Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Vítor MagalhãesEsses postes consegue arranjar numa bloqueira, ou eventualmente na cooperativa (mais caros).
    Em ultimo caso pode fazê-los no chão, cofrando um formato da totalidade dos postes e colocando umas divisórias em MDF fino para dividi-los no final. 👌

Bem, na verdade também posso fazer algo semelhante com os postes em madeira. Precisaria de cortar a parte que fica por cima e depois fazer uma junção entre ambos. Mas acho que o mais fácil é fazer em espaldar e pronto.
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiroNão sei onde encontrar esses postes (...)
    Isso como se chama e onde encontrou?

Esteios

No OLX há alguns, mais próximo assim visto rapidamente apenas na zona de Viseu e Aveiro.

Novo, em betão, é tentar naquelas empresas de artefactos de jardim de betão.
  3.  # 3

OK, obrigado. A outra questão seria a logística do transporte: os postes em madeira meto em cima do carro, nas barras de tejadilho; já esses, não me parece. Acho que não vou complicar e compro 3 postes em madeira na cooperativa...
  4.  # 4

O meu "negócio" continua a atrair clientes. Agora são os colegas do trabalho da minha mulher que querem das nossas batatas. Não admira nada, ainda hoje o Lidl tinha a 1,59 €/kg umas Mozart francesas do tamanho de uma bota! Nem quero imaginar o que devem ter levado para ficar daquele tamanho!

As minhas são pequenas mas sabem muito bem. Tive então de abrir uma filial da Horta da Maria. É a Horta do Zé, que negoceia exclusivamente no trabalho da esposa. No domingo passado trouxe 90 kg e para este estão mais 50 encomendados.

O melhor de tudo: agora tenho a mulher também entusiasma para plantar batatas 😉

Gosto muito da foto de capa da Horta do Zé 😎
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Vítor Magalhães
      IMG_20240530_172443.jpg
      Screenshot_2024-05-30-17-45-42-06_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7.jpg
  5.  # 5

Um verdadeiro entrepreneur !👍

Hoje não passei na horta, estive o dia todo de cts do Jaguar (revista do motor e da caiu automática, esta última um castigo... Se eu tivesse num elevador 😓). Mas reguei bem ontem. Amanhã de manhã passo lá para regar. Até ver, tudo bonito. Comi umas migas com couve da horta e eram tão tenras! 🤤 Pequenos prazeres.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  6.  # 6

Colocado por: pcspinheiroUm verdadeiro entrepreneur !👍

Hoje não passei na horta, estive o dia todo de cts do Jaguar (revista do motor e da caiu automática, esta última um castigo... Se eu tivesse num elevador 😓). Mas reguei bem ontem. Amanhã de manhã passo lá para regar. Até ver, tudo bonito. Comi umas migas com couve da horta e eram tão tenras! 🤤 Pequenos prazeres.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

E as batatas, sempre manteve as que nasceram? Já plantou as ágata do lidl?
  7.  # 7

Vocês tem árvores carregadas de fruta para os vossos lados?

Na minha zona do Baixo Mondego é uma catástrofe. Árvores com meia dúzia de frutas penduradas. Todos se queixam do mesmo na zona... Nem é fruta verde que caiu, acho que é mesmo um problema de flores que não forem polinizadas (vento, chuva, vento, chuva, pouco calor).

Chega a ser ridículo, ao ponto de ter uma cerejeira que nunca deu nada durante anos, estar "mais" carregada que os damasqueiros ou pessegueiros.
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONnunca consegui taxas de eclosão superior a 70%, o normal é mesmo os 50/60%.

Update

Fez uma semana na quarta que os meus começaram a eclodir.

Dos 21 ovos que ficaram nos tabuleiros, nasceram 17.

80% de taxa de sucesso. Estou contente.

Comprei esta placa de aquecimento na amazon e estou também muito satisfeito. Certo que é mais cara que as vulgares lâmpadas vermelhas mas consome muito menos e vai ligando e desligando sozinha com um termóstato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

Colocado por: NostradamusVocês tem árvores carregadas de fruta para os vossos lados?

Tenho das 5 opções:
    - nectarina que no ano passado deu duas e este ano está carregadinha que mal pode com elas;
    - pessegueiro que carregou no ano passado e este tem 4 ou 5;
    - ameixeira carregada no ano passado e exatamente igual este;
    - amendoeira que no ano passado deu uma e este ano tem uma;
    - e claro, cerejeiras que nem no ano passado nem neste deram nada. Na verdade, nunca devem vir a dar!

No geral, considero que está a ser um bom ano de fruta aqui no ribatejo. Se tivesse que encontrar uma ou várias razões, diria que a quantidade de joaninhas e um ano com bastante menos formigas (pelo menos até agora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  10.  # 10

Colocado por: NostradamusUpdate

Fez uma semana na quarta que os meus começaram a eclodir.

Dos 21 ovos que ficaram nos tabuleiros, nasceram 17.

80% de taxa de sucesso. Estou contente

Acho que é bom, mas não eclodiram todos em 24h? Mais coisa menos coisa? Por norma os melhores nascem com 20 dias, passando os 21 dias já começo a desconfiar... É certo que alguns ao abrir o ovo salvo de morreram, mas outros ainda não estão completamente desenvolvidos e morrem...
    os meus completam 2a feira à noite os 21 dias... Se calhar desta vez tb deixo ficar mais uns 2 ou 3 dias os que n picarem o ovo.

Colocado por: NostradamusVocês tem árvores carregadas de fruta para os vossos lados?

Na minha zona do Baixo Mondego é uma catástrofe. Árvores com meia dúzia de frutas penduradas. Todos se queixam do mesmo na zona... Nem é fruta verde que caiu, acho que é mesmo um problema de flores que não forem polinizadas (vento, chuva, vento, chuva, pouco calor

Não é fácil, desde há 4 ou 5 anos q tenho produções muito incertas, já n me estou para chatear, faço uma poda e calda bordalesa, o que der deu, chega e sobra para o consumo interno.
    O certo é que nesperas, figos, pêras e peros nunca falham...
    Algumas ameixoeiras carregavam ano sim, ano sim, agora têm anos, alperces para ai desde 2019 que não tenho uma boa colheita, uvas o ano passado foi muito bom os 2 anteriores fracos, pêssegos tenho uma nectarina e um amarelo que dão bem outros são intermitentes e dependem do bicho...dióspiros idem...
    Quem tem tempo, faz boa adubação, acredito que se safe melhor.
  11.  # 11

Colocado por: NTORION
    Acho que é bom, mas não eclodiram todos em 24h? Mais coisa menos coisa? Por norma os melhores nascem com 20 dias, passando os 21 dias já começo a desconfiar... É certo que alguns ao abrir o ovo salvo de morreram, mas outros ainda não estão completamente desenvolvidos e morrem...
    os meus completam 2a feira à noite os 21 dias... Se calhar desta vez tb deixo ficar mais uns 2 ou 3 dias os que n picarem o ovo.

Nasceram uns 2 ou 3 quarta, d20
    A maioria foi quinta, d21
    E ainda tive uns na sexta, d22, a bicar e a sair.

Alguns tiveram quase 12h para sair e não conseguiram sair sem intervenção humana. Os manuais dizem que um gajo não deve intervir, mas também ao fim de 12h, não ia deixar os bichos agoirarem lentamente e morrerem de cansaço.

Sábado, d23, desligou-se a maquina. Não havia nada picado, não valia a pena ateimar.
  12.  # 12

Colocado por: Casa da Horta
    E as batatas, sempre manteve as que nasceram? Já plantou as ágata do lidl?

Mantive o rego que tinha nascido e completei com batatas boas que fui encontrando nos outros, mas acabei por não semear mais... pelo andar da coisa, ia semear muito tarde por isso meti batata doce, para experimentar. No próximo ano faço a coisa mais bem planeada para semear cedo.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  13.  # 13

Infelizmente este ano o vento fez com que caisse grande parte das ameixas e dióspiros.. já o ano passado tive a mesma "sorte", tinha as árvores carregadinhas!
    Os citrinos estão bem e a anona também, apenas os damascos teimam em dar pouca flor e zero frutos.
  14.  # 14

Colocado por: NostradamusComprei estaplaca de aquecimentona amazon e estou também muito satisfeito.

Epá, é quase o preço da chocadeira, talvez compre para o ano, este ano se voltar a incubar mais alguma coisa para mim é só para outubro...quero ter os de carne tb nascidos em casa.

Colocado por: pcspinheiropelo andar da coisa, ia semear muito tarde por isso meti batata doce, para experimentar

Por falar nisso, quando acabei a minha plantação tirei foto, mas acho n cheguei a colocar aqui, 100 pés....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      Screenshot_2024-05-31-14-15-26-381_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-05-31-14-16-01-917_com.miui.gallery.jpg
  15.  # 15

Ainda deu tempo de preparar e dar 2 pulverizadores da minha nova mistura preferida. Dei em tudo, desde tomate, cebola, batata, feijão, pimento, abóbora, tudo. A nespereira também levou. Não está muito melhor, as folhas de cima estão mais secas. Amanhã leva o adubo foliar.
    Concordam com este comentário: NTORION
      IMG20240531210553_copy_3200x1440.jpg
      IMG20240531210449_copy_1440x3200.jpg
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaAinda deu tempo de preparar e dar 2 pulverizadores da minha nova mistura preferida. Dei em tudo, desde tomate, cebola, batata, feijão, pimento, abóbora, tudo. A nespereira também levou. Não está muito melhor, as folhas de cima estão mais secas. Amanhã leva o adubo foliar.
      IMG20240531210553_copy_3200x1440.jpg
      IMG20240531210449_copy_1440x3200.jpg

Casa, não se importa de voltar a partilhar as quantidades da sua mistura (leite gordo, bicarbonato e água)?
    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  17.  # 17

1 litro leite gordo + 125 gr bicarbonato sodio alimentar + 10 litros água. Sempre ai final do dia. Receita do Mica Ventura do FB.

Assim de dia não parece tão mal quanto isso. Pode ser que se safe 🤞
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, lmcaet
      IMG20240601073736_copy_900x2000.jpg
      IMG20240601073703_copy_900x2000.jpg
  18.  # 18

Colocado por: Casa da HortaAinda deu tempo de preparar e dar 2 pulverizadores da minha nova mistura preferida. Dei em tudo, desde tomate, cebola, batata, feijão, pimento, abóbora, tudo. A nespereira também levou. Não está muito melhor, as folhas de cima estão mais secas. Amanhã leva o adubo foliar

O Zé já tem o curso de aplicação de foto farmacêuticos?
  19.  # 19

Colocado por: NTORION
    O Zé já tem o curso de aplicação de foto farmacêuticos?

Lol
    Curso não sei, mas mais jeito que para o futebol sem dúvida!

Vou plantar mais batatas. Com o aumento das vendas e com o entusiasmo (e ajuda) da minha mulher, tudo o que é batata velha e grelada volta à terra. Não dá assim tanto trabalho (em 20 min tinha este espaço amanhado e já com os camalhoes feitos) e tudo o que der é lucro, uma vez que era batata destinada a ir para o compostor. Vai apanhar míldio mas basta que durem 2 meses e meio sem secar que já dá barata. Curiosidade, a semente que usei agora é de 4 regos que tive de tirar com 2 meses por causa do fungo. Comi alguma e a que sobrou é plantada de novo. Tem que ser, a clientela não pára de aumentar!

O Chouriço passa tardes a dormir em cima dos alhos! Não sei que raio de gosto é este!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      IMG20240601093031_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240601093928_copy_3000x1350.jpg
      IMG20240601113029_copy_1350x3000.jpg
  20.  # 20

Adoro estes dias de calor, onde passo a tarde sentado à sombra aproveitando para fazer qualquer coisa. Hoje calhou preparar os alhos para guardar. Ficaram raquíticos mas servem na mesma.

Para o ano será melhor. Vou plantá-los no minguante de dezembro e tentar arranjar semente da zona de Torres Vedras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
      IMG_20240601_144403_copy_2088x1431.jpg
      IMG20240601144933_copy_1440x3200.jpg

0.5114 seg. NEW