Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

Deixei as minhas sementeiras na varanda abrigada no fds de Páscoa, porque estive ausente 3 dias, e alguns dos tomateiros mais adiantados ficaram assim... 😓. O que é isto?
      Resize_20240403_214137_7600.jpg
  2.  # 642

Colocado por: pcspinheiroDeixei as minhas sementeiras na varanda abrigada no fds de Páscoa, porque estive ausente 3 dias, e alguns dos tomateiros mais adiantados ficaram assim... 😓. O que é isto?
    abrigados como ? Plástico , luz directa , regados ...
  3.  # 643

Colocado por: pcspinheiroDeixei as minhas sementeiras na varanda abrigada no fds de Páscoa, porque estive ausente 3 dias, e alguns dos tomateiros mais adiantados ficaram assim... 😓. O que é isto?

https://plantix.farm/36bq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  4.  # 644

Colocado por: rafaelisidoroabrigados como ? Plástico , luz directa , regados ...

A varanda era abrigada, tinham algum sol matinal, se houvesse, e estavam regados. Só se esteve muito frio, mas na varanda não acredito que fosse grave. Nem os que estou plantados tem isto...
    Vou ver o que diz a APP que o xiripiri recomendou.
  5.  # 645

A App não ajudou muito mas olhando para a face inferior das folhas, parece que foram comidas/raspadas. Mas não vejo nenhum insecto nem nada... O certo é que foi algo rápido... Vou talvez aplicar um insecticida para prevenir/parar o dano. Estes eram o meu backup caso os que já plantei sofram com as constantes alterações da meteorologia. Ou seriam um extra para o outro lote.
    Esta zona onde moro tem muuuita bicharada... Não sei se por ser próxima dos campos do Mondego, de onde fogem todos dos pesticidas, se do clima. Mas é um castigo. Ainda há dias estava a colocar as plantas ao sol quando estava bom tempo e bastaram 2 dias para os pimentos se encherem de pulgão...

Já agora, quando costumam plantar as beringelas no campo? Tenho 4 em embalagens de leite e já estão grandes (bem, 3 porque 1 não está famosa...).
  6.  # 646

Colocado por: rjmpires

Entrei num carrosel de aviões já nem sei bem quando e só cheguei ao destino final agora..
    As minhas galinhas são todas muito dóceis, por incrível que pareça acho que as mais velhas é que têm medo das novas 😂
    Quando pousei a caixa com as outras duas lá dentro elas vieram todas curiosas, uma das brancas saiu da caixa em modo kung fu assustou logo as outras, fugiu tudo!
    Passaram a noite já todas no galinheiro, fiz um mini poleiro para as novas, e acho que gostaram porque uma delas de manhã ainda lá estava.
    Agora é dar tempo para se integrarem na família e conhecerem o terreno 🐔❤️

Os meus filhos ficaram com a missão de ir todos dias ver as galinhas, tirar os ovos, ver a água e a ração. Por casa missão cumprida recebem uma carta Magic aleatória à sua escolha da coleção do pai 😅

Também tento o mesmo com o meu, os ovos já consigo que vá buscar. Agora ração e água já é outra história 😅
    Off topic, também fui viciado nas cartas Magic. Tenho enorme coleção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  7.  # 647

Procura apor traça do tomateiro , eu pensei que fosse queimado mas se está comido e fica a parte transparente pode ser traça .
  8.  # 648

Sim, olhando de perto a parte inferior parece ter sido comida/raspada. Mas não vejo nenhum insecto por lá... Pode também só ter necrosado e por outras razões e ficado assim.
  9.  # 649

E não é que até nas cebolas tenho lesmas??? Exemplo no circulo vermelho, mas vi lá mais, muitas... Rais me parta! Já meti um bocado de granulado moluscicida. E provavelmente seria boa ideia uma calda bordalesa, não? Com este tempo de m*** de frio - chove - sol e calor - chove e está frio, vai tudo ao ar...
      IMG_20240402_162631.jpg
  10.  # 650

Quem me dera ter cebolas como essas. Para mim estão ótimas, é ir arrancando e comendo. Não andava a carregar o terreno com mais químicos, sendo que não estou a ver o que poderia valer aí a calda bordalesa.
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 651

Colocado por: jorgandAlguma coisa de horta em portugal nestes dias de pascoa ,agora vou começar aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Messenger_creation_10944497-6573-4d69-90eb-4bed725a14b4.jpeg
      Messenger_creation_ee39f9d0-228a-451f-866b-9c0f90f644fd.jpeg
      Messenger_creation_6bb45bcc-ca4e-40e3-a966-2846e88fc33f.jpeg

Fiquei curioso com a 2ª foto, Jorge. Tanto quanto conheço, planta-se o cebolo encostado à terra (deitado, como está na foto) quando se usam os centos/molhos, onde a raiz está solta de qualquer terra. Encosta-se porque não tem sustentação, uma vez que só se enterram as raizes. Depois destas agarrarem, a propria planta endireita-se sozinha. Mas tem aí um tabuleiro e a plantação costuma ser diferente: fica logo na vertical porque é só mudar o torrão de terra de sitio...

Vocês plantaram o cebolo de tabuleiro (com os torrões) deitado, tiraram a terra das raízes ou são 2 lotes diferentes de cebolo? :-)
      Messenger_creation_ee39f9d0-228a-451f-866b-9c0f90f644fd2.jpeg
  12.  # 652

Eu plantei direito, com o torrão intacto na medida do possível.
  13.  # 653

Para os apreciadores de rosas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Screenshot_2024-04-04-11-18-18-929_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2024-04-04-11-18-30-033_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2024-04-04-11-18-40-929_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  14.  # 654

Mais
      Screenshot_2024-04-04-11-17-54-319_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2024-04-04-11-18-07-112_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  15.  # 655

Colocado por: Casa da HortaQuem me dera ter cebolas como essas.

Quem me dera ter a capacidade de manter as cebolas assim sem erva.
  16.  # 656

As cebolas só estão assim porque arranquei as ervas 2x, não é por obra do espírito Santo 😉.

Que rosas bonitas! Eu plantei 5 roseiras há dias e ontem já vi que tinham sofrido com este tempo maravilhoso... Tinham algumas folhas negras/secas. Eram roseiras de vaso bem enraizadas e foram plantadas do vaso diretas no solo. E nem tinham muita rama, estavam a começar a rebentar... Aplica calda bordalesa? Estou a fazer uns litros para ver se amanhã dou uma aplicação a algumas coisas e também posso aplicar nas roseiras.
  17.  # 657

Eu tirei as ervas às minhas Cebolas umas 4 vezes,colhi ontem as cebolas e tive que andar à procura delas no meio das ervas.

Em relação às roseiras, não aplico nada. A minha mãe insiste que tenho que dar adubo, mas eu deixo andar. Hoje reparei que estavam com algum pulgão nuns botões, vou esperar mais um dia ou dois antes de decidir se trato ou não.
  18.  # 658

Os novos inquilinos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta, pcspinheiro, zero07
      Screenshot_2024-04-04-14-12-39-831_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  19.  # 659

Acho que queimar a cal correu mal, devo ter adicionado demasiada água logo á partida. Aquilo fez uma espécie de flocos e precipita rapidamente. A não ser que seja do pH demasiado alcalino e depois normalize com a adição do sulfato de cobre? Alguém?
  20.  # 660

Usou cal viva ou cal hidratada?

Tente usar cal hidratada (hidróxido de cálcio) em vez da cal viva (óxido de cálcio) típica de construção. Não deve ter problemas em arranjar disso no seu trabalho, digo eu.

Adicionado: também é possivel adquirir os dois tipos de cal nas lojas de bricolagem.

0.2252 seg. NEW