Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NostradamusEnquanto os pés são pequenos, todas essas folhas vão ajudar a planta a crescer e a criar um bom sistema radicular.

Talvez não estejamos a falar da mesma variedade. Pelo menos no coração de boi, apesar de o fazer com todos, se não forem tirados os primeiros rebentos, o tomateiro fica tipo arbusto e não cresce em altura. No fds posso mostrar exemplos do que digo, porque acho que ainda tenho lá 1 ou 2 que não arranjei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiroJá agora, há alguma altura ideal para aplicar a calda bordalesa?

Manhã cedo ou final do dia. Como quase tudo. Garantir pelo menos 2 horas sem chuva a seguir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 3

O melhor que tenho por cá, são estas alfaces no plástico dos morangos, a diferença para as q estão à esquerda plantadas no mesmo dia... Os morangueiros tb estão bonitos, mas ainda atrasados, e à esquerda as ervilhas que hoje já fizeram uma bela sopa...
    E os pintos/frangos cá nascidos na happy hour...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta, pcspinheiro
      Screenshot_2024-04-16-22-21-13-524_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-04-16-22-21-10-133_com.miui.gallery.jpg
  4.  # 4

Colocado por: Casa da Horta
    Manhã cedo ou final do dia. Como quase tudo. Garantir pelo menos 2 horas sem chuva a seguir.

Apliquei ao final da tarde. Mas caí na tentação de verificar o pH e achei demasiado alcalino, fiquei preocupado com o que fiz... as proporções de cal e cobre foram exactamente as recomendadas (50g de cal em 2.5L + 50g de cobre em 2.5L, juntei mexendo sempre; dá 1% de cobre) mas depois diluí a mistura final 1:1 com água).
  5.  # 5

Talvez não estejamos a falar da mesma variedade. Pelo menos no coração de boi, apesar de o fazer com todos, se não forem tirados os primeiros rebentos, o tomateiro fica tipo arbusto e não cresce em altura. No fds posso mostrar exemplos do que digo, porque acho que ainda tenho lá 1 ou 2 que não arranjei.
    o KTM que nunca mais o vi por aqui tinha tomates coração de boi era a lastro sem tirar netos nem capar e aquilo era cada tomate ! ... Chegou a postar umas fotos aqui.
  6.  # 6

Estas pessoas agradeceram este comentário:pcspinheiro
    as caldas devem ser aplicadas com as plantas frias independentemente da hora ...
  7.  # 7

Sim, já estavam frias. O sol tinha fugido e estava uma brisa.
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONO melhor que tenho por cá, são estas alfaces no plástico dos morangos, a diferença para as q estão à esquerda plantadas no mesmo dia... Os morangueiros tb estão bonitos, mas ainda atrasados, e à esquerda as ervilhas que hoje já fizeram uma bela sopa...
    E os pintos/frangos cá nascidos na happy hour...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta,pcspinheiro
      Screenshot_2024-04-16-22-21-13-524_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-04-16-22-21-10-133_com.miui.gallery.jpg
    adoro estas vermelhas e perdi a minha semente e por cá não vejo isso á venda , consegues me dizer a marca que as venda SFF ?
  9.  # 9

Das alfaces? Eu compro em planta pequena, mas há bastantes sementes à venda... Se quiser mando para ai uma carteira. Julgo que chamam a casca de carvalho, eu tb gosto muito, mas cá por casa preferem as iceberg.
  10.  # 10

Colocado por: NTORIONDas alfaces? Eu compro em planta pequena, mas há bastantes sementes à venda... Se quiser mando para ai uma carteira. Julgo que chamam a casca de carvalho, eu tb gosto muito, mas cá por casa preferem as iceberg.
    se me disser a marca que as vende eu mando vir , houve tempos em que havia á venda já nao ha , eu gosta desta assim que tem uma folha maia fina menos carnuda , é mais rica em anti oxidantes .
  11.  # 11

Deve ser folha de carvalho 😉
  12.  # 12

Uma pergunta:
    Sementes que encontramos no auchan e leroy e etc, são de qualidade?
  13.  # 13

casinhaDaAvo eu prefiro ou herdar sementes ou comprar em locais certificados para garantir que consigo propagar, ou seja, algumas sementes são modificadas para não darem "filhos". Crescem uma vez, mas encerram a cadeia.
  14.  # 14

Colocado por: Casa da HortaTalvez não estejamos a falar da mesma variedade.

Apenas tenho variedades antigas e guardo todos os anos as sementes para o ano seguinte (algumas variedades com centenas de anos). Todas elas tem um desenvolvimento do tipo vinha e trepadouro. Desde tomate do tipo ameixa (uma das minhas preferidas), cereja, coração de boi, amarelos, pretos ou verdes.

Quando desenvolve muita rama e ficam baixos, é mais uma propriedade genética do que propriamente de poda. O facto de ter uma terra muito carregada em estrume também pode influenciar a um desenvolvimento "descontrolado" de folhagem.

Não digo que não se deva podar os tomates, mas não numa fase tão prematura, pelo menos nunca antes das primeiras florações.

No ano passado tive um tomate com 1.5Kg, por isso não é a poda que garante uma "boa produtividade".
  15.  # 15

Colocado por: marizecasinhaDaAvo eu prefiro ou herdar sementes ou comprar em locais certificados para garantir que consigo propagar, ou seja, algumas sementes são modificadas para não darem "filhos". Crescem uma vez, mas encerram a cadeia.

Ahhhhh
    Isso é muito interessante!
    Não sabia que eram modificadas para não se propagarem!! 😱😨
    Desde que eu possa reutilizarei as sementes sem dúvida, mas neste momento não tenho ninguém que me dê hortelã, por exemplo e talvez tenha que comprar as sementes...
  16.  # 16

Colocado por: Nostradamus

Apenas tenho variedades antigas e guardo todos os anos as sementes para o ano seguinte (algumas variedades com centenas de anos). Todas elas tem um desenvolvimento do tipo vinha e trepadouro. Desde tomate do tipo ameixa (uma das minhas preferidas), cereja, coração de boi, amarelos, pretos ou verdes.

Quando desenvolve muita rama e ficam baixos, é mais uma propriedade genética do que propriamente de poda. O facto de ter uma terra muito carregada em estrume também pode influenciar a um desenvolvimento "descontrolado" de folhagem.

Não digo que não se deva podar os tomates, mas não numa fase tão prematura, pelo menos nunca antes das primeiras florações.

No ano passado tive um tomate com 1.5Kg, por isso não é a poda que garante uma "boa produtividade".

Pode ser do estrume ou da qualidade da semente, de facto. Lembro-me que o Nostra já antes tinha dito que usava semente própria que mantinha há muitos anos.
    Eu compro sempre em pés e já experimentei vários "fornecedores" (feira, vários e em lojas). Todos os tomateiros fazem o mesmo: mal agarram as raízes, começam a criar ramos e alguns ainda debaixo da terra. Se não os for tirando, vão engrossando na mesma medida do tronco principal, chegando a ser complicado perceber qual é para deixar. Ficaria uma espécie de arbusto onde os primeiros tomates ficariam no chão, e onde nem saberia como estacar. São experiências diferentes, adaptadas, e todas estão bem desde que garantam resultados. E quem tem tomates de kilo e meio tem direito a ser ouvido com atenção ;-)

Colocado por: casinhaDaAvoUma pergunta:
    Sementes que encontramos no auchan e leroy e etc, são de qualidade?

Para responder é preciso ter experimentado. Hortelã nunca comprei nem aí nem em lado nenhum. A minha mulher plantou uns pés num espaço dela e deu que se fartou.
    Do Leroy comprei feijão maravilha de Piamonte e deu muito bem, grão de bico não nasceu nenhum!
    A cenoura de fita do Lidl é do melhor que já experimentei, salsa não nasceu.
    Não acho que exista uma loja onde tudo seja bom ou tudo seja mau.
    Gostei muito, mas mesmo muito das sementes da Hortaria (online) para grelos.
    As sementes Flora Lusitana e casa Cesar Santos estão presentes nas melhores lojas agrícolas, pode querer dizer alguma coisa. Mas há tantas outras, não sei.
  17.  # 17

Obrigado!
    Eu semeei salsa em semente do lidl e já tenho alguns pés (mas é pequenina, ou seja, não é alta. Tem 2 meses)
    Os tomates cherry estão no bom caminho assim como as marigolds
    Ontem compreei sementes de coebtros no auchan, mas fiquei a pensar no hortelã...

Isto é um mundo! 😱
  18.  # 18

Sim, confirmo que muitas sementes à venda podem ser híbridos F1 (resultam de polinização cruzada específica;: é ler a info no pacote) e se guardarem a semente que resultar dessas plantas o mais provável é sair algo muito diferente/variável nas gerações seguintes. Para quem quer manter uma variedade específica, o melhor é procurar quem já cultive há anos e tenha semente dessas variedades "heirloom", que não vão degenerar facilmente (a não ser que plantem perto de outras e haja polinização cruzada)
    Concordam com este comentário: marize
  19.  # 19

Colocado por: rafaelisidorose me disser a marca que as vende eu mando vir

Não faço ideia da marca pq compro em cuvete... mas efetivamente os tabuleiros têm lá o nome do viveiro que as produz...

por aqui até no leroy encontro desta semente.... por acaso tenho umas quantas nascidas de semente no quintal de uma que deixei espigar o ano passado...

Colocado por: pcspinheiroDeve ser folha de carvalho

Sim, folha de carvalho, escrevi casca... ainda que haja mais algumas variedades muito parecidas, uma com a folha lisa e outra com a folha ainda mais recortada.
  20.  # 20

Esta conversa está-me a lembrar que tivemos uma anciã este fim de semana cá em casa, que veio de sever do vouga de visita e nos encheu a casa de hortaliças e batatas... E ainda nos disse assim, esta cebola e esta batata são das nossas, do tempo da minha mãe, já não há!!

Ora muito bem, cheira-me que vou abrir o berçário das Acustic, empurrá-las para o lado e pôr lá duas ou três desta beleza (até já tem uns quantos grelinhos a pespontar e tudo 🤓)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_20240417_103354_Gallery.jpg

0.3766 seg. NEW