Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 10 agosto 2024 editado
    AJUDA URGENTE
    Acho que tenho um berçário de larvas de mosca 😳😳😳😳😳

1) não faço ideia se a mosca passa de ovo a larva, mas que alguma coisa está a nascer dali está

2) Contextualização: há umas duas/três semanas, comprámos em um Horto este "dispositivo" e umas embalagens deste produto (supostamente natural e preparado à base de restos de peixe), que a sra nos avisou que tinha um cheiro muito forte e que devia ser posto fora de casa porque todas as moscas seriam atraídas para ali.
    Basicamente mistura-se pó na água e levanta-se a tampa.

Ao fim de 2 dias zero moscas lá dentro e como não sentia grande cheiro (parecia odor semelhante à comida de tartaruga/peixe) puxei aquilo para dentro da cozinha.

Não me pareceu que funcionasse, atirei mais produto e pus por cima do frigorífico.
    Nunca mais me lembrei.

Hoje de manhã abri a porta da cozinha e senti um cheiro horrível, olhei para o dispositivo e fiquei toda contente porque parecia com algumas moscas.

Abri e 🤮🤮🤮🤮🤮 está cheio de larvas brancas enormes. Que carai é isto?!???!?!?!?!???!?!?! Fechei a tampa porque elas como rastejam vão estar a caminhar pela cozinha!

Alguém sabe o que se passa?!? Já vos aconteceu???
      Screenshot_20240810_121340_Gallery.jpg
      Screenshot_20240810_123743_Gallery.jpg
  1. Nesta ainda se nota melhor a festança que estão a fazer!
      Screenshot_20240810_125156_Gallery.jpg
  2. Larvas de mosca.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3. dasse... então mas mata-se uma e nascem centenas?!?!? que ganda treta...
    • marize
    • 10 agosto 2024 editado
    Colocado por: VarejoteLarvas de mosca.
    a melhor maneira de me ver livre disto é chapar-lhes água a ferver em cima? ou devo ir devolver à loja com bonus? 😅
  4. Isso funciona muito bem, apanho milhares com esse produto, até comprei 1 de kg, mas só uso na rua. Nunca tive esse problema.
    A diferença é que fiz eu as armadilhas, PQ essas desfazem-se ao fim de 1 ou 2 anos.
  5. NTORION | de quanto em quanto tempo muda a água?!
    Deve ter sido essa a questão, como achava que não estava a funcionar, nunca mudei!!!
  6. Um bocado desiludido por aqui. Quando estou 15 dias sem vir há sempre uma qualquer surpresa desagradável. As batatas que estão na altura de apanhar estão péssimas, as que que têm 15 dias nasceram poucas e já estão cheias de erva. As galinhas estavam sem água, 3 pintainhos com 1 mês desapareceram, as que estavam chocas tiveram 2 mas morreram.

Pior é a praga de formigas dentro de casa. Não é a inédito mas é a 1a vez que entram pelos tubos de eletricidade, tornando muito mais difícil irradicá-las. Circulam entre os interruptores e as caixas de derivação, um horror.

Pela positiva: bom tomate, boa cebola tardia (precisava mesmo deste bom resultado para esquecer o desastre que foi a temporã), feijão seco com muito menos lagarta, melancias enormes (ser grande é uma coisa, ser boa é outra, vamos ver). Melão, abóbora e batata doce também me alegram 😉

E mais me alegra ter mais 3 kg de princesa Amandine para plantar durante esta semana 😎
      IMG20240810165700_copy_2000x900.jpg
      IMG20240810165154_copy_900x2000.jpg
      IMG20240811162002_copy_900x2000.jpg
  7. Também fiquei com os pêssegos com larvas de mosca da fruta.

Qual é o melhor método para prevenir, principalmente mosca da fruta?
  8. Insecticida.
    • donn
    • 12 agosto 2024
    Neste foto da minha toranjeira, querem diagnosticar o problema com folhas amareladas? Comprei na feira esta primavera, portanto não estabeleceu se muito, mas a outra toranjeira de igual idade está relativamente verde. O solo aqui é calcário, embora geralmente dá para cultivar tomates etc. Adubei com casca de pinheiro e estrume de coelho.
      20240812_152900.jpg
    • donn
    • 12 agosto 2024
    Por quem gostar, mais fotos do quintal:
      20240812_154257.jpg
      20240812_153048.jpg
      20240812_152810.jpg
  9. Colocado por: marizeNTORION | de quanto em quanto tempo muda a água?!

Nunca mudei, por norma evapora. Eu só uso na rua, até pq o cheiro disso...

De qq forma, essas larvas conseguem sair da armadilha? Não é suposto.

Colocado por: VarejoteTambém fiquei com os pêssegos com larvas de mosca da fruta.

Armadilhas como as da Marize, há umas placas amarelas (atrativas) com cola que tb resultam e o mais eficaz, obviamente um inseticida, Starpride ou algo que se compre com cartão de aplicador.
  10. Colocado por: donnNeste foto da minha toranjeira, querem diagnosticar o problema com folhas amareladas? Comprei na feira esta primavera, portanto não estabeleceu se muito, mas a outra toranjeira de igual idade está relativamente verde. O solo aqui é calcário, embora geralmente dá para cultivar tomates etc. Adubei com casca de pinheiro e estrume de coelho.
      20240812_152900.jpg

Compre sulfato de ferro. É barato e de venda livre.
  11. NTORION | não vi nenhuma cá fora, mas já tenho a armadilha pronta a despachar no lixo.. não a consigo abrir 😅

nós costumamoa usar aquelas fitas que desenrolam, mas o João é alto e o teto da cozinha é baixo 😎
  12. Não vou mais usar plástico nos morangos. A erva nasce na mesma e dá muito mais trabalho a tirar.

Levou-me mais de uma hora a chegar a isto (cortei a parte de cima da erva milhã à tesoura) e ainda falta tirar o plástico! Sem ele eram 15 min.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG20240812194054_copy_1350x3000.jpg
    • donn
    • 15 agosto 2024
    Deitei um pouco deste sulfato de ferro. Não encontro qualquer informação.
    ---
    Melão "Casca de Carvalho", ca. 3 kg. Cor e aroma de tipo charentais; este é agradável mas não muito doce, mas é o primeiro ano de horta neste sítio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      20240815_082802.jpg
  13. O sulfato de ferro é espalhar umas 2 ou 3 mãos bem cheias pela caldeira. Se quiser melhorar o amarelo dos citrinos mais rápido, é enterrar um pouco de bom adubo azul 2 palmos afastado do tronco.

Esse melão é um excelente exemplar para 1o ano, muito bem.

Tenho estes últimos 3 kg de batata para plantar, não meto mais este ano. Dizem que assim é que deve ser, cortar e deixar sarar/secar o corte. Fiz uma única vez e correu mal (ao contrário das inúmeras vezes que cortar e plantar do mesmo tempo deu bem), mas como há 3 semanas plantei 8 kg e só nascerem meia dúzia, vou experimentar de novo o sistema de corte sarado.

Já tirei e meti para guardar algumas sementes do tomate da indústria.
      IMG20240815140901_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240813224749_copy_3000x1350.jpg
  14. Esses tomates da indústria são variedades híbridas. As sementes não devem gerar nada de jeito. Mas nada como experimentar.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    • donn
    • 15 agosto 2024
    Colocado por: Casa da HortaEsse melão é um excelente exemplar para 1o ano

Eu minto um pouco, pois havia favas o ano passado, que naturalmente deixaram o solo um pouco melhor. O resto é graças ao estrume de coelho. Não havendo horta em anos passados, ainda temos poucos pragas. Ano que vem, vou mostrar foto dos espargos a brotar

0.9422 seg. NEW