Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu raciocínio é mesmo mais com tomates, alface e eventualmente pimentos. Acho que é capaz de salvar muita flor e fruto. O ano passado tive poucos tomates porque muita flor foi-se com dias de sol abrasador na altura de floração (2x na verdade). Acho que uns metros de rede de sombra não custam uma fortuna e pode ser um bom investimento reutilizável.

    Quando estacar os tomateiros com a estrutura mais alta vou prever maneira de fixar isso.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta
  2.  # 2

    Alface não é muito queimada pelo sol abrasador, mas entra nas culturas que abandonei no pico do calor. Alface a coentros não planto no verão, espigam mais rápido do que consigo comer.

    A Ágata foi uma variedade de batata que me fez andar a fazer perguntas e telefonemas à procura de semente. Há coisa de 2 anos desisti da demanda depois de falar com o importador. Tirando este, quase toda a gente achava que queria dizer Ágria, mas não. Não tem nada a ver (exceto também ser branca) com a famosa das batatas fritas. A Ágata tem um sabor adocicado, textura meio farinhenta mas absolutamente deliciosa para cozer.

    Não há semente à venda mas há batata de consumo. Encontrei estas no Lidl e estão perfeitas para ir para a terra. Trouxe 3 kg para plantar e aconselho-vos vivamente a fazer o mesmo 😉
    IMG20240415174601
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 3

  4.  # 4

    Aqui tenho um ninho com 11 ovos de Ganso e 4 de perua, a perua não larga o ninho, mas tb não está sempre no choco, a gansa ainda não começou a chocar, mas desta vez vou deixar a ver o que dá, na vez anterior tirei tudo PQ andavam sempre as duas a competir pelo ninho, mas por vezes deixavam-no abandonado... Achei que os ovos já tinham ido à vida e afinal estavam com gansinhos já semi desenvolvidos... O que estranho, já que estes 7 com cerca de 1 mês de idade, só por uma X vi a mãe gansa fora do ninho...

    Neste momento a capoeira já está bem preenchida com 14 poedeiras, rhode island red, pedrês, Leghorn, marans... Sem dúvida a Leghorn branca é a melhor de todas...
    1 ganso e 2 gansas adultas, 7 crias...
    1 casal de perus, impressionante a quantidade de ovos que a perua põe...
    1 casal de patos mudos....

    E ainda uns quantos pintos/frangos, alguns nascidos em casa que amanhã tiro foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, sisu, Casa da Horta
      Screenshot_2024-04-15-21-45-58-147_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-04-15-21-47-07-427_com.miui.gallery.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: Casa da HortaAlface não é muito queimada pelo sol abrasador, mas entra nas culturas que abandonei no pico do calor. Alface a coentros não planto no verão, espigam mais rápido do que consigo comer.

    A Ágata foi uma variedade de batata que me fez andar a fazer perguntas e telefonemas à procura de semente. Há coisa de 2 anos desisti da demanda depois de falar com o importador. Tirando este, quase toda a gente achava que queria dizer Ágria, mas não. Não tem nada a ver (exceto também ser branca) com a famosa das batatas fritas. A Ágata tem um sabor adocicado, textura meio farinhenta mas absolutamente deliciosa para cozer.

    Não há semente à venda mas há batata de consumo. Encontrei estas no Lidl e estão perfeitas para ir para a terra. Trouxe 3 kg para plantar e aconselho-vos vivamente a fazer o mesmo 😉
    IMG20240415174601


    Boa dica, queria experimentar 3-4 variedades para ver o que dá. Com azar, nenhuma...
  6.  # 6

    Estive a ler quanto á rede de sombra e há estudos que referem que não de deve exceder os 35%.
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiroEstive a ler quanto á rede de sombra e há estudos que referem que não de deve exceder os 35%.
    a planta precisa de ☀️ para produzir e sobreviver ... Em vez dos tais 35% porque não evitar as horas de maior sol a tempo inteiro ... Seria um exercício interessante .
  8.  # 8

    Colocado por: rafaelisidoroa planta precisa de ☀️ para produzir e sobreviver

    Por isso é que a horta não é plantada à sombra das árvores
  9.  # 9

    Como assim? Tapar as plantas só nas horas de sol mais intenso? Isso era uma trabalheira, só para quem vive na horta... Mas seria possível maximizar a sombra apenas nas horas de maior incidência planeando bem a colocação das redes e usando tiras mais finas. Penso eu...

    O problema não é excesso de luz mas de calor causado por incidência directa excessiva. Nos estudos que vi, até 35% de sombra não houve efeito adverso na produção. Mas se houver uma rede de 25% certamente que no pico do verão é melhor do que levarem com o sol directo. Os nossos e do meu colega literalmente queimaram nuns dias de maior calor.

    Ainda é cedo para pensar nisso a correr, vou pensando, planeando e decidindo.
  10.  # 10

    Colocado por: Pickaxe
    Por isso é que a horta não é plantada à sombra das árvores
    sim mas apanhar sol até ao meio-dia e das 15, 16 até ao final do dia não é debaixo das árvores ...
  11.  # 11

    Colocado por: pcspinheiroIsso era uma trabalheira,
    não sei mas se tivesse disponível uma sombra sabendo que o sol nasce a Este morre em oeste aonde a maior incidência de calor sobre a luz directa do sol é das 12 às 15 a sul éra só aproveitara sombra , não deve ser fácil mas era engraçado fazer uma tentativa .
  12.  # 12

    Mas era essa a ideia, planear a colocação da rede de modo a fornecer alguma sombra apenas nas horas mais quentes. Não deve ser difícil porque tenho as linhas orientadas mais ou menos na direção norte-sul. Se as sombras estiverem um pouco mais altas, só quando o sol está mais vertical é que afectam significativamente as plantas. Mas é ir fazendo uns testes de posicionamento e tal.
    Também pode ser ideia que não vale o trabalho.

    O que vale o trabalho, garantidamente, é meter uma camada de palha no terreno dos tomateiros! Hoje passei lá e reparei que a terra que não tinha sido coberta, por falta de palha no local, estava toda seca. Removi a palha de perto de uma planta e estava húmida. E nem tinha uma camada apreciável, tenho que reforçar. Outra vantagem: a água não salpica a planta toda ao regar.

    Amanhã já levo um fardo que estive a enrolar em plástico (senão ai meu lindo carro velho) para acabar de forrar estes tomateiros. O resto vai para morangueiros (os morangos parecem assados, provavelmente de estarem pousados no plástico preto), pimentos e beringelas, que é o que está maiorzito. Quando crescerem, as courgetes, melão e melancia também levam. Aliás, vai quase tudo corrido a palha!

    Não sei é o que faça a tanta erva que está a nascer no lote novo, é inacreditável a quantidade... O terreno estava um bocado ao abandono e deve ter uma reserva de sementes épica. Acho que vou colocar restos de papel e cartão por baixo da palha para sufocar tudo!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  13.  # 13

    Colocado por: pcspinheiroTambém pode ser ideia que não vale o trabalho.
    será? Eu tenho uma ideia de vida em que mesmo que não dê resultado aprende-se sempre alguma coisa ...

    Em relação á erva nova é saxar mal ela tenha tamanho de morrer muitas vezes seguidas o terreno vai ficando limpo .
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  14.  # 14

    Colocado por: rafaelisidoro
    Em relação á erva nova é saxar mal ela tenha tamanho de morrer muitas vezes seguidas o terreno vai ficando limpo .
    Concordam com este comentário:pcspinheiro


    Até vou ver se me lembro de tirar foto. Não sei que raio de erva é mas, se fosse comestível, não crescia ela assim densa e viçosa 😡. Apareceu por todo o lado onde a terra foi cavada. Tem as folhas lilás por baixo.

    Pergunta geral: conhecem um bom fertilizante líquido concentrado? No lote de baixo tenho possibilidade de encher um depósito de 1000L e regar a partir dele, o que facilitaria fertilizar de vez em quando.
  15.  # 15

    Acho que esse problema do sol em excesso ocorre agora na primavera quando as plantas são novas e as folhas mais tenras... Pelo menos é o que me tem acontecido, o ano passado até os pêros ficaram com 1 lado torrado.
  16.  # 16

    Claro que sim!! E não tem de ser palha que além de sujar o carro, por vezes traz muitas sementes, todos os galhos de árvores, cascas de frutos secos, pinhas velhas, tiras de corte de madeira, e santo graal e a que quero muito experimentar e já pedi a um amigo para guardar, é lã de ovelha! segundo li, cria uma manta maravilhosa não só para manter as plantas hidratadas, como para impedir os rastejantes de lá chegarem com tanta facilidade 😉

    Colocado por: pcspinheiroO que vale o trabalho, garantidamente, é meter uma camada de palha no terreno dos tomateiros! Hoje passei lá e reparei que a terra que não tinha sido coberta, por falta de palha no local, estava toda seca. Removi a palha de perto de uma planta e estava húmida. E nem tinha uma camada apreciável, tenho que reforçar. Outra vantagem: a água não salpica a planta toda ao regar.
  17.  # 17

    Nunca ouvi falar em usar lã de ovelha! Sempre pensei que isso tivesse valor de revenda. A palha que uso é de arroz e é limpinha, sem sementes. E mesmo que tenha algumas, o arroz tem que estar de pé na água, por isso não há crise.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  18.  # 18

    Tem de ter amigos dos bons 😉 esta virá de sever do vouga de um amigo que tem uma quinta de protecção animal (daquelas que tem lamas, ovelhas, cavalos, porcos, gansos, pavões etc etc) e ontem quando lhe ligava a falar da casa (por coincidência ele é arquitecto) já nos estava a perguntar se não queríamos 2 cabras anãs, 2 ovelhas e dois gansos, que tem ninhadas prontas a dar 😅

    Aqui a vizinhança vende a lã, mas quem tem ovelhas por diversão, deita fora, queima ou enterra. Pergunte a quem tem!
  19.  # 19

    Ainda na temática dos limoeiros, este é o único que temos e para já não vamos plantar mais.
    Quando chegámos no ano passado, no pico do Verão, estava tão seco que não reconheci que tinhamos um limoeiro (e inclusivamente achei estranho tanta variedade de fruta e não ter limões).

    Já começámos a protecção do solo desde o início do ano, em que basicamente em redor do caule vamos comprimindo sobrantes de outras árvores e alguns restos de cortes de árvores.

    Fazemos isso uma vez por mês, o que não só dá um bom abrigo para a bicharada do bem, como ajuda a manter a hidratação da rega intensiva (não fazemos rega gota a gota, removemos de todas as árvores que tinham, para convidá-las a afundar as raizes).

    Também gostava de pôr palha, mas ainda não foi prioridade comprar...
      Screenshot_20240416_075832_Gallery.jpg
      Screenshot_20240416_075758_Gallery.jpg
  20.  # 20

    Essa lenha toda à volta do tronco, também pode ser um convite aos ratos se instalarem aí.
 
0.2302 seg. NEW