Iniciar sessão ou registar-se
  1. Idem, punha todas as que havia em casa nas chapas de zinco em redor do galinheiro e era ouvi-las de manhã cedo a estalar. Depois era só fazer a colheita. Foi há tantos anos...
  2. Colocado por: Vítor MagalhãesEssas de mola de madeira eu usava em miúdo para apanhar pardais e melros. Quem nunca comeu um arroz com pardais? 🙃

Tempos maravilhosos da infância na aldeia. As crianças agora não devem conseguir entender como podíamos ser tão felizes com a excitação de ir ver as ratoeiras dos pardais... Felizes e realizados, sobretudo depois de fugir à guarda. Era uma adrenalina constante, porque já na altura era proibido e a minha aldeia sempre teve posto da guarda.

Chegava a apanhar mais de 100 por noite (com espingarda), mas era tudo para depenar e assar na grelha. Havia quem fizesse refugado mas arroz nunca tinha lido! Nunca gostei de nenhuma das maneiras, verdade seja dita. Era mesmo só pela excitação. Imagino que os adolescentes agora usem uma app qualquer.
  3. Angry birds 🤣🤣🤣
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Casa da Horta
  4. Tivemos uma infestação de ratos em uma casa onde morámos ha dois anos, aliás a infestação éramos nós, porque eles já la estavam claramente, mas só os descobrimos na primeira manhã com a nossa comida ratada e cocós por todo o lado.

Super funcional e só exige posterior afogamento, é uma espécie de gangorra de madeira que esta encaixada numa caixa (era um dispositivo, mas comprado em uma agriloja).
    O rato era atraído para o cheiro do queijo, entrava e com o peso aquilo fechava.

Não os matava, nós depois virávamos ao contrário e tinhamos de os atirar pra um balde com água em que morriam afogados (comiam primeiro).

Se encontrar deixo aqui (numa noite, só com um dispositivo apanhámos 4, só dava trabalho ao maridão que quando ouvíamos o barulho de madeira a subir, tinha de se levantar e ir virar a gangorra lá fora)
  5. Colocado por: Casa da Horta
    Tempos maravilhosos da infância na aldeia. As crianças agora não devem conseguir entender como podíamos ser tão felizes com a excitação de ir ver as ratoeiras dos pardais... Felizes e realizados, sobretudo depois de fugir à guarda. Era uma adrenalina constante, porque já na altura era proibido e a minha aldeia sempre teve posto da guarda.

Chegava a apanhar mais de 100 por noite (com espingarda), mas era tudo para depenar e assar na grelha. Havia quem fizesse refugado mas arroz nunca tinha lido! Nunca gostei de nenhuma das maneiras, verdade seja dita. Era mesmo só pela excitação. Imagino que os adolescentes agora usem uma app qualquer.

Normalmente a minha mãe punha-os no arroz, a maioria dos ossos eram comidos 😂😂😂
    Numa fase mais tarde da adolescência também já tinha evoluído para uma Diana de 4,5mm em modo sniper da janela da cozinha virado para o pomar, por vez mandava uns 5-6 abaixo antes de ir recolher a caça 🙃 E cheguei a matar um com um fisga 😁
    Uma coisa é certa, não o fazíamos por vandalismo. Hoje em dia é os putos é só chicletes, Coca-Cola e Mac...
    Concordam com este comentário: joaomgf
  6. Apanho? 🤤
      Compress_20240625_173439_9516.jpg
  7. Au point 👌
  8. Também me parece, mas a esposa disse para deixar mais 1 dia porque gosta mais madurinhos... Vim embora a salivar.
  9. Colocado por: pcspinheiroTambém me parece, mas a esposa disse para deixar mais 1 dia porque gosta mais madurinhos... Vim embora a salivar.
    amadurecem em casa longe das pragas .
    Concordam com este comentário: sousa80
  10. Colocado por: pcspinheiroTambém me parece, mas a esposa disse para deixar mais 1 dia porque gosta mais madurinhos... Vim embora a salivar.

Um bom dia para a esposa ter ficado no carro a ver youtube...
  11. Não veio á horta, erro meu de enviar foto. Amanhã apanho!
  12. Colocado por: pcspinheiroQuão forte é a mola dessas engenhocas (e quão sensível é o mecanismo de desarme)? Apenas pergunto porque pode não ser para todos "acabar o serviço"...

É bem forte, quase os corta ao meio... O chato é que para eles irem a esse isco não podem ter outra fonte de alimentação... Ou então aprendem que isso tb n é saudável...
    Até as acho sensíveis demais, pelo menos uma que tenho para as ratazanas, mal consigo colocar o isco.

Colocado por: barreiraComo diria o outro..."não há nexexidade"
    Coloque no forno a 100ºC, em cima da grelha, e as tampas também durante 5m. É suficiente.
    isso ainda dá mais trabalho, despejo uma chaleira de água a ferver, tem sido suficiente.
  13. Colocado por: pcspinheiroNão veio á horta, erro meu de enviar foto. Amanhã apanho!

Nunca é um erro envolver a esposa nas decisões 😉

Colocado por: NTORIONÉ bem forte, quase os corta ao meio... O chato é que para eles irem a esse isco não podem ter outra fonte de alimentação..

Um queijo bem curado e cheiroso é infalível, não querem saber de mais nada. Tenho apanhado imensos dentro do baú da comida das galinhas, com as ratoeiras pequenas com queijo.

As grandes, das ratazanas, não são boas para os ratitos. Já me aconteceu ficarem lá dentro e depois fugirem quando a abro.
  14. Colocado por: Casa da HortaAs grandes, das ratazanas, não são boas para os ratitos. Já me aconteceu ficarem lá dentro e depois fugirem quando a abro.

😆😆😆

Uso um pouco de chouriço, mas até já tenho apanhado pardais... Enfim

Para os ratitos uso umas da Amazon que devem ser o que a Marize descreveu... O problema é que os apanho vivos... E afogar ainda parece maior tortura. Por acaso agora andam por lá umas pequenas cobritas, pode ser que tratem deles
  15. Prós ratitos (tramelos) é cola.

Agora o caso que tenho é de certeza ratazana. O Teto falso é forro pregado com uns cms de espaço, pôr pastilhas está fora de questão, porque se morrem lá num canto nunca mais as tiro, pelo barulho serão bichos jeitosos, e o cheiro depois... O objectivo era mesmo afastá-las.
  16. Hoje o Inti entrou cozinha a correr e a fazer "brrrrrrrrr" e já sei que quando este gato "mia" a começar por "B" é porque traz um rato na boca.. por aí não há gatinhos trabalhadores?
  17. Colocado por: marizeHoje o Inti entrou cozinha a correr e a fazer "brrrrrrrrr" e já sei que quando este gato "mia" a começar por "B" é porque traz um rato na boca.. por aí não há gatinhos trabalhadores?

Pois, tinha cá um caçador nato, mas, infelizmente morreu atropelado. Nesse tempo não havia cá ratazanas.
    Concordam com este comentário: marize
  18. O meu pai tem a raça de gato mais predadora de pragas, a gata tricolor. É um predador apex, caça ratinhos, ratos e ratões, pássaros de toda a espécie e feito (menos as galinhas ou as pombas), lagartixas e lagartos, gafanhotos de 1 e de 10 cm e às vezes até dá mortais encarpados a caçar moscas em pleno voo. É magra que fere a vista sem passar fome, o meu pai deixa uma janela semi aberta para ela dormir na garagem e vence esse vão de mais de 1 metro da mesma forma e destreza com que passa por entre a parede e a maquina de secar roupa. É muito meiga, mas sabe impor os seus limites se lhe querem pegar ao colo ou fazer festas mais do que 5 segundos. Vive uma vida de meter inveja a muito gato de apartamento 💚
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  19. Colocado por: Vítor MagalhãesVive uma vida de meter inveja a muito gato de apartamento 💚

Agradou-me tanto esta frase... lembra-me dos meus 3 residentes efetivos, 1 residente efetivo de 2 metros, 2 visitantes de 10 metros e agora um novo de 20 metros. Livres, alimentados, cuidados (sabiam que 2 comprimidos para desparasitar custavam 14 euros?!) e até mimados! E mesmo sem fome vão eliminando ratos. Às vezes nem os comem, é mesmo do instinto. Na última vez que estive lá, à chegada, bem de noite, a Caçadora recebeu-nos com um bem grandito nos dentes :-)

Os metros representam a distância a que não fogem perante a nossa presença. Os 3 residentes efetivos deixam fazer festas se estiverem distraídos a comer.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.9053 seg. NEW