Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Bem, é fácil perceber onde saem os grelos, não se adivinha é quais vão sair... Vou fazer isso na garagem, meto lá espalhadas com algo húmido por cima.
  2.  # 742

Diria que alguma luz indireta até ajuda a grelar... agora ao sol não...

Ainda quem quem plante cortadas, goste de deixar sarar o corte, mas julgo q apenas ao ar.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 743

Colocado por: pcspinheiroPara grelar as batatas, posso deixar lá espalhadas no terreno? Ao sol ou á sombra?
    cada vez mais acredito no poder da lua para uma coisa , batata de sementes aluada ( lua cheia ) fica sem bicho e dura mais produzindo plantas mais bonitas e mais fortes , a batata pequena wue quero guardar para semente quando estou a tirar batata fica na terra apanhando Lua debaixo de chuva como que meio abrigada encostada a parede dentro de uma caixa ... Fica a dica .
  4.  # 744

Colocado por: Casa da Hortaficam verdes e isso não ajuda nada.
    é precisamente o contrário em relação á qualidade da semente , provocar grelo á força é que não ajuda nada para uma boa colheita , agora pegar numa batata madura que sabemos que vai precisar de ir para a terra num determinado mês e ela não quer grelar porque está em local fresco e arejado é que se muda para um sítio quente e humido , por cá basta molhar ( pouco) a batata e folocar em uma saca de serapilheira para deixar aquecer e respidar sem apodrecer mas isso só em batata madura . A lua fortalece a batata de sementes , não apodrece durante a germinação e às vezes durante todo o ciclo da batateira , elimina os bichos porque cria um ácido ( verde ) e a planta que provem daqueles grelos são mais saudáveis .
  5.  # 745

Olá!

Vinha aqui colocar uma pergunta sobre árvores (sensível no tempo): em suma, encontrei um local onde depositaram um monte de ciprestes (creio que italianos) já com um tamanho bem grande: alguns a tocar nos 3 metros, outros com cerca de 1.5metros, etc. Como era lixo e estavam aparentemente saudáveis, enchi o carro e tenho um montão deles aqui no quintal.

Evidentemente, não foram arrancados da maneira correcta. Os mais pequenos ainda têm raízes razoáveis e creio que sobrevivam mas os grandes têm muito pouca raíz. A maior parte deles não tinha qualquer terra agarrada.

A minha questão é: como é que maximizo a probabilidade de sobrevivência dos mesmos? Para já, têm todos as raízes em água e estão a maior parte do dia à sombra. Já coloquei 4 e fiz uma cova, meti estrume no fundo que tapei com uns centímetros de terra e enchi novamente. Mas para os restantes: há alguma coisa que possa fazer? Existe algum produto que maximize o enraízamento? Algum adubo especial que deva colocar?

Há uns tempos fiquei muito triste porque não consegui ir buscar uma oliveira mas agora saiu-me esta sorte! :)
    Um grande obrigado desde já, de mim e dos ciprestes! eheh
  6.  # 746

Colocado por: rafaelisidoroé precisamente o contrário em relação á qualidade da semente , provocar grelo á força é que não ajuda nada para uma boa colheita , agora pegar numa batata madura que sabemos que vai precisar de ir para a terra num determinado mês e ela não quer grelar porque está em local fresco e arejado é que se muda para um sítio quente e humido , por cá basta molhar ( pouco) a batata e folocar em uma saca de serapilheira para deixar aquecer e respidar sem apodrecer mas isso só em batata madura . A lua fortalece a batata de sementes , não apodrece durante a germinação e às vezes durante todo o ciclo da batateira , elimina os bichos porque cria um ácido ( verde ) e a planta que provem daqueles grelos são mais saudáveis .

É mais ou menos como faço, como não tinha saca meti uma fronha de micro-fibra que tinha para ali e lá cresceram elas
  7.  # 747

Colocado por: NTORIONDiria que alguma luz indireta até ajuda a grelar... agora ao sol não...

Ainda quem quem plante cortadas, goste de deixar sarar o corte, mas julgo q apenas ao ar.
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro

Uma vez decidi seguir a sugestão de deixar curar o corte da batata, ficaram uma noite a sarar. Fiz 3 regos com elas e 1 da mesma batata mas sem corte. O rego inteiro nasceu todo, dos 3 das cortadas nasceram 3 batateiras! A partir daí são cortadas no momento em que vão para a terra e têm nascido todas (há sempre uma ou outra que não mas também acontece com inteiras).

Não sei, pode ter sido azar ou coincidência, mas enquanto continuarem a nascer bem da forma que tenho feito, não vou andar com mais experiências.
  8.  # 748

Colocado por: tgferreiracomo é que maximizo a probabilidade de sobrevivência dos mesmos?

Em todo o lado está escrito que o potássio é fundamental a um bom enraizamento. E a melhor, mais barata e natural forma de dar este elemento à terra é aplicar cinza na caldeira da árvore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  9.  # 749

Colocado por: Casa da HortaO rego inteiro nasceu todo, dos 3 das cortadas nasceram 3 batateiras! A partir daí são cortadas no momento em que vão para a terra e têm nascido todas (há sempre uma ou outra que não mas também acontece com inteiras).
    não há regra sem excepção , existe factores variantes que podem provocar o fenômeno , humidade da terra , do ar , tempos que se seguem com excesso de água ou a falta dela , sempre se curou a batata porque um golpe seco é mais fiável que um golpe fresco .
  10.  # 750

Colocado por: rafaelisidoronão há regra sem excepção , existe factores variantes que podem provocar o fenômeno , humidade da terra , do ar , tempos que se seguem com excesso de água ou a falta dela , sempre se curou a batata porque um golpe seco é mais fiável que um golpe fresco .

Certo Rafael. Faz sentido e tinha ressalvado que poderia ter sido azar ou fatores desfavoráveis. Mas como tem resultado sem deixar o corte sarar e até me faz perder menos tempo, tenho feito assim.

Fiquei curioso com a questão da lua cheia na batata que se quer para semente. Vou tentar lembrar-me quando for altura. Obrigado
  11.  # 751

Colocado por: Casa da HortaFiquei curioso com a questão da lua cheia na batata que se quer para semente. Vou tentar lembrar-me quando for altura. Obrigado
    altura em que se tira é que se mete a apanhar lua cheia , ou seja apanhas umas pequenas para semente e encostas a uma parede numa cx até ficarem bem verdes depois guardas até ter grelo para semear , se queres outro conselho guarda-as no galinheiro mete uma rede dura por cima de modo as galinhas de deitarem em cima de modo a estrumarem aquilo tudo ... Vais ficar encantado com o resultado !
  12.  # 752

E não é que me esqueci das batatas no terreno, por baixo de uma laranjeira?... 😒
  13.  # 753

Estava aqui a pensar; deixar as batatas num local escuro e húmido é o mesmo que as deixar debaixo da terra, tal como acontece normalmente na natureza, em que as batatas de um ano são a semente do outro e ninguém as desenterra para voltar a enterrar quando grelam. Por isso, qual a desvantagem de as plantar logo (para além de não se saber quais vão grelar eficazmente, claro)? Mesmo para as cortar, é fácil ver onde estão os "olhos" de onde sairão os rebentos vegetativos. Opiniões?

Estou tentado a simplesmente preparar a terra. plantar as batatas e pronto...
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 754

Colocado por: pcspinheiroEstava aqui a pensar; deixar as batatas num local escuro e húmido é o mesmo que as deixar debaixo da terra, tal como acontece normalmente na natureza, em que as batatas de um ano são a semente do outro e ninguém as desenterra para voltar a enterrar quando grelam. Por isso, qual a desvantagem de as plantar logo (para além de não se saber quais vão grelar eficazmente, claro)? Mesmo para as cortar, é fácil ver onde estão os "olhos" de onde sairão os rebentos vegetativos. Opiniões?

Estou tentado a simplesmente preparar a terra. plantar as batatas e pronto...
    a batata para não grelar precisa de estar a 4 graus mais que isso fará parte da experiência ...
  15.  # 755

Colocado por: pcspinheiroPor isso, qual a desvantagem de as plantar logo

Não vão nascer em 15 dias (quando está calor e têm pouca terra até numa semana aparecem) como é suposto, mas tirando isso é avançar. Para cortar precisa mesmo saber onde vão desenvolver os grelos (cuidado para não confundir com o pé de onde estavam ligadas à mãe).
    Se quiser mostre uma foto, mas não é habitual ver batata à venda já com grelos bem definidos.
    É a minha opinião, mas faça como lhe apetecer, nascem na mesma.
  16.  # 756

Ora batateiros de serviço, aqui estou.
    Hoje no Continente havia um saco de batata bio à minha espera.
    Não fiquei muito convencida com o nome que dão "batata de conservação branca variedade Acustic", mas não tinha outras opções.

Para confirmar, a vermelho temos o cordão da mãe e a verde os futuros brotos, certo?!
      Screenshot_20240412_133419_Gallery.jpg
      Screenshot_20240412_133320_Gallery.jpg
  17.  # 757

Caramba, nem de propósito para me desmentir... A Marize com umas batatas acabadas de comprar e já bem greladas :-)
    As da Marize são o ponto mínimo que meto na terra. Essa cortava em 2 pedaços (para 3 parece-me, pela foto, pequena). Os 3 pontos assinalados são grelos, o pé que a ligava à mãe é uma coisa seca.
      Screenshot_20240412_133320_Gallery.png
  18.  # 758

Luis, confesso que continuo um bocadinho amuada por causa de não ter batatas exclusivas 😒 vou ter de plantar uma qualidade sem nome pomposo, mas vá, como encontrei à venda já me posso parar de lamúrias.

E por falar em nem de propósito, a Eco Aldeia que seguimos, publicou um video sobre como plantar sem cava e a cobrir com fitas e acho que vou arriscar.

Vou borrifar estas e deixa-las no escuro até à próxima semana e isto ou vai ser um caso de sucesso ou um pitéu para os javalis 🐗🥔👌

(quem quiser espreitar o video aqui vai https://www.instagram.com/reel/C5qQVY0Nefr/?igsh=MXByYmxiM3Zqc2p3cQ== )
  19.  # 759

Colocado por: marizepcspinheiro> sempre ouvi dizer que mais vale um que mande bem do que três que façam mal feito 😎

O meu pai costuma dizer: "Manda e faz e ficarás bem servido!" 😊
    Concordam com este comentário: marize, pcspinheiro
  20.  # 760

Colocado por: Casa da Horta
    Em todo o lado está escrito que o potássio é fundamental a um bom enraizamento. E a melhor, mais barata e natural forma de dar este elemento à terra é aplicar cinza na caldeira da árvore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

Obrigado, CDH! Vou já espalhar um pouco nas caldeiras. Nas próximas semanas/meses, já deve dar para ter uma ideia de quais vão sobreviver e quais não conseguem. Depois assim que tiver isto mais compostinho, venho aqui deixar umas fotos para a malta ver :)

0.3099 seg. NEW