Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Belo dia, bem cheio! Era o meu plano se não tivesse vindo visitar família ao norte. Estou mortinho por ver tudo plantado/semeado!

Ah! E não é que as sementes no Bricomarché de Chaves são mais baratas! Encontrei de espargos, abóbora Hokkaido e milho doce a 99 cts cada pacote! Com bom planeamento também vou conseguir ter Hokkaido e butternut para sopas no outono/inverno, até porque ainda há um bocado de terreno por limpar, ao fundo. Então a de Hokkaido é uma delícia e mais simples não há.
  2.  # 2

Vizinho, fui ao Sr Luís buscar uns tomateiros cherry para substituir uns que estavam com míldio. Então não é que vinham lá estes 2 já com o fungo?! 😮

Não está nada fácil este ano para o tomate. Estes foram para o lixo e amanhã trago outros da feira. Vão apanhar míldio na mesma, mas ao menos não começam logo condenados.
    IMG20240420183742
    IMG20240420183721
  3.  # 3

É espantoso como tudo o que gostamos de comer sofre de todas as pragas e mais algumas, enquanto as ervas daninhas, nada as aflige... Se vissem o vigor e aparente saúde da enorme erva logo ao lado do meu lote novo... 😡
  4.  # 4

Colocado por: pcspinheiroÉ espantoso como tudo o que gostamos de comer sofre de todas as pragas e mais algumas, enquanto as ervas daninhas, nada as aflige... Se vissem o vigor e aparente saúde da enorme erva logo ao lado do meu lote novo... 😡
    então não és o homem da genética , faz um pé de erva dar tomates 😂
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, marize
  5.  # 5

Colocado por: rafaelisidorofaz um pé de erva dar tomates 😂

😂
    Sim Pinheiro, a juntar às maleitas que estão em grande, há erva que cresce como não tenho memória. As cebolas em 15 dias ficam com daninhas mais altas que elas! Dá vontade de desistir!
  6.  # 6

Luis CDH vão sair daí as primeiras batatas que vai vender para clientes de fora 🙌 um sucesso 😘
  7.  # 7

Colocado por: rafaelisidoroentão não és o homem da genética , faz um pé de erva dar tomates 😂
    Concordam com este comentário:Casa da Horta,marize

Não... Sou de neurociências mas tenho formação em genética, biologia molecular e muitas outras coisas. Já fiz clonagens de genes e introduzi mutações em proteínas que estava a estudar. Mas nunca em animais ou plantas, só em células em cultura por meio de vírus que produzia também eu.

Mas imagino que seria possível encontrar genes de resistência ao míldio, por exemplo, e introduzir no tomateiro. Se há plantas muito resistentes e outras ao lado a morrer disso, há certamente uma razão.
  8.  # 8

Ok, encontrei isto interessante (uma crise de tosse não me deixa dormir...):

https://youtu.be/t1oek7MI-ug?si=DxK9KLeJj2KPqd2z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, SCCorreia
  9.  # 9

Colocado por: pcspinheiro

Não... Sou de neurociências mas tenho formação em genética, biologia molecular e muitas outras coisas. Já fiz clonagens de genes e introduzi mutações em proteínas que estava a estudar. Mas nunca em animais ou plantas, só em células em cultura por meio de vírus que produzia também eu.

Mas imagino que seria possível encontrar genes de resistência ao míldio, por exemplo, e introduzir no tomateiro. Se há plantas muito resistentes e outras ao lado a morrer disso, há certamente uma razão.
    Bom dia , não queria ofender , não foi a minha intensão ficam aqui as minhas desculpas.
  10.  # 10

Colocado por: pcspinheiroOk, encontrei isto interessante (uma crise de tosse não me deixa dormir...):

https://youtu.be/t1oek7MI-ug?si=DxK9KLeJj2KPqd2z
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
    faça um chá de tomilho ajuda.muito a acalmar a tosse se gostar um pouco de gengibre e mel .
  11.  # 11

Colocado por: pcspinheiroHokkaido e milho doce a 99 cts cada pacote! Com bom planeamento também vou conseguir ter Hokkaido e butternut para sopas no outono/inverno

A Hokkaido gosta de mais calor para germinar por isso ainda vai bem a tempo, aliás se n terminarem logo é por falta de calor, atenção são mais frágeis de casca, não as deixar ao sol após adquirirem o tom vermelho, podem ser as últimas a semear, mas vão ser as primeiras a estarem comestíveis. Tb não são fáceis de conservar, no ano do COVID tive uma enorme produção delas, mas deixei na terra até setembro, no natal já n tinha nenhuma PQ foram apodrecendo. Sempre comi assada ou cozida a vapor... É a abóbora mais saborosa.

A butternut é o oposto, nasce em QQ altura, e com cuidado está sempre a produzir até vir o frio do inverno, às vezes seca com o oídio, e volta a rebentar e produzir.
  12.  # 12

Colocado por: rafaelisidoroBom dia , não queria ofender , não foi a minha intensão ficam aqui as minhas desculpas.

Ofender porquê? Não percebi porque pensa que ficaria ofendido 🤣🤣🤣. Bom domingo!
  13.  # 13

Colocado por: NTORION
    A Hokkaido gosta de mais calor para germinar por isso ainda vai bem a tempo, aliás se n terminarem logo é por falta de calor, atenção são mais frágeis de casca, não as deixar ao sol após adquirirem o tom vermelho, podem ser as últimas a semear, mas vão ser as primeiras a estarem comestíveis. Tb não são fáceis de conservar, no ano do COVID tive uma enorme produção delas, mas deixei na terra até setembro, no natal já n tinha nenhuma PQ foram apodrecendo. Sempre comi assada ou cozida a vapor... É a abóbora mais saborosa.

A butternut é o oposto, nasce em QQ altura, e com cuidado está sempre a produzir até vir o frio do inverno, às vezes seca com o oídio, e volta a rebentar e produzir.

Sempre tive vontade de experimentar assada no forno mas acabou sempre em sopa, com casca e tudo. É deliciosa! Na Dinamarca comia bastantes vezes mas cá nunca me deu para o fazer. Mas vou semear 😁
  14.  # 14

Comi sempre assada no forno. Muito boa.
  15.  # 15

Eu acho q tem ali um misto de batata doce e castanha... É de facto saborosa

Por falar em batata doce, n vai plantar nada por ai Pinheiro?
  16.  # 16

Não tinha considerado, não é coisa que tenhamos hábito de comer...
  17.  # 17

Colocado por: rafaelisidorofaça um chá de tomilho ajuda.muito a acalmar a tosse se gostar um pouco de gengibre e mel .

Obrigado pela sugestão, mas eram 3-4 da manhã, estava demasiado zombie para me mexer para isso. Além de que estava nos sogros e nem sei se tem essas coisas 😅. Mas logo sou capaz de experimentar, tenho tomilho fresco num vaso na varanda.
  18.  # 18

Colocado por: pcspinheiro

Obrigado pela sugestão, mas eram 3-4 da manhã, estava demasiado zombie para me mexer para isso. Além de que estava nos sogros e nem sei se tem essas coisas 😅. Mas logo sou capaz de experimentar, tenho tomilho fresco num vaso na varanda.
    eu tomo só de tomilho e faz-me mais efeito que outra coisa qualquer .
  19.  # 19

Colocado por: NTORIONPor falar em batata doce, n vai plantar nada por ai Pinheiro?

Plantei eu. 50 pés, 7 euros. É só enterrar 3 ou 4 nós e regar. Não tem nada que saber. Esta é roxa por fora e amarela por dentro, a mais requisitada por aqui.
    IMG20240421172611
    IMG20240421172541
    É tão rápido que ainda deu para atualizar o post com o resultado final. O que não é nada rápido é o tempo de espera, 4 meses no mínimo!
    IMG20240421175336
    https://imgbb.com/' >picture host
  20.  # 20

Colocado por: Casa da HortaEsta é roxa por fora e amarela por dentro, a mais requisitada por aqui.
    IMG20240421172611
    se fosse cá esta planta eu diria que era branca por fora ... A roxa trás o talo arroxado , se for boa a batata não perca o ritmo,quando tiver rama plante de galho que é igual .

0.3678 seg. NEW