Colocado por: Casa da HortaÉ mesmo tentativa a todo o custo de ter esta variedade
Colocado por: Casa da HortaAté a senhora da feira nos disse que esta variedade é um bocado falsa
Colocado por: Casa da Hortaencontrou 3 variedades de rainha Cláudia que se fertilizam bem
Colocado por: NostradamusQuais os nomes?
Colocado por: Casa da Horta- As batatas...nunca ouviste dizer, «semeadas na lua cheia, cova cheia» ?!..
mas também se podem semear no crescente..
Colocado por: Casa da Hortaprincipais polinizadoras são: Hackman, Spurd Ente e Pocegaga.
(...)a variedade Hackmann foi a variedade polinizadora mais eficiente, pois foi ela que permitiu obter maior percentagem de flores fecundadas 0.94%. Nenhum dos valores obtidos pelas 3 polinizadores foi satisfatório registando-se 0.447% de flores fecundadas para a variedade Spurd Ente e apenas 0.061% para a variedade Pocegaga
Colocado por: Casa da Horta
Nem de propósito. As minhas batatas da estufa (3 kg de Agria e 3 kg de Alouette) foram plantadas dia 29 de dezembro. As da rua, 6 kg de Laura, dia 30. Portanto, mesmo sem saber, plantei na melhor altura, na lua cheia... Agora é cova cheia se faz o favor.
Colocado por: xiripiti
Comprou no nosso vendedor local? Viu o preço da batata? até me deu uma dor quando fui lá buscar
Colocado por: xiripitiPlantar com a Lua
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Na Lua Crescente a seiva é atraída para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta. é um periodo favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras. Boa altura para fazer enxertias e adicionar composto ao solo.
Na Lua Cheia os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos mas o plantio é desaconselhado.
Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar. Deve colher-se as sementes uns dias antes da Lua Nova.
Lua Nova as plantas têm baixa resistência às pragas e o plantio é desaconselhado.
Sim, no nosso sitio a 1,80 €/kg os 6 kg de ágria e alouette. Uns dias antes já tinha trazido 5 kg de Laura ao mesmo preço, mas da outra loja que fica perto da linha, deve saber qual é de certeza...
No Pelarigo comprei uma saca de 10 kg de Laura a 1,5 €/kg, já melhor. Mas no sábado passado fui à nossa loja buscar os 25 kg que tinha pedido para reservar, e não é que ficou a 1,30?!
Comprou Laura ou outra?
A ver se me lembro de vir a esta página sempre que tiver de plantar/semear alguma coisa. Fui sempre muito renitente a esta sabedoria, e fui dizendo que a melhor lua era a minha, que plantava quando podia (quando tinha tempo) e não pelas fases da lua.
Mas o meu vizinho da frente, homem muito experiente com largos anos de horta, disse-me que os alhos só se podiam plantar no minguante. Na altura dei a mesma importância que sempre dei, nenhuma, mas fiquei a pensar naquilo. Passado uns dias perguntei-lhe a razão e era para não espigar. Já me deixou mais atento porque, efetivamente, tenho tido alguns anos em que não espigam e outros que se fartam de espigar. Pode ser essa a razão, pode sim senhor. Portanto, acho que vou tentar ser mais atento às luas ;-)
edit: os meus alhos:
3 regos mais velhos, dia 21/10 (lua nova a entrar na crescente)
3 regos de 19/11 (lua nova a entrar na crescente)
Azar, ironia do destino, nem dá para comparar!
Colocado por: DacepaAté ler não sabia que existia esta técnica.
Não sou é fã do botulismo ;).
Pickles mesmo.
Colocado por: xiripiti
Comprei das duas (alouette e agria), a 1.80kg, deu-me logo uma dorzinha mas prefiro as minhas batatas do que aquelas que estão nos frigoríficos a espera de serem vendidas nos supermercados. Ano passado só agria e depois para cozer batata agria nem por isso gostei, demorava imenso, ficavam rijas, enfim..
Pelo que percebi a batata de semente está pouca e ainda há dias vi que em PT cada vez se produz menos batata
Por isso gosto tanto da Laura. Porque é excelente para cozer e extraordinária para fritar. Aliás, a ágria é famosa por ser indicada para fritar (e é muito boa, mesmo) mas o sabor da Laura é muito superior quando frita em azeite (sendo que nunca fritei com óleo porque o meu pai é produtor de azeite, caso contrário, ao preço a que está, teria de ser com Fula).
Sobre a quantidade e preço da semente: o Sr Luís disse-me o mesmo, há pouca quantidade porque os importadores têm receio de encomendar muita e depois deitá-la fora.
Fora da estufa ainda é cedo, mas têm as batatas em água? Escreveu bem?