Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 24 junho 2024 editado
    Obrigada Ntorion! Vou deixando que as maçãs se orientem per si 😎

Tem aí uma bela quantidade!!
    Eu quando fomos regar aproveitei para apanhar algumas, estas acho que vou experimentar fazer doce também (só apanhei as nais escuras e são todas intragáveis) 🫥
      Screenshot_20240624_225352_Gallery.jpg
  1. Nunca experimentei doce dessas amoras e, uma vez que as provei frescas, não gostei... Não estariam bem maduras, mas estou tão habituado ao sabor das selvagens!
    • marize
    • 25 junho 2024 editado
    pcspinheiro> garanto que se forem iguais a estas nem bem maduras ficam boas, mas a compota está super aprovada 🤤

NTORION> se não for secreta, depois passe-me a sua receita por favor🙌

Como só tinha 500g fiz meio a olho, com quase 300g de açúcar e 3 colheres de água.

Deixei ferver e depois reduzi o fogo e ficou mais uns 30min (estava extremamente líquida e nesta fase arrependi-me bastante de ter posto água).

Passei a varinha mágica e juntei uma colher de sopa de sumo de limão e começou logo a engrossar "gelidificar" 😳 fiquei impressionada porque a minha avó dizia que o ponto das compotas/geleias só se conseguia 2dias depois (se calhar fiz marmelada de amora sem querer 😅).

Já tenho dois frascos a arrefecer para guardar e o outro em teste drive 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
      compota.jpg
  2. Colocado por: marizepcspinheiro>garanto que se forem iguais a estas nem bem maduras ficam boas, mas a compota está super aprovada

Parece-me que essas são das que a planta não tem espinhos? Se forem efetivamente são menos saborosas.

Colocado por: marizeNTORION>se não for secreta, depois passe-me a sua receita por favor🙌

Não tenho receita, sempre me ensinaram que leva 0,5 a 1kg de açúcar por kg de fruta, mas eu meto bem menos, uns 250g e fica bom.
    Pau de canela ou casca de limão/lima tb uso às vezes, neste não meti, mas a optar iria para o pau de canela.

Regra, nunca adicionar água, nunca.

Triturar tb nunca deu grande resultado, o doce demora tempo.

Sempre em lume brando, 2 a 3h, mais para as 3h, até fazer estrada ou ter a consistência desejada.

Truque para conservar, escaldar frascos e tampas em água a ferver, limpar bem, encher o máximo possível, colocar a tampa e inverter o frasco, duram anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3. Das minhas amoras também só como o que pássaros deixam.
    E se amadurecem são boas (versão picos).
    Agora dos melhores gelados que comi foi eu ter feito com amora, leite condensado(tira o problema do amargo 🤣🤣🤣) e natas.
    Ver se faço este ano ...
  4. NTORION> as que mostrei ontem são das de espinho, estas ainda verdes são das sem espinho.

De qualquer modo vou ter de descobrir a quantidade do sumo de limão porque não o pus pelo sabor, mas sim pela textura e ele está (literalmente) de cortar à faca 😅

Dacepa> leite condensado é tipo ovos moles, o resto é feitio na receita! Qualquer coisa que acompanhe fica bom 🫣
      Screenshot_20240625_080958_Gallery.jpg
      Screenshot_20240625_080950_Gallery.jpg
  5. Colocado por: marizeAcontece que ela está mesmo muito carregada e não sei se deva seleccionar algumas maçãs para as outras crescerem?!?!
    Como funciona?
    Elas empurram-se ou nós é que temos de remover algumas???

Num primeiro ano também não tirava nenhuma. Fica com o conhecimento que é melhor que qualquer sugestão nossa. No próximo ano já pode adaptar e decidir. Se este ano ficarem pequenas e sem doce é porque precisa desbastar a macieira. A doçura é que determina se precisamos tirar ou não, o tamanho já se sabe: quanto menos quantidade maior o calibre e é assim em todo o lado e em todas as fruteiras.

De qualquer maneira, a tirar algumas é pelas mais pequenas, claro. E muito antes do estado em que estão na foto.

Sabe que aquele pessegueiro leproso é um Paraguaio, não sabe? Tão só o melhor pessegueiro do mundo ;-)
  6. Muito agradecida pelas dicas Luís! E sim, quando tirei a foto apercebi-me que ou seria um paraguaio, ou estaria ainda mais defeituoso do que eu pensava! A ver se o vamos conseguir provar ❤
  7. Bom dia

Algum do pessoal que por cá anda, já teve necessidade de lidar com ratazanas, ratos, etc. Estou a pensar comprar um aparelho deste género, https://www.leroymerlin.pt/produtos/best-sellers/best-sellers-de-jardim/repelente-ratos-e-ratazanas-ultrasonico-14811041.html

será que resulta?
    É que tenho um muro alto onde vai «cair» um telhado de uma churrasqueira, casa de forno, etc. e como tem forro, ouço ao final do dia os bichos a caminhar e ratar por lá. É telha de barro e tem sítios por onde entrar, é impossível vedar, há remates enviesados por baixo de uma somalha da casa, enfim. Será que estes aparelhos funcionam mesmo?
  8. Pelas avaliações muito fracas, diria que não. O que funciona mesmo com ratos é a mesma coisa que mantém muitos humanos a funcionar: a warfarina...
  9. Colocado por: pcspinheiroHoje dei com duas coisas que nao gostei:
    - alguns tomates podres com lagartas verdes dentro (nunca tinha visto lagarta nos tomates)
    - imenso piolho preto nas acelgas!

Tive um problema semelhante com uns tomateiros que plantei no canteiro lá em casa, nomeadamente cherry e chucha.
    Primeiro foram os piolhos, que resolvi com uma mezinha de sabonete liquido e vinagre branco.
    Depois veio a lagarta verde (em pequena) e castanha já em tamanho adulto, pareciam bichos da seda. Esta ultima foi um trabalho de catar manualmente. Tive inclusive um ou outro tomate furado (cherry). O tomate chucha passou incólume.
    Agora tenho algumas folhas com manchas amareladas/acastanhadas que julgo ser mildio. Vou aplicar uma mezinha caseira a ver se resolve.
  10. As lagartas nos tomateiros, estranhamente, não andavam a comer as folhas mas estavam dentro dos tomates. Tinham um furinho (por onde certamente foi posto o ovo). A folha parece-me bem, mas há dias removi algumas já menos bonitas na base das plantas. Deixou os belos tomates mais visíveis :-) Estou mortinho por meter os dentes naquele primeiro! Ontem estive mesmo para o apanhar, mas decidi ter paciência e dar-lhe mais um par de dias. E já se notam mais a caminho!
  11. Colocado por: luisrdsAlgum do pessoal que por cá anda, já teve necessidade de lidar com ratazanas, ratos, etc.

Quem é que não teve? Em casas de campo ou com quintal, ratos e ratazanas são inevitáveis. Tive uma situação semelhante numa cozinha de um anexo, que resolvi com pastilhas de raticida. Se não tem acesso ao forro por baixo, é levantar ligeiramente uma telha e mandar para lá umas pastilhas.

Melhor e mais infalível que o raticida são as boas ratoeiras com queijo. Uso umas mais mais pequenas com ótimos resultados para os ratos/ratitos.
    Há umas muito boas para ratazanas que vêm com um produto qualquer irresistível para elas. São iguais às dos ratos mas maiores.

Não é bonito nem muito à PAN, mas se alguém me mostrar uma alternativa que funcione sou todo ouvidos. Esses aparelhos até podem funcionar de início, mas depressa se habituam às ondas e as passam a ignorar porque não lhes fazem mal.
      175445181_max.jpg
  12. Quão forte é a mola dessas engenhocas (e quão sensível é o mecanismo de desarme)? Apenas pergunto porque pode não ser para todos "acabar o serviço"...
  13. Colocado por: pcspinheiroQuão forte é a mola dessas engenhocas (e quão sensível é o mecanismo de desarme)? Apenas pergunto porque pode não ser para todos "acabar o serviço"...

O Pinheiro é cientista e precisa dessas medidas todas dos joules dos moles e mais não sei quê, mas eu só ouvi falar disso para passar no teste. Sei é que funcionam, e bem. Sei que são a melhor opção. Sei por experiencia e nunca tive de "acabar um serviço". Percebo a complicação e dificuldade (também não saberia como fazer), mas não é preciso. Basta deixar "o conjunto" 1 ou 2 dias, ou os que forem preciso, sem mexer.
  14. Já me fartei de rir! Só perguntei porque, se as images estão em escala real em relação aos bichos, a coisa parece pequenina, e a mandíbula não parece ter aquele ímpeto que as tradicionais de madeira e mola têm. Quem não levou já com a mola nos dedos ao armar uma?...
  15. Colocado por: NTORIONescaldar frascos e tampas em água a ferver

Como diria o outro..."não há nexexidade"
    Coloque no forno a 100ºC, em cima da grelha, e as tampas também durante 5m. É suficiente.
  16. Colocado por: luisrdsouço ao final do dia os bichos a caminhar e ratar por lá

Isso não será pardalada, a "aninhar" para passarem a noite?
  17. Colocado por: pcspinheiroa mandíbula não parece ter aquele ímpeto que as tradicionais de madeira e mola têm

Nem nada que se pareça! Tenho uma dessas e nunca a uso por ser mais perigosa, muito mais difícil de armar, maior em tamanho e menos sensível.
    Estas pretas precisam de pouco mais que a força de abrir uma mola de roupa (nem sei bem se não é menos!) porque funcionam com sistema que parece ser uma alavanca. Fecha rápido e com força suficiente para segurar um rato (mesmo os de tamanho dito normal/adulto) mas não fazem mossa séria em dedos humanos. Ao contrário das de mola com estrutura de ferro ou madeira.
  18. Essas de mola de madeira eu usava em miúdo para apanhar pardais e melros. Quem nunca comeu um arroz com pardais? 🙃
    Concordam com este comentário: joaomgf

0.7991 seg. NEW