Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroAcho que disse que plantei 3 vezes e que era a última tentativa. As outras morreram com excesso de chuva... Estas últimas estão a crescer exponencialmente!

Não tenho nenhuma informação, mas agora que fala nisso vou investigar!

Cálcio parece fazer falta, por isso a minha nova amiga (leite e bicarbonato) levam sempre que faço um pulverizador.

No ano passado, a riscada (que parece ser a sua da foto) não tinha doçura e era mais casca e sementes que polpa. Por outro lado, a melancia preta era super doce mas vazia/oca. Vou ver o resultado este ano e partilhar o que aprender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, pcspinheiro
  2. Colocado por: Casa da HortaCálcio parece fazer falta
    na casca , quando abrem a casca principalmente os citrinos é a falta de cálcio mas associada á desregulação de água , ora em falta ora em excesso , noutros tempos já produzi muita melancia a agua é o primeiro causador do oco. Há culturas que ficam completamente estragadas só porque choveu demais nas ultimas duas semanas antes da apanha e se antes teve um curto período de seca só ajuda mais ao problema ... Numa cultura controlada só com rega isso não existe sem erro humano , também o teor de açúcar recai muito sobre a quantidade de água no fim de ciclo , quanto menos água mais polpa doce vai existir ... Terrenos muito fortes de matéria orgânica fazem crescer certas culturas acima da média como se fossem empurrados para crescer á pressa e mais uma vez se a água não for a correta vai dar asneira .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3. Colocado por: rafaelisidoroquanto menos água mais polpa doce vai existir

Praticamente em todos os frutos acontece isso.
  4. Colocado por: rafaelisidorona casca , quando abrem a casca principalmente os citrinos é a falta de cálcio mas associada á desregulação de água , ora em falta ora em excesso , noutros tempos já produzi muita melancia a agua é o primeiro causador do oco. Há culturas que ficam completamente estragadas só porque choveu demais nas ultimas duas semanas antes da apanha e se antes teve um curto período de seca só ajuda mais ao problema ... Numa cultura controlada só com rega isso não existe sem erro humano , também o teor de açúcar recai muito sobre a quantidade de água no fim de ciclo , quanto menos água mais polpa doce vai existir ... Terrenos muito fortes de matéria orgânica fazem crescer certas culturas acima da média como se fossem empurrados para crescer á pressa e mais uma vez se a água não for a correta vai dar asneira .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Vou tentar reduzir a água na fase final, faz tido o sentido.
    Vou também dar um adubo foliar com cálcio e boro, que também parece ser importante de acordo com o artigo do Pinheiro. Já polinizar à mão... Não tenho paciência. Só se for a minha mulher, que fez isso nos kiwi amarelos.
    Concordam com este comentário: marize
  5. Comecei a tirar o rego da batata branca Ágata. Podiam ficar mais uma semana ou duas, mas dá-me jeito para poder chegar mais terra e proteger do sol o rego da Marise.

Arranquei só metade porque amanhã fazemos anos de casados e, acreditem ou não, é das coisas que mais gostamos de fazer juntos!😉
    Deram 13 kg até ver, a maior parte pequena. Se chegar aos 25 kg de 3 de semente já é bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG20240705201713_copy_1080x2400.jpg
      IMG20240705201739_copy_2400x1080.jpg
      IMG20240705201804_copy_2400x1080.jpg
  6. Estas estiverem perto da perdição! Salvas por mim e pelo meu pai, com muita hora a tirar erva, escaravelhos, dar bordalesa e profertil.

Após uma semana estão fixes. O míldio não alastrou, cresceram e a praga está controlada. Valeu a pena.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
      IMG20240705194603_copy_2400x1080.jpg
      IMG20240705194507_copy_2400x1080.jpg
  7. 😋
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, marize, pcspinheiro, Vítor Magalhães
      IMG20240706162137.jpg
  8. Xi!!!
  9. Mais 18 kg, total de 31 de um saquinho de 3 kg comprado kg Lidl.

Muito bom. Ágata, a variedade de sabor mais adocicado que já conheci 😋
      IMG20240707121625_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240707121112_copy_3000x1350.jpg
  10. Que bela apanha! Na próxima semana vou tirar as minhas porque fazem quase 3 meses e a rama já "deitou" e está a amarelar. Não tenho grandes expectativas e tudo o que vier é bónus.

Por outro lado, já estamos na fase de não dar conta de tudo o que a horta produz; só hoje de manha apanhei uns 3 Kg de tomates, 4 belas courgetes(+ as grandes que foram para as galinhas), 4 pepinos algumas cenouritas (precisam de mais tempo), 2 beringelas, etc.
    O almoço foi costeletão de vitela grelhado com uma espécie de ratatouille toda da horta, maravilha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  11. Colocado por: pcspinheiroQue bela apanha! Na próxima semana vou tirar as minhas porque fazem quase 3 meses e a rama já "deitou" e está a amarelar. Não tenho grandes expectativas e tudo o que vier é bónus.

Por outro lado, já estamos na fase de não dar conta de tudo o que a horta produz; só hoje de manha apanhei uns 3 Kg de tomates, 4 belas courgetes(+ as grandes que foram para as galinhas), 4 pepinos algumas cenouritas (precisam de mais tempo), 2 beringelas, etc.
    O almoço foi costeletão de vitela grelhado com uma espécie de ratatouille toda da horta, maravilha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

É apanhar barrigadas de coração de boi agora, até enjoar 😜

Não quer arriscar a plantar mais um pouco de batata? Agora que devem ter acabado as chuvas?
  12. Colocado por: Casa da HortaMais 18 kg, total de 31 de um saquinho de 3 kg comprado kg Lidl.

Muito bom. Ágata, a variedade de sabor mais adocicado que já conheci 😋
      IMG20240707121625_copy_1350x3000.jpg
      IMG20240707121112_copy_3000x1350.jpg

Que maravilha!

As folhas de louro têm alguma função?
  13. Colocado por: rcd2023As folhas de louro têm alguma função?

Sim, afasta a traça da batata.
  14. E eu a pensar que o louro era um miminho para os cabazes da empresa!! 😎
  15. Colocado por: marizeE eu a pensar que o louro era um miminho para os cabazes da empresa!! 😎

Foi coisa que nunca me acorreu, perguntar aos meus fregueses se precisam de louro. Bem pensado ;-)
  16. Pode oferecer um raminho, fica bem ;-)

Queria perguntar uma coisa: tenho 4 plantas de melancia, 2 pretas e 2 riscadas. As pretas já tem 4 melancias grandes e outras pequenas aqui e ali, mas as riscadas (que até estão mais crescidas e viçosas), népias... não me lembro de ter visto uma única flor fêmea. Já vos aconteceu?
  17. Colocado por: pcspinheiroJá vos aconteceu?

Só tenho o exemplo do ano passado e nasceram as duas variedades ao mesmo tempo.

Pode oferecer um raminho, fica bem ;-)
    Não se podem queixar das ofertas... Duas pessoas pediram 1 alface (€1) e receberam tomate coração de boi, cherry, cebolas e 1 quarto de queijo feito pela minha mãe! Tudo produtos que tenho a mais e ia deixar estragar, assim ficamos todos contentes ;-)
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, marize
  18. Bem, recebi hoje a prova de que a batata não é para todos... Arranquei uns 4 kg da vermelha, algumas bem ratadas por bichos 😩. É o que é, vou esperar pela batata doce.

Por outro lado, as cebolas estão lindas, os tomates também, as berinjelas, courgettes, os pimentos carregadinhos. Ah, e as abóboras manteiga, são tantas e tão grandes, quase uma praga ao fundo da horta! Também já vi algumas Hokkaido, mas poucas. Não me posso queixar. Pena tenho dos morangos que estavam tão lindos e agora estão a definhar... Não sei que raio lhes deu. Apliquei algum insecticida na rega mas, até ver, não há resultados positivos.

Vou semear mais algum feijão na terra das cebolas, para grão "louro" (o tal grão ainda mole). Hoje ainda limpei de ervas mas não tive tempo de acabar de preparar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      IMG_20240708_224723.jpg

0.6529 seg. NEW