando no FB. O método de pagamento padrão é à cobrança, algo que não dá jeito nenhum mas facilmente os convenci a pagar por transferência bancária.

Partilho aqui convosco porque dá sempre jeito conhecer boas experiencias com bons sítios que têm muita variedade de escolha. Nas feiras, pelo menos comigo, se vou lá armado a pedir uma macieira Pinova levo logo com o "quer dizer pink lady, não é?". E Rainha Cláudia é rainha Cláudia, não há cá Bavay, bavem ou Bavir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Nostradamus
      IMG20250109162645.jpg
  6. Colocado por: Casa da HortaNas feiras, pelo menos comigo, se vou lá armado a pedir uma macieira Pinova levo logo com o "quer dizer pink lady, não é?". E Rainha Cláudia é rainha Cláudia, não há cá Bavay, bavem ou Bavir.

Deixei de comprar árvores nas feiras por causa disto.

Vendem árvores rafeiras, algumas auto-estéreis, depois não consigo saber qual a polinizadora nem em que mês frutificam... é aborrecido.
  7. A melhor forma de terem arvores de fruto em condicoes é semearem caroços e depois enxertarem
  8. Já passei bem das 50 árvores novas plantadas e nunca tinha visto uma coisa assim! Conseguem ver pelas fotos estas raízes? Que coisa maravilhosa! Nada a ver com as que vêm em vasos, com as raízes atarrancadas em meio palmo de espaço. Adorei!
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20250110204740_copy_2296x4080.jpg
      IMG20250110204529_copy_4080x2296.jpg
      IMG20250110204544_copy_2296x4080.jpg
  9. As raízes estavam tão boas que me esmerei na plantação. Mas esmerar a sério, ao ponto de gastar um sábado para meter 3 árvores na terra!

Então. Em vez de um buraco abri uma cratera com quase 2 metros de largura e afundei até aquela camada de terra que não presta. Fui buscar uns baldes da melhor terra que tenho (que vai ficar inutilizada com o novo telheiro) e passeia por um peneiro antes de fazer com ela a primeira camada. Peneirar é para tirar todo e qualquer pedacinho de grama. Tentar pelo menos. A seguir estrume, nova camada de terra peneirada e depois a árvore. Mais terra, mais estrume, rega e palha à superfície. Ficou impecável 👌

A luta com o grama é uma constante e saímos sempre a perder. Aqui o propósito é dar à nova árvore uns 2 anos para enraizar bem, antes de começar a ter competição a sério. Abrir a tal cratera com 4 a 5 vezes mais que o necessário e tentar encher depois sem grama, foi a minha luta do dia. Agora é com elas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20250111170142_copy_2448x1377.jpg
      IMG20250111170117_copy_2448x1377.jpg
      IMG20250111152103_copy_2448x1377.jpg
  10. Já têm num avanço. Agora é cumprirem o dever delas!
  11. Colocado por: Casa da HortaEntão. Em vez de um buraco abri uma cratera com quase 2 metros de largura e afundei até aquela camada de terra que não presta

Vê lá se foi bem compactado ou se vai abater 😉

Grande trabalho, sim sr.

Sabes q as galinhas/gansos limpam a grama toda? Os gansos até às raízes comem.
  12. Alguem arranja varas de videiras de uvas de mesa ( uvas pra comer)?
  13. Aos colegas de forum que têm estufas: estou para comprar uma para um terreno dos meus pais. Entre as que têm o plástico verde e as transparentes, qual preferem? A verde parece-me mais resistente mas deve ser só impressão minha.

Estava a pensar neste, para ser exacto: https://www.aosom.pt/item/outsunny-estufa-casita-600x300x200cm-novo~845-011.html?recv=eyJwYWdldHlwZSI6ImN0ZyIsInBhZ2VpZCI6IlZhcmFuZGEgZSBKYXJkaW0gPiBFc3R1ZmFzIGUgQWNlc3PDs3Jpb3MgPiBFc3R1ZmFzID4gRXN0dWZhcyBncmFuZGVzIn0=
  14. Colocado por: DacepaAgora é cumprirem o dever delas!

Para estas duas cerejeiras da foto não se esperam grandes resultados! Não é clima para elas. Mas pronto, a esposa pediu e se a esposa pede a gente faz. Até porque até traz mais benefícios para a saúde que um cesto de cerejas.

Colocado por: NTORIONSabes q as galinhas/gansos limpam a grama toda? Os gansos até às raízes comem.

As minhas não, não ajudam nada. Gostam de rapar junto ao tronco das árvores e vão tirando alguma erva, mas a grama fica lá na mesma!

Colocado por: tgferreiraEntre as que têm o plástico verde e as transparentes, qual preferem?

Curiosamente neste fds reparei que as batatas da branca estão mais desenvolvidas que as da verde... Não sei, até pode não ter nada a ver, mas não têm nada de diferente além de umas plantadas a 20 e outras a 21.
    o que lhe sugiro mesmo é não comprar o modelo do seu link, aquele de formato mais bicudo (digamos assim) no topo. Opte antes pelos modelos mais arredondados. Até porque a cobertura de substituição (caso precise e vai precisar se quiser manter a estufa por mais de 1 ano ou 2) é a mesma e não fica bem no modelo do seu link. Veja os 2 modelos lado a lado na pag 113. Em verde ou branco aconselho o modelo da branca dessa página. Outra alerta: a de 8 metros não tem cobertura de substituição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  15. Colocado por: Casa da Horta
    Curiosamente neste fds reparei que as batatas da branca estão mais desenvolvidas que as da verde... Não sei, até pode não ter nada a ver, mas não têm nada de diferente além de umas plantadas a 20 e outras a 21.
    o que lhe sugiro mesmo é não comprar o modelo do seu link, aquele de formato mais bicudo (digamos assim) no topo. Opte antes pelos modelos mais arredondados. Até porque a cobertura de substituição (caso precise e vai precisar se quiser manter a estufa por mais de 1 ano ou 2) é a mesma e não fica bem no modelo do seu link. Veja os 2 modelos lado a lado na pag 113. Em verde ou branco aconselho o modelo da branca dessa página. Outra alerta: a de 8 metros não tem cobertura de substituição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

Obrigado, CdH! Mandei vir a branca e redonda. Realmente as que têm o bico ficam esquisitas com o plástico "solto". Cheira-me que a redonda será um pouco mais durável. 3x6m já vai dar para um bom começo.

Esta vai para um terreno que os meus pais e primos cuidam e vai ficar encostada a uma parede. Sempre fica um pouco mais abrigada mas não a 100%. Quando o plástico rasgar, temos de ver se arranjamos alguma solução mais durável.

Depois venho cá deixar fotos!
  16. Colocado por: tgferreiraMandei vir a branca e redonda

Fez bem. O plástico pareceu-me ser igual, mas o verde dá ideia que corta mais a luz e talvez por isso as batatas estejam mais atrasadas. Mas é a única experiência que posso partilhar para comparar as duas coberturas (é a primeira verde que tenho e há muito pouco tempo), por isso digo que pode ser só uma impressão. A escolher também escolheria de novo branca até porque tem menos impacto visual.

Quanto ao formato não tenho qualquer dúvida porque levo já uns 3 anos de estufas dessas da Aosom. As arredondadas em cima têm mais ferro, mais travessas laterais, mais pontos de aperto, abanam menos com o vento. E rasgam menos a cobertura em cima por não ser pontiagudas.

Não se esqueçam de proteger a cabeças dos parafusos, sobretudo na barra central e as duas laterais seguintes. Mesmo assim a cobertura vai durar pouco. Até o calor das barras acaba por degradar (enfraquecer) o plástico, que depois rasga com o vento. Às minhas já não peço mais que 2 anos e vou desistir delas quando estas duas acabarem, mas estão expostas a condições extremas. A sua protegida por uma parede tem obrigação de durar mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira

17. Ainda sobre árvores de fruto, como aqui as temperaturas baixam bastante, espero que estas coberturas ajudem a nao queimar as folhas mais tenras...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  18. Andava entretido a ver imagens de satélite e reparei num pormenor interessante. O meu terreno é o delimitado a vermelho. Levei uns 3 anos a descobrir as zonas mais férteis, onde tudo se dá melhor. E realmente, assim às apalpadelas, percebi que os círculos a azul são as tais. Fui burro, porque bastava ter olhado com atenção para esta imagem de satélite e são bem notórias as diferenças. Tinha poupado tempo e dinheiro! Vejam o tom mais escuro do verde...

Parte boa disto: há ali uns metros inexplorados que estão já condenados a criar batata este ano ;-)

Setas a verde? As zonas que devem ser um espetáculo para cultivar, mas no terreno do vizinho! Este é que eu queria mesmo comprar e já fiz boas proposta, mas o homem não quer! Não precisa mas também não vende. Há que esperar. Tenho uma garrafa de um vinho soberbo guardada para quando fizer a escritura deste terreno. Vamos ver se não azeda.
    Concordam com este comentário: Marcopom, fadadolar
      Sem6.png
  19. Colocado por: Marcopomespero que estas coberturas ajudem a nao queimar as folhas mais tenras...

Acho esses plásticos impecáveis, bem melhores que a manta térmica. Citrinos sortudos os seus 😉

Não falta ali um tutor na árvore a seguir à macieira?
  20. Colocado por: Casa da Horta

Não falta ali um tutor na árvore a seguir à macieira?

Já tem mas foi posto depois da foto... plantei tambem 3 kiwis duas fêmeas e um macho, espero que produzam bem.

1.3318 seg. NEW