Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No domingo comprei mais duas ameixeiras rainha Cláudia. É mesmo tentativa a todo o custo de ter esta variedade. Até a senhora da feira nos disse que esta variedade é um bocado falsa, que há locais onde não dá, mas somos teimosos! A minha mulher, muita dada às pesquisas, encontrou 3 variedades de rainha Cláudia que se fertilizam bem. Só que os nomes nem o google ouviu falar!
    IMG20240121184640
    IMG20240121184656
    IMG20240121184709
  2.  # 2

    Continuação desta discussão
  3.  # 3

    Obrigado Vítor.
    Ano novo, tópico novo :-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Casa da Horta, marize
  4.  # 4

    Tinha escrito uma coisa mais completa num tópico novo que não aparece, mas deixo aqui o melhor: a transcrição de um texto do blog Terramanhada que fala sobre as influências das fases da lua nas diversas culturas.

    - Andei a espreitar o Terramanhada...tens de dizer que na Lua Nova não se semeia nada!
    -Pois é Reis...eu não costumo ligar muito a essas questões da Lua...semeio, planto, quando tenho tempo disponível e oportunidade. Mesmo assim, as colheitas não vão sendo más.
    Mas tens razão! A Lua tem a sua influencia, lá do alto do seu podium, é ela que vai orquestrando a sinfonia da vida!
    Então, mas diz-me porque é que na lua nova não se deve semear nada?
    - Ganha tudo muita rama e não produz nada! Os frutos são poucos e não se desenvolvem como deve ser.
    - Bem...! Então, já agora se não te importas, dás-me mais umas dicas sobre a lua, p'ra pôr no Terramanhada!
    - As batatas...nunca ouviste dizer, «semeadas na lua cheia, cova cheia» ?!..
    mas também se podem semear no crescente..
    - Então no quarto crescente, o que se deve cultivar?
    - Oh pá...! Plantam-se tomateiros, pimentões, semeia-se feijão, favas, ervilhas, abóboras, melancias, melões, pepinos, milho...até a fruta sabe melhor, mais suculenta, é também a melhor altura para enxertar.
    - E no minguante ?
    Quarto minguante
    - No quarto minguante, planta-se o cebolo, couves de horto ou galegas, como lhe chamam também...alfaces...tudo o que pode vir a espigar !
    A poda da vinha também se deve fazer no minguante, as videiras perdem menos seiva...e se forem podadas à tarde, vão cicatrizando durante a noite.


    em https://terramanhada.blogspot.com/p/influencia-lunar.html

    edit: tentei anexar o Borda D'Água, em pdf, que o NT me ofereceu pelo Natal mas não permite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Vítor Magalhães
  5.  # 5

    O meu sogro espetou 3 estacas de ameixeira e diz que aquilo vai pegar... vamos ver
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

    Colocado por: Casa da HortaÉ mesmo tentativa a todo o custo de ter esta variedade


    Rainha Cláudia verdadeira, tipicamente verde esmeralda, precisa sempre de polinização por outros tipos de Rainha Cláudia diferentes.

    Por exemplo eu tenho uma variedade violeta de rainha claudia que fertiliza a verdadeira. Mas existem outras variedades que também fertilizam a verdadeira; Oullins (amarelada, francesa, auto-fértil), Althan (violeta, húngara), Bavay (verde, belga, auto-fértil).

    Andam ai muitas Rainha Cláudia que são auto-férteis, mas não são a verdadeira doce doce doce. Aquela oferecida à rainha Cláudia e que chegou mais tarde a Portugal, precisa sempre de polinizadora.

    Como dito anteriormente, a única forma de você conseguir ter fruta com uma única variedade, é se plantar a rainha Cláudia belga, de Oullins, Chambourcy, etc. Sub-variantes francesas da original oferecida à rainha francesa em 1500.

    Repare, se pesquisar por Rainha Cláudia Presidente Verde, não aparece nada em concreto. Isso são nomes genéricos que os vendedores das feiras atribuem. Na minha zona é precisamente o mesmo circo, e é enervante porque depois a fruta não da, eu procuro pelas polinizadoras de árvores "fantasma" e acabo por nunca ter fruta.

    Colocado por: Casa da HortaAté a senhora da feira nos disse que esta variedade é um bocado falsa


    As ameixoeiras são das árvores mais fáceis de cultivar. Se em Elvas a conseguem ter, e desenvolver bem, então não tem motivo para não conseguir. Se não conseguir ter é mesmo por causa de polinização.

    Colocado por: Casa da Hortaencontrou 3 variedades de rainha Cláudia que se fertilizam bem


    Quais os nomes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 7

    Colocado por: NostradamusQuais os nomes?

    Hackman, Spurd Ente e Pocegaga

    Obrigado pelo texto, Nostra.

    A leitura da minha mulher é este artigo de 1998! Que resumiu assim: Precisa de algumas horas de frio para quebrar a dormência dos gomos, solo bem drenado, é auto-estéril e as principais polinizadoras são: Hackman, Spurd Ente e Pocegaga.
    https://cat.biblioteca.ipbeja.pt/cgi-bin/koha/opac-retrieve-file.pl?id=17d902b37197a66fb30f0c6f1dc8e343
  8.  # 8

    Colocado por: Casa da Horta- As batatas...nunca ouviste dizer, «semeadas na lua cheia, cova cheia» ?!..
    mas também se podem semear no crescente..


    Nem de propósito. As minhas batatas da estufa (3 kg de Agria e 3 kg de Alouette) foram plantadas dia 29 de dezembro. As da rua, 6 kg de Laura, dia 30. Portanto, mesmo sem saber, plantei na melhor altura, na lua cheia... Agora é cova cheia se faz o favor.
  9.  # 9

    Colocado por: Casa da Hortaprincipais polinizadoras são: Hackman, Spurd Ente e Pocegaga.


    Tem que ler as conclusões:

    (...)a variedade Hackmann foi a variedade polinizadora mais eficiente, pois foi ela que permitiu obter maior percentagem de flores fecundadas 0.94%. Nenhum dos valores obtidos pelas 3 polinizadores foi satisfatório registando-se 0.447% de flores fecundadas para a variedade Spurd Ente e apenas 0.061% para a variedade Pocegaga


    Ou seja, essas variedades nem 1% das flores polinizaram. Duvido que as usem actualmente para polinizar a Rainha Cláudia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  10.  # 10

    Colocado por: Casa da Horta

    Nem de propósito. As minhas batatas da estufa (3 kg de Agria e 3 kg de Alouette) foram plantadas dia 29 de dezembro. As da rua, 6 kg de Laura, dia 30. Portanto, mesmo sem saber, plantei na melhor altura, na lua cheia... Agora é cova cheia se faz o favor.


    Comprou no nosso vendedor local? Viu o preço da batata? até me deu uma dor quando fui lá buscar
  11.  # 11

    Plantar com a Lua
    A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).

    Na Lua Crescente a seiva é atraída para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta. é um periodo favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras. Boa altura para fazer enxertias e adicionar composto ao solo.

    Na Lua Cheia  os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos mas o plantio é desaconselhado.

    Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar. Deve colher-se as sementes uns dias antes da Lua Nova.

    Lua Nova as plantas têm baixa resistência às pragas e o plantio é desaconselhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12.  # 12

    Colocado por: xiripiti

    Comprou no nosso vendedor local? Viu o preço da batata? até me deu uma dor quando fui lá buscar

    Sim, no nosso sitio a 1,80 €/kg os 6 kg de ágria e alouette. Uns dias antes já tinha trazido 5 kg de Laura ao mesmo preço, mas da outra loja que fica perto da linha, deve saber qual é de certeza...
    No Pelarigo comprei uma saca de 10 kg de Laura a 1,5 €/kg, já melhor. Mas no sábado passado fui à nossa loja buscar os 25 kg que tinha pedido para reservar, e não é que ficou a 1,30?!
    Comprou Laura ou outra?
  13.  # 13

    Colocado por: xiripitiPlantar com a Lua
    A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).

    Na Lua Crescente a seiva é atraída para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta. é um periodo favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras. Boa altura para fazer enxertias e adicionar composto ao solo.

    Na Lua Cheia  os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos mas o plantio é desaconselhado.

    Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar. Deve colher-se as sementes uns dias antes da Lua Nova.

    Lua Nova as plantas têm baixa resistência às pragas e o plantio é desaconselhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    A ver se me lembro de vir a esta página sempre que tiver de plantar/semear alguma coisa. Fui sempre muito renitente a esta sabedoria, e fui dizendo que a melhor lua era a minha, que plantava quando podia (quando tinha tempo) e não pelas fases da lua.
    Mas o meu vizinho da frente, homem muito experiente com largos anos de horta, disse-me que os alhos só se podiam plantar no minguante. Na altura dei a mesma importância que sempre dei, nenhuma, mas fiquei a pensar naquilo. Passado uns dias perguntei-lhe a razão e era para não espigar. Já me deixou mais atento porque, efetivamente, tenho tido alguns anos em que não espigam e outros que se fartam de espigar. Pode ser essa a razão, pode sim senhor. Portanto, acho que vou tentar ser mais atento às luas ;-)

    edit: os meus alhos:
    3 regos mais velhos, dia 21/10 (lua nova a entrar na crescente)
    3 regos de 19/11 (lua nova a entrar na crescente)
    Azar, ironia do destino, nem dá para comparar!
  14.  # 14

    Colocado por: Casa da Horta
    Sim, no nosso sitio a 1,80 €/kg os 6 kg de ágria e alouette. Uns dias antes já tinha trazido 5 kg de Laura ao mesmo preço, mas da outra loja que fica perto da linha, deve saber qual é de certeza...
    No Pelarigo comprei uma saca de 10 kg de Laura a 1,5 €/kg, já melhor. Mas no sábado passado fui à nossa loja buscar os 25 kg que tinha pedido para reservar, e não é que ficou a 1,30?!
    Comprou Laura ou outra?


    Comprei das duas (alouette e agria), a 1.80kg, deu-me logo uma dorzinha mas prefiro as minhas batatas do que aquelas que estão nos frigoríficos a espera de serem vendidas nos supermercados. Ano passado só agria e depois para cozer batata agria nem por isso gostei, demorava imenso, ficavam rijas, enfim..

    Pelo que percebi a batata de semente está pouca e ainda há dias vi que em PT cada vez se produz menos batata
  15.  # 15

    Colocado por: Casa da Horta
    A ver se me lembro de vir a esta página sempre que tiver de plantar/semear alguma coisa. Fui sempre muito renitente a esta sabedoria, e fui dizendo que a melhor lua era a minha, que plantava quando podia (quando tinha tempo) e não pelas fases da lua.
    Mas o meu vizinho da frente, homem muito experiente com largos anos de horta, disse-me que os alhos só se podiam plantar no minguante. Na altura dei a mesma importância que sempre dei, nenhuma, mas fiquei a pensar naquilo. Passado uns dias perguntei-lhe a razão e era para não espigar. Já me deixou mais atento porque, efetivamente, tenho tido alguns anos em que não espigam e outros que se fartam de espigar. Pode ser essa a razão, pode sim senhor. Portanto, acho que vou tentar ser mais atento às luas ;-)

    edit: os meus alhos:
    3 regos mais velhos, dia 21/10 (lua nova a entrar na crescente)
    3 regos de 19/11 (lua nova a entrar na crescente)
    Azar, ironia do destino, nem dá para comparar!


    Por incrível que pareça a única coisa que vi que fez diferença em plantar na lua certa foi a batata ser maior e menos propensa a doenças, ainda não meti as minhas, estão com aguinha por cima para meterem grelo
    • MOC
    • 23 janeiro 2024

     # 16

    Colocado por: DacepaAté ler não sabia que existia esta técnica.
    Não sou é fã do botulismo ;).

    Pickles mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta


    Há quem tenha a velha máxima "Posso deixar de me mexer, mas não desperdiço ovos" 😅
  16.  # 17

    Colocado por: xiripiti

    Comprei das duas (alouette e agria), a 1.80kg, deu-me logo uma dorzinha mas prefiro as minhas batatas do que aquelas que estão nos frigoríficos a espera de serem vendidas nos supermercados. Ano passado só agria e depois para cozer batata agria nem por isso gostei, demorava imenso, ficavam rijas, enfim..

    Pelo que percebi a batata de semente está pouca e ainda há dias vi que em PT cada vez se produz menos batata

    Por isso gosto tanto da Laura. Porque é excelente para cozer e extraordinária para fritar. Aliás, a ágria é famosa por ser indicada para fritar (e é muito boa, mesmo) mas o sabor da Laura é muito superior quando frita em azeite (sendo que nunca fritei com óleo porque o meu pai é produtor de azeite, caso contrário, ao preço a que está, teria de ser com Fula).

    Sobre a quantidade e preço da semente: o Sr Luís disse-me o mesmo, há pouca quantidade porque os importadores têm receio de encomendar muita e depois deitá-la fora.

    Fora da estufa ainda é cedo, mas têm as batatas em água? Escreveu bem?
  17.  # 18

    Colocado por: Casa da Horta
    Por isso gosto tanto da Laura. Porque é excelente para cozer e extraordinária para fritar. Aliás, a ágria é famosa por ser indicada para fritar (e é muito boa, mesmo) mas o sabor da Laura é muito superior quando frita em azeite (sendo que nunca fritei com óleo porque o meu pai é produtor de azeite, caso contrário, ao preço a que está, teria de ser com Fula).

    Sobre a quantidade e preço da semente: o Sr Luís disse-me o mesmo, há pouca quantidade porque os importadores têm receio de encomendar muita e depois deitá-la fora.

    Fora da estufa ainda é cedo, mas têm as batatas em água? Escreveu bem?


    Foi uma forma de dizer, tenho um paninho molhado em cima delas
    •  
      NTORION
    • 23 janeiro 2024 editado

     # 19

    Como temos um tópico novo, lá me decidi a fazer QQ coisa este ano (às 18h ainda ser de dia ajuda), o camalhão está quase, amanhã leva a rega e o plástico, 18m para morangos...
    As favas, este ano muito atrasadas, mas estão bonitas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2024-01-23-20-32-44-529_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-01-23-20-32-51-311_com.miui.gallery.jpg
  18.  # 20

    Hoje foi dia de ir roubar palha aos vizinhos 😁
    Duas cabras anãs ainda na primeira semana de vida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta, NTORION
      20240123_171052_copy_1500x2000.jpg
      20240123_165855_copy_1500x2000.jpg
 
0.0489 seg. NEW