Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroQue eu veja, nada. Mas confesso que não tenho olhado com muita atenção. O que apanhou fungalhada com fartura foram as cebolas... têm as folhas mais velhas todas secas e parcialmente negras... Já comecei a deitar a rama de algumas e pode ser que sequem bem se o tempo mantiver quentinho.

As cebolas a ficar com rama seca já deve ser sinal de fim de ciclo.
    Não regue as batatas uns 15 dias antes de as apanhar. Ainda se lembra da variedade? Ou se são vermelhas ou brancas?
  2. As que nasceram foram as vermelhas, devo ter escrito algures qual a variedade. Já não as ando a regar há muito, mas o S. Pedro tem feito isso com fartura.
  3. Andava intrigado com esta batata Amandine. Vejo-o sempre a preço exorbitante como se fosse uma coisa exclusiva, top, gourmet. Procurei um saquinho com umas mais pequenas e vou plantá-las para provar. A ver.

Adorava que um de vocês fizesse o mesmo... Mas já não tenho grande ilusão 😭
      IMG20240627090811_copy_3000x1350.jpg
  4. Acho que essas foram umas das que tentei semear, mas não nasceram (por causa do mau tempo que esteve, imagino)
  5. Que bom!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, sousa80
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      Compress_20240627_093103_3091.jpg
      Compress_20240627_093103_3863.jpg
  6. Loga assim ao pequeno almoço? 😂
  7. Foi ontem ao jantar 😉
  8. Colocado por: pcspinheiroFoi ontem ao jantar 😉

Ah, ok. Não aguentou 😉
    E de sabor? Já perfeito ou ainda um pouco aguado?
  9. Sim, tinha que ser fresquinho acabado de apanhar! Estava muito bom, pensei que fosse mais aguado. Mas acho que os que amadurecerem com tempo mais quente e estável serão melhores ainda, Já há outros a caminho e ofereci o vizinho deste (está numa foto anterior) ao meu amigo da horta.

Entretanto acho que descobri o problema de alguns (bastantes...) morangueiros: bicho! Vi imensa terra levantada como que em bolinhas quase a cobrir a coroa de crescimento de um deles. Anda lá bicharada nas raízes a fazer estragos. Neste caso, e como já praticamente não tem fruto, acho que vou aplicar um insecticida geral e ver se recuperam para uma próxima. Caso contrário, vou começar a aproveitar os "runners" para renovar as plantas.
  10. Colocado por: pcspinheiroAnda lá bicharada nas raízes a fazer estragos.

Penso que sendo nas raizes o insecticida pode já não fazer grande coisa.. não serão toupeiras?
  11. Não creio serem toupeiras, é certamente algo pequeno. Os morangueiros estavam tão bonitos :-(

Estava a pensar literalmente regar com água com algum insecticida, para penetrar na terra...
  12. Colocado por: NTORIONisso ainda dá mais trabalho, despejo uma chaleira de água a ferver, tem sido suficient

é outra forma de o fazer, mas não está o tempo suficiente com os 100ºC.
  13. Carregadinhos! A expectativa 😅
      Compress_20240629_184548_8806.jpg
  14. Colocado por: pcspinheiroCarregadinhos! A expectativa 😅
      Compress_20240629_184548_8806.jpg

Está espectacular!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  15. Ainda estou meio agoniado da quantidade de erva que arranquei este fds. Calhou ter cá os meus pais e só isso valeu a estas batatas. Estavam condenadas! Em 15 dias ficaram cobertas por erva. Sozinho não tinha capacidade de as deixar como estão na foto. Ainda por cima carregadas de escaravelho. Um filme.

Se só o poderem fazer ao fds, não se metam nisto da agricultura. Pelo menos em 2024.
      IMG20240629142049_copy_2400x1080.jpg
      IMG20240629142232_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240629191727_copy_2400x1080.jpg
  16. Colocado por: Casa da HortaSe só o poderem fazer ao fds, não se metam nisto da agricultura. Pelo menos em 2024.

* Não se metam a fazer batatais para alimentar pelotões
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, rjmpires, NTORION, Peper87
  17. Ai Luis que não sei como segurou a sua mãe de arrancar a figueira do diabo 🤣
  18. Colocado por: Nostradamus

* Não se metam a fazer batatais para alimentar pelotões
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Tem razão, não era preciso tanta quantidade. Só que no trabalho da minha mulher também começaram a pedir batata e ainda são mais comilões que os do meu! Foi ela que deu a "ordem": vamos encher isto tudo de batata! Claro que agora só aparece lá para a apanha. Mas gosto dela na mesma. Ah, também ajuda a catar os escaravelhos.

O rego Marise esse continua fresco e fofo. Nem míldio, nem escaravelho, nada! Tem mesmo ali uma ajuda divina qualquer ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG20240629142529_copy_900x2000.jpg
  19. Colocado por: marizeAi Luis que não sei como segurou a sua mãe de arrancar a figueira do diabo 🤣

É mais o meu pai que as odeia, mas não o deixei deitar as mãos à que guarda as suas batatas ;-)

edit: notem que o rego da direita (variedade Ágata) já está praticamente seco (o verde que se vê é erva), bem ao contrário do rego Marise (Laura). No entanto, sejamos honestos, não desvalorizando o poder das rezas, o ciclo da Ágata é menor em cerca de 2 semanas. Ou seja, ficam prontas 15 dias mais cedo. Todas fazem os 3 meses daqui a 20 dias.

0.8105 seg. NEW