Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 14 fevereiro 2024

     # 1

    Colocado por: pcspinheiroOs meus tomateiros recém nascidos estão assim amarelos... Nunca tal me aconteceu. A terra é uma mistura de estrume de galinha, terra do quintal e terra de saco, para ser mais solta. Tudo o resto tem bom aspecto, bem verde. Estou e pensar semear outra vez só em terra de saco, pelo sim, pelo não.


    Os tomateiros em nossa terra de saco precisavam adubo liquido NPK, ou tinha margens amarelados.

    Estou um pouco preoccupado com o milho que nasce tão amarelo. É primeira vêz que plantei milho, talvez seja OK mas resta uns sementes e estou a pensar que se calhar devo adicionar alguma coisa nesta solo argiloso (já tem estrume de coelho.) Ou plantar os restantes a alguma distância onde o solo é um pouco diferente, há bastante variabilidade.

    A variedade é mexicana, 2 m de altura, dizem 73-100 dias para maturidade.
      20240214_080842.jpg
    •  
      NTORION
    • 14 fevereiro 2024 editado

     # 2

    Isso é em Portugal?

    Nunca vi milho semeado nesta altura... Provavelmente não gosta de frio
  1.  # 3

    Entretanto normalizaram a cor mas , infelizmente, ficaram às escuras os 3 dias que estivemos fora... A sra da limpeza deixou tudo fechado!

    Também me parece cedo para milho.
    • donn
    • 14 fevereiro 2024

     # 4

    Esperamos 21° hoje! mas tem razão, posso deixar passar uns semanas antes de semear os restantes.

    Sim, estou em Pombal. Sou do norte Pacífico dos EUA e não conheço bem os estações aqui - alí temos verão um pouco curto e as plantas tem que aguentar o frio no começo. Lá não pensaria em cultivar este milho (e nem teria motivo.)

    Quando será normal, para semear milho?
  2.  # 5

    No litoral oeste, no início de maio, tenho amigos que até em junho o semeiam para cilagem dos animais, mas claro com rega.

    Esse solo é forte, vai prender a água no inverno, mas com o calor tb vai secar rápido à superfície.

    Se não tem rega, semei em abril, tentando que o solo esteja bem solto por forma às raízes penetrarem em profundidade.
  3.  # 6

    donn> ja pensou em melhorar as condições do seu solo com agrofloresta?

    Sinto que pode ser um grande desafio que as sementes penetrem essas partículas tão fininhas e não tendo uma boa drenagem, vai estar mais propenso a pragas.
    • donn
    • 14 fevereiro 2024

     # 7

    Agrofloresta é palavra nova, mas estou a experimentar várias tentativas. O remédio mais imediato é estrume de coelho, mas tenho uma quantidade de alcachofre aqui, que entendo ter raizes profundos e tolera o solo calcário, e favas, feijão, ervilhas pelo azoto. O milho entendo ser mais empobrecedor do solo, e mencionar naquela turma elicita automaticamente "three sisters", tres irmãs milho/feijão/abóbora, mas acho que seria o igual plantar serialmente, i.e. as favas depois e o milho em outro lugar, e principalmente adubar com o estrume.

    No análise, temos pouco fósforo assimilável (4,38), que pode ser a causa da cor amarela.

    Antes, o terreno estava em ervas durante muitos anos. Temos uns cebolas e alhos que deve ter cultivado de época mais distante. No verão passado cultivamos uns coisas, e davam melhor que antecipados - se regamos. Se não, fica tijolo.
    • marize
    • 14 fevereiro 2024 editado

     # 8

    Honestamente no seu lugar este ano, eu tratava do solo e aumentava a sua matéria orgânica para melhor desenvolvimento das plantas no próximo ano (principalmente alimentícias).

    Vou-lhe dar o nosso exemplo, o nosso terreno está com toda esta erva que vamos cortar e deixar caída no solo, porque tem pouca matéria orgânica (esta ano ainda não vamos plantar comida)

    A poda das dezenas de árvores, está a ser posta no solo, em redor das árvores de fruto, para ajudar a criar a tal matéria orgânica que vamos precisar neste verão.

    Há uma visão de agricultura que deixa todo o alimento à vista; a agrofloresta e a permacultura protegem todos os brotos e pequenos alimentos por vários motivos.

    Se tiver oportunidade pesquise um pouco sobre o tema (infelizmente não tenho referências de livros em inglês para sugerir, mas pesquise por Ernst Götsch, um agricultor Suíco para Agricultura Sintrópica).

    Se tiver interesse posso pesquisar junto de alguns amigos se perto do Pombal tem alguma quinta regenerativa que pudesse visitar.

    Além de manter as plantas vivas, penso que o melhor objectivo é tê-las com um bom valor nutricional. Terra feliz, planta feliz.
      Screenshot_20240214_130946_Gallery.jpg
  4.  # 9

    donn> não sei se é possivel editar para legendas para a sua língua, mas se quiser ver esta reportagem brasileira:

    https://youtu.be/3P1DjXEfY84?si=hYWylE3wWfDFL3SZ
    • donn
    • 14 fevereiro 2024

     # 10

    A mulher ja visitou a Quinta Kania em vicinidade de Carregal do Sal, se esta serve de exemplo.
  5.  # 11

    Maltinha para plantar limoeiro e laranjeira, o que ponho na terra? Algum adubo?

    Expliquem-me :)
  6.  # 12

    Colocado por: marizeVou-lhe dar o nosso exemplo, o nosso terreno está com toda esta erva que vamos cortar e deixar caída no solo, porque tem pouca matéria orgânica (esta ano ainda não vamos plantar comida)

    As plantações/culturas de hortícolas são também bons incrementos de matéria orgânica. Acho que devia começar quanto antes a usar o terreno para plantar comida, mesmo que no primeiro ano não dê tão bem (o que duvido). Era o que faria. Foi o que fiz, e em 2 anos veja a diferença de cor da minha terra para a do meu vizinho.
    IMG20240214155941

    Colocado por: silenceMaltinha para plantar limoeiro e laranjeira, o que ponho na terra? Algum adubo?

    Expliquem-me :)

    Não se usa adubo no primeiro ano, dizem em todo o lado. Cubra as raizes com terra e por cima, quando muito, meta um pouco de estrume. Depois mais terra e regue.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silence
  7.  # 13

    Colocado por: Casa da Horta
    As plantações/culturas de hortícolas são também bons incrementos de matéria orgânica. Acho que devia começar quanto antes a usar o terreno para plantar comida, mesmo que no primeiro ano não dê tão bem (o que duvido). Era o que faria. Foi o que fiz, e em 2 anos veja a diferença de cor da minha terra para a do meu vizinho.
    IMG20240214155941


    Não se usa adubo no primeiro ano, dizem em todo o lado. Cubra as raizes com terra e por cima, quando muito, meta um pouco de estrume. Depois mais terra e regue.
    Concordam com este comentário:NTORION

    Por acaso faço ao contrário, cabo mais fundo, meto estrume, tapo com um pouco de terra e meto a arvore em cima. Mas n sei qual o mais correto. Faço assim por forma a que às raízes se expandam para o fundo à procura de alimento
    Concordam com este comentário: rjmpires, rjmsilva, zero07
  8.  # 14

    Colocado por: NTORION
    Por acaso faço ao contrário, cabo mais fundo, meto estrume, tapo com um pouco de terra e meto a arvore em cima. Mas n sei qual o mais correto. Faço assim por forma a que às raízes se expandam para o fundo à procura de alimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

    Também uso essa tática, foi o que sempre vi fazer e tenho feito igual.
    • donn
    • 14 fevereiro 2024

     # 15

    Colocado por: Casa da Horta
    As plantações/culturas de hortícolas são também bons incrementos de matéria orgânica. Acho que devia começar quanto antes a usar o terreno para plantar comida, mesmo que no primeiro ano não dê tão bem (o que duvido).


    Não precisamos escolher - hortícolas para matéria orgânica, e também ervas. Ja conseguimos uns favas desta maneira. Embora acho que os couves dará melhor com menos ervas a hospedar insetos. Penso que o solo em maior parte é melhor que parece, e já melhorou um pouco na parte cultivado no verão passado.
  9.  # 16

    Colocado por: NTORIONPor acaso faço ao contrário, cabo mais fundo, meto estrume, tapo com um pouco de terra e meto a arvore em cima

    Por acaso também já fiz assim algumas vezes. Mas depois meto sempre um pouco também por cima. Em terra de areia, onde os nutrientes rapidamente se infiltram nos solos com o efeito da rega, o estrume por cima fornece substâncias importantes para as raízes de forma mais rápida. E se falamos em substâncias fundamentais ao bom enraizamento, o potássio vem à cabeça e não há forma mais simples e natural que aplicar cinza. Portanto, para completar a informação ao user silence, depois de plantar a árvore, espalhe um bom bocado de cinza à superfície e depois coloque ervas secas (ou outros restos) para não deixar a terra nua.
    Concordam com este comentário: NTORION
    • donn
    • 15 fevereiro 2024

     # 17

    Acho que vi uma dica que deve plantar citrino um pouco elevado, para não ter solo encharcado perto da árvore. Em terra de areia desnecessário, mas talvez fosse melhor se tinha feito assim com a toranjeira que plantei aqui em solo argiloso.
  10.  # 18

    Colocado por: donnAcho que vi uma dica que deve plantar citrino um pouco elevado, para não ter solo encharcado perto da árvore. Em terra de areia desnecessário, mas talvez fosse melhor se tinha feito assim com a toranjeira que plantei aqui em solo argiloso.

    Não o faço por preguiça, mas há quem desfaça a caldeira no inverno e a volte a fazer no verão. Desfazer a caldeira puxando terra para a zona do tronco, de modo a evitar que a água da chuva fique retida e faça poça (precisamente o oposto do que se quer no verão).

    Não tenho e não gosto de toranjas. Não tinha sido melhor plantar uma laranjeira Baia? Ou uma clementina Nules? ;-)
  11.  # 19

    Parem de me dar vontade de ir para a horta! Neste momento nem tenho "tempo para me coçar"...
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 20

    Colocado por: pcspinheiroParem de me dar vontade de ir para a horta! Neste momento nem tenho "tempo para me coçar"...

    Ontem apanhei um belo ramo de grelos de couve, bem espigados, fizeram um bouquet lindo para o dia dos namorados. Não percebi pq, mas dormi no sofá... enfim.
    Concordam com este comentário: marize
 
0.0763 seg. NEW