Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Jorge_GonçalvesJá tinha o de 23€ nos favoritos, assim vou mudar e encomendar já para não me enganar :)

    @Casa da Horta, podes mostrar uma foto de como tens o sistema de rega montado nas áreas de cultivo retangulares? Aquelas em que tens lá uns 4 ou 5 tubos com gotejadores com uns 20/30 mts paralelos entre si. O que queria ver é como estão unidos no início (que acessórios usaste) e depois como fizeste a ligação ao sistema de rega principal.

    Sei que já vi fotos disso aqui no tópico, mas agora não estou a conseguir encontrar.

    Deve estar a falar das batatas, presumo. Muito simples: vem um tubo de 16 mm do controlador/torneira que é ligado com uma torneira plástica ao tubo com gotejadores. E este segue sem cortes os regos das batateiras, fazendo curva na ponta do rego e voltando para trás. No final leva um tampão. Tudo a tubo 16 mm, com os acessórios que for preciso. Se for pouco espaço (depende do caudal, mas uns 3 a 4 regos de 20 m max) pode alimentar o circuito só numa ponta. Mais que isso já convém alimentar (trazer o tubo que vem da fonte de água) também o circuito no final. Se quiser no sábado tiro fotos que mostram melhor.

    Claro que isto é com tubo de rega. A minha sugestão, para quem o pode fazer, é usar fita. Mais barata, mais fácil e muito mais rápida de instalar. Com muita pena minha não o posso fazer, porque os pássaros/toupeiras/ratos fazem nela buracos e não posso arriscar essas fugas durante uma semana inteira.

    Algumas fotos que tenho no tm.
    IMG20240316121300
    IMG20240316121248
    IMG20240217182421
    IMG20240128150247
    IMG20240107173110
    IMG20240107173041
    • donn
    • 22 março 2024

     # 2

    Colocado por: casinhaDaAvoO substrato da Siro é bom?


    Precisa de adubo, ou tomate etc. vai crescer pouco e amarelado - esta era minha experiência.
  2.  # 3

    Colocado por: rjmpiresOfereceram-me 4 medronheiros pequenos, algum truque para que os mesmos não se percam, há alguns cuidados especiais?


    Tem raiz ou são estacas?

    Eu há vários anos ando a tentar fazer medronheiros pegar de estaca e não consigo nem por nada. Até hormonas de enraizamento já meti. Simplesmente não consigo. E tento sempre às dezenas de pés de cada vez...

    Agora tenho um tabuleiro cheio de sementes deles, mas sei que vai demorar até 2 ou 3 meses para dar algo. Se é que vai dar algo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 4

    Colocado por: xiripiti

    Isto no AliExpress há sempre um que vende mais barato


    Sim, mas eu na altura que comprei tinha procurado bem. Parece ser uma promoção qualquer agora.
  4.  # 5

    Colocado por: jg231

    testei o alicate, estava a funcionar bem, agora já não consigo que agrafe e corte bem, alguma ideia?


    Logo após algumas utilizações de teste? Estranho... É ver se não tem os agrafes bloqueados ou algo assim. Aquilo funciona em dois tempos, terá de algum modo dessincronizado? Na vez em que agrafa e corta prepara a alavanca que agarra a fita e permite puxá-la. Não tenho a minha em casa para ver...
  5.  # 6

    Colocado por: pcspinheiroAquilo funciona em dois tempos, terá de algum modo dessincronizado?

    Sim deve ser isso, o bico que agarra deve ter ficado fechado, abrir manualmente, para sincronizar com o agrafo.
  6.  # 7

    Colocado por: NTORIONabrir manualmente, para sincronizar com o agrafo.

    Mas isso é assim tão sofisticado?! Pensava que era "chegar à burra e tomar-lhe o fio"...

    As minha fotos deixaram de me aparecer no pc. Pires e Pinheiro, como fazem para carregar as vossas? tenho usado o https://imgbb.com/ mas tenho da mudar a estratégia.
    • marize
    • 22 março 2024 editado

     # 8

    Ora vamos lá então a uma partilha com direito a dúvida.
    Ainda estamos a reconhecer as árvores de fruto (está a fazer agora 6meses em que comprámos a propriedade e era tanta fruta no chão, que sinceramente não conseguimos memorizar o que havia e estávamos em gestão de choque; mas "long story short", as cerejeiras (tal como as outras árvores) não eram podadas há pelo menos dois anos e os galhos estavam imensos.
    As carrinhas de entregas e as retro das obras estavam sempre a partir galhos e podámos as ditas (severamente) no fim de Janeiro.


    Um dos vizinhos veio avisar que as cerejeiras se podam quando têm cerejas e que as podíamos secar com o frio de Fevereiro/Março e que não devíamos fazer isso, para podarmos só as figueiras.
    Como no fundo tudo é uma aprendizagem, continuámos a poda de uma ponta à outra (ainda não terminámos) e eu fui correndo as macieiras, pereiras, marmeleiros e a dizer-lhes que tínhamos de os podar e que estava tudo bem se este ano eles quisessem descansar, que teriam muitos mais anos de vida para florescer e nos nutrir; mas se possível para não morrerem 😅


    🍒 Partilha | nunca tinha visto uma cerejeira em flor e fiquei em choque com a minha ignorância, em que é obvio que se o fruto nasce em "cacho", as flores também tinham de se apresentar em cacho; mas numa árvore sem folhas, achei mesmo impressionante de bonito! (agora com o vento são só pétalas brancas a esvoaçar o ambiente.


    🚩 Dúvida | as cerejeiras que foram à máquina zero, estão cheias de flor e desta fila que acompanha o caminho interno, a única que não podei (na altura não tinhamos escada que me permitisse podar de cima para baixo para reduzir o peso do ramo) está sem flor e "esgalhada" porque a retro desta semana lhe deu outro esticão.
    Além de hoje lhe aperfeiçoar aquele corte, acham que arrisco a lhe dar mais uns cortes???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Imagem WhatsApp 2024-03-22 às 07.55.00_83fa498f2.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-22 às 08.38.43_d099ed6f.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-03-22 às 08.38.44_4eec5a7a.jpg
  7.  # 9

    Colocado por: Casa da Horta
    Mas isso é assim tão sofisticado?! Pensava que era "chegar à burra e tomar-lhe o fio"...

    As minha fotos deixaram de me aparecer no pc. Pires e Pinheiro, como fazem para carregar as vossas? tenho usado ohttps://imgbb.com/mas tenho da mudar a estratégia.


    Eu insiro fotos diretamente do PC...

    O alicate tem a sua sofisticação, sim. Numa primeira fase aperta-se menos só para activar a alavanca que agarra a fita e ao aliviar a fita é esticada. Se se apertar muito vai cortar antes de puxar. Na segunda fase de atar aperta -se mais e isso corta e agrafa mas também reposiciona a alavanca para a próxima ronda de puxar a fita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8.  # 10

    Colocado por: marizeUm dos vizinhos veio avisar que as cerejeiras se podam quando têm cerejas e que as podíamos secar com o frio de Fevereiro/Março e que não devíamos fazer isso, para podarmos só as figueiras.


    A poda em verde é uma característica típica das árvores de frutos do tipo drupas (pessegueiro, damasqueiro, cerejeira etc)

    No entanto não é consensual porque a sabedoria popular diz sempre que se deve podar as árvores no estado de dormência de produção das plantas


    Colocado por: marizeAlém de hoje lhe aperfeiçoar aquele corte


    proteja essa ferida com cera, vaselina ou outra coisa qualquer para não criar ali uma entrada de bicheza na planta. Evite o uso de serrote com os dentes muito grandes e use preferencialmente algo tipo lamina de faca ou próximo.

    A minha região não é de cereja, nem sei por onde se poda. Mas esses ramos altos a chegar à lua deviam ser podados, senão é fruta para os melros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 11

    Nostradamus | obrigada 🙌 antes de proteger, vou ter de aperfeiçoar o corte. Infelizmente esta é a árvore que está mais desproporcional (do lado desse ramo partido ela não tem ramos), mas vou ver o que dá para fazer!

    Entretanto não temos nenhuma cera específica, tenho oleo de coco e oleo de linhaça, a ideia é hidratar ou "criar uma capa"?!
  10.  # 12

    A cera é um selante, tipo isto.

    Cortei recentemente uma nogueira por desleixo de não a ter protegido quando esgalhou um ramo. Começou a entrar água e bicharada pelo ramo partido e acabou por apodrocer o interior.

    Peça ajuda aos seus aldeões para dizerem onde podar. Não há nada melhor que aprender com eles. A não ser que queira manter essa cerejeira como ornamental e deixa-la crescer à vontade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 13

    Colocado por: pcspinheiro

    Sim, mas eu na altura que comprei tinha procurado bem. Parece ser uma promoção qualquer agora.


    Mal meteste aqui o anúncio fui ver e já está a 15€ faz tempo.. O Aliexpress para procurar coisas anda meio estranho pelo menos no PC as coisas começam a desaparecer
  12.  # 14

    Quando meti o anúncio aqui já tinha comprado há mais de 1 mês 😅. Acredite que na altura procurei bem.
  13.  # 15

    Colocado por: Casa da HortaMas isso é assim tão sofisticado?! Pensava que era "chegar à burra e tomar-lhe o fio"...



    Colocado por: pcspinheiroO alicate tem a sua sofisticação, sim. Numa primeira fase aperta-se menos só para activar a alavanca que agarra a fita e ao aliviar a fita é esticada. Se se apertar muito vai cortar antes de puxar. Na segunda fase de atar aperta -se mais e isso corta e agrafa mas também reposiciona a alavanca para a próxima ronda de puxar a fita.


    É preciso apanhar-lhe o jeito, ao inicio tb me baralhou 1 pouco, é essencial n desistir... e dps o hábito torna a coisa simples. É como o Pinheiro refere, tem uma certa sincronização que é preciso garantir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  14.  # 16

    Colocado por: marizeUm dos vizinhos veio avisar que as cerejeiras se podam quando têm cerejas e que as podíamos secar com o frio de Fevereiro/Março e que não devíamos fazer isso, para podarmos só as figueiras.

    Aqui na zona praticamente não há cerejeiras, e o que há tem pouco sucesso. Mas sempre ouvi dizer que não se podam, ou então apenas logo a seguir à apanha da cereja.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 17

    NTORION| os antigos proprietários não podavam de certeza, o que é impraticável, infelizmente todos os ramos principais estão a mais de dois metros de altura e daí ramificam e sobem.

    Era efectivamente para os pássaros e para apanhar do chão 🥸

    Vamos lá ver se gostamos da conversa "umas das outras" e se as vou conduzindo por bom caminho 😉
  16.  # 18

    Colocado por: Casa da HortaIMG20240128150247

    Era esta foto que queria ver! :)
    Já consigo ver que tipo de conetores usou (usou o que está na 1ª foto abaixo e não o 2º tipo de conetores) e também que apenas colocou torneira a montante e não em cada uma das linhas.

    Os meus canteiros têm 5mts x 1,5mts e planto normalmente 5 linhas paralelas e estava com dúvida de como devia fazer as ligações entre as várias linhas. O tubo vou usar com gotejadores com espaçamento a 33 cm que entretanto já comprei na Agriloja.

    Obrigado!!
      S11cfc1133b2748bfb2697ae2fdebee62n.png
      Conetores.png
  17.  # 19

    Colocado por: NostradamusMas esses ramos altos a chegar à lua deviam ser podados, senão é fruta para os melros.


    Engraçado que o meu pai tem um cerejeira bem frondosa lá em casa com uma altura considerável. Já lhe disse para a podar para reduzir a altura e a resposta dele é que a fruta de cima é para os pardais e os melros e que enquanto comem a de cima não comem a de baixo.

    O meu pai costuma apanhar cerejas da varanda do 1º andar e mesmo assim longe do topo.

    Edit: A foto dá para ter uma ideia do tamanho da cerejeira ao lado esquerdo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      xxxxx.png
  18.  # 20

    Colocado por: pcspinheiro

    Eu insiro fotos diretamente do PC...

    O alicate tem a sua sofisticação, sim. Numa primeira fase aperta-se menos só para activar a alavanca que agarra a fita e ao aliviar a fita é esticada. Se se apertar muito vai cortar antes de puxar. Na segunda fase de atar aperta -se mais e isso corta e agrafa mas também reposiciona a alavanca para a próxima ronda de puxar a fita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta


    já percebi isso mas agora não consigo que funcione, puxa a fita mas depois não corta, se corta não consigo que meta o agrafo
 
0.1145 seg. NEW