Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da HortaNão consigo ficar indiferente a estas paisagens. É uma imagem de marca do Ribatejo, as searas do tomate da indústria. São hectares a perder de vista e vai tudo para a fábrica da Compal de Salvaterra e Almeirim. Este fica no meu caminho de trator mas não o conheci a tempo de ir lá buscar uns pés (que sempre ficam desperdiçados nas beiras da seara), a ver se vou lá quando estiverem maduros. Trago 3 ou 4 para guardar a semente. Gosto muito deste tomate para cozinhar, mas é muito difícil arranjar pés à venda!
      IMG20240607142402.jpg

Eu ia muito a Coruche (origem da família) e ao fim de semana era uma seca ir atrás dos tratores/atrelados cheios até acima de tomate. Era vê-los cair nos solavancos e as estradas cheias de tomate esborrachado🤣.
    Família dizia que ia para fábrica do ketchup, não sei onde era.
    Ainda hoje me lembrei disso é engraçado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2. Ontem de manhã a enxotar um pardalito vi que já estavam 4 feijões a brotar. No fim do dia já estavam dois regos e hoje começou a aparecer o terceiro que era de outro tipo.
    Espero até amanhã por aparecerem todos e se não o fizerem, semeio os lugares que ficaram em vazio.
    Está chuva durante a noite também os fez dar cá um pulo!
      compressed_1717839683336.jpg
  3. Aqui deve ter chovido bem pesado, a julgar pela lama nas plantas.

Hoje apanhei este bandido preso na rede dos mirtilos. Teve sorte ser eu e não o gato que lá costuma andar.

E esta planta de courgette, hã? A quantidade de fruto é épica, nunca tinha visto tal. Apanhei 4 de uma vez!
    Concordam com este comentário: Dacepa, Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Compress_20240608_130549_9260.jpg
      Compress_20240608_130549_9907.jpg
      Compress_20240608_130550_0551.jpg
  4. Colocado por: pcspinheiroTeve sorte ser eu e não o gato que lá costuma andar.

Mais sorte que uma cobra pequena que estava escondida debaixo dos rolos de relva. Escondeu-se naquela erva mais alta mas agora os meus 4 gatos não largam o sítio. Acho que lhe vão fazer a folha.

Já não podia ouvir os garotos a pedir para montar a banheira! Daqui a bocado chegam da catequese e missa e vão direitinhos para lá, apesar do frio!
      IMG20240608184438_copy_2800x1260.jpg
      IMG20240608162142_copy_2800x1260.jpg
      IMG20240608161350_copy_2800x1260.jpg
  5. Colocado por: pcspinheiroesta planta de courgette, hã? A quantidade de fruto é épica, nunca tinha visto tal. Apanhei 4 de uma vez

Parecem trigemeas.... A courgette para a sopa dá pra congelar
  6. A chuva de ontem fez-me andar de manhã a dar calda bordalesa nas batatas. O ideal era ter sido antes, mas nem sempre há tempo. Também dei enxofre molhável nas videiras, que começavam a dar os primeiros sinais de oídio.

Outra volta a tirar erva às cebolas, é impressionante como cresce! Mas ao menos estão boas, vou ter muita para o negócio 😉

Por falar nisso, ontem tornei-me o fornecedor de batata para a família que tem uma loja agrícola aqui na vila. Quem diria? O menino da cidade que chega armado em agricultor sem Milraz! Tanta publicidade fiz que os levei a experimentar, e a verdade é que gostaram! Ontem fui lá levar 30 kg para consumo do casal e familiares.

Por cá a usufruir desta maravilha que é trabalhar no concelho de Oeiras, que de vez em quando tem o feriado municipal à 6a. Que depois apanha o 10 junho à 2a e dá 4 dias no campo ☺️
  7. Colocado por: Casa da HortaA chuva de ontem fez-me andar de manhã a dar calda bordalesa nas batatas. O ideal era ter sido antes, mas nem sempre há tempo
    o ideal é hoje , porque antes ela tinha sido lavada ( não é penetrante ) , também o perigo não é quando há chuva mas sim quando vem o sol depois da chuva , principalmente se for chuva fraca que nao arrefeça a terra ...
  8. Eu desta última vez juntei algum leite gordo na calda bordalesa, para ajudar a colar às folhas. E acho que ajudou de facto, mas ficou um certo cheiro a leite estragado nessa área...
  9. Colocado por: rafaelisidoroo ideal é hoje , porque antes ela tinha sido lavada ( não é penetrante ) , também o perigo não é quando há chuva mas sim quando vem o sol depois da chuva , principalmente se for chuva fraca que nao arrefeça a terra ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Hoje estou a pensar dar o leite com bicarbonato, mais para o final do dia. A calda bordalesa, segundo li, desde que tenha duas horas sem chuva depois de aplicar, já vale a pena.
  10. Colocado por: Casa da Horta
    Hoje estou a pensar dar o leite com bicarbonato, mais para o final do dia. A calda bordalesa, segundo li, desde que tenha duas horas sem chuva depois de aplicar, já vale a pena.
    não são sulfatos penetrantes , quando vem a chuva lava tudo , ou arriscava-se a aplicar uma calda bordaleza tipo ridomil 😂
  11. Não resisti a partilhar esta piadola:

.https://www.instagram.com/reel/C7XG0cLIhWU/?igsh=MWo3N3hhb2hhbnI2dQ==
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, Vítor Magalhães
  12. 🤣🤣🤣🤣
  13. Colocado por: rafaelisidoronão são sulfatos penetrantes , quando vem a chuva lava tudo , ou arriscava-se a aplicar uma calda bordaleza tipo ridomil 😂

Ridomil nem pensar! Depois como mantinha o meu negócio que se baseia em vender mais caro batata livre disso?
  14. Este é todo o melão e melancia que vou plantar este ano. E até já vai tarde. O nível de crescimento da erva, neste ano, resfria-me as ideias de plantar à farta. 15 melão branco do Ribatejo, 10 melancia riscada e igual quantidade da preta. Chega bem! Até pimento este ano estou atrasado, têm menos de 1 mês (não estão nas fotos).

A minha mulher está radiante com aquele espaço com abóbora, milho e feijão. Eu prefiro cada macaco em seu galho, mas não há como negar que está tudo bonito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      IMG20240609180539_copy_2400x1080.jpg
      IMG20240609180436_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240607091237_copy_1080x2400.jpg
  15. Depois do fracasso da cebola temporã, a tardia vai muito bem. Hoje consegui acabar a volta da erva e quero acreditar que foi a última.

O coração de boi também me está a deixar animado. Depois da cara feia da fase inicial, parece que o leite com bicarbonato está a resultar. Se não ficarem todos com podridão apical, e esta variedade é de dar pouco (que prefiro), acho que vou apanhar boas barrigadas de tomate.
      IMG20240609175952_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240609180218_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240609175919_copy_3000x1350.jpg
  16. Já há aí tomates a amadurecer?😍
  17. Do cherry até já se vai comendo. Estes coração de boi já a mudar de cor são os tais primeiros do tomateiro que costumo cortar. Estes passaram. Não devem saber muito bem...

Para despedida dos 4 dias maravilhosos a foto dos regos Marize e Ágata, com a figueira do diabo a tomar conta 😉
      IMG20240610103715_copy_1350x3000.jpg
  18. Não quero ser intriguista, mas vê-se bem que as rezadas estão bem mais viçosas 😎
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  19. Colocado por: marizeNão quero ser intriguista, mas vê-se bem que as rezadas estão bem mais viçosas 😎
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Sem dúvida. Menos atacadas do míldio, mais floridas, mais verdinhas, mais altas. Vão dar melhor. De qq maneira, o ciclo da batata branca (Ágata) é mais curto, pelo que podem (estão) já na fase descendente da planta.

Não queria estar já a levantar a questão mas estou desconfiado que vamos ter problemas e perder alguma quantidade. Usei um sistema de plantação diferente, primeira vez, e acho que cometi um erro. A semente ficou pouco enterrada e, quando as batatas crescerem e a rama murchar, vão ficar verdes da exposição ao sol.
    Se houver alguma reza... 😜
  20. IMG-20240610-WA0004
    IMG-20240610-WA0003
    IMG-20240610-WA0002

Já começam a aparecer em força
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, pcspinheiro

0.7131 seg. NEW