Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 24 junho 2024 editado

# 1

Obrigada Ntorion! Vou deixando que as maçãs se orientem per si 😎

Tem aí uma bela quantidade!!
    Eu quando fomos regar aproveitei para apanhar algumas, estas acho que vou experimentar fazer doce também (só apanhei as nais escuras e são todas intragáveis) 🫥
      Screenshot_20240624_225352_Gallery.jpg
  1.  # 2

Nunca experimentei doce dessas amoras e, uma vez que as provei frescas, não gostei... Não estariam bem maduras, mas estou tão habituado ao sabor das selvagens!
    • marize
    • 25 junho 2024 editado

# 3

pcspinheiro> garanto que se forem iguais a estas nem bem maduras ficam boas, mas a compota está super aprovada 🤤

NTORION> se não for secreta, depois passe-me a sua receita por favor🙌

Como só tinha 500g fiz meio a olho, com quase 300g de açúcar e 3 colheres de água.

Deixei ferver e depois reduzi o fogo e ficou mais uns 30min (estava extremamente líquida e nesta fase arrependi-me bastante de ter posto água).

Passei a varinha mágica e juntei uma colher de sopa de sumo de limão e começou logo a engrossar "gelidificar" 😳 fiquei impressionada porque a minha avó dizia que o ponto das compotas/geleias só se conseguia 2dias depois (se calhar fiz marmelada de amora sem querer 😅).

Já tenho dois frascos a arrefecer para guardar e o outro em teste drive 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
      compota.jpg
  2.  # 4

Colocado por: marizepcspinheiro>garanto que se forem iguais a estas nem bem maduras ficam boas, mas a compota está super aprovada

Parece-me que essas são das que a planta não tem espinhos? Se forem efetivamente são menos saborosas.

Colocado por: marizeNTORION>se não for secreta, depois passe-me a sua receita por favor🙌

Não tenho receita, sempre me ensinaram que leva 0,5 a 1kg de açúcar por kg de fruta, mas eu meto bem menos, uns 250g e fica bom.
    Pau de canela ou casca de limão/lima tb uso às vezes, neste não meti, mas a optar iria para o pau de canela.

Regra, nunca adicionar água, nunca.

Triturar tb nunca deu grande resultado, o doce demora tempo.

Sempre em lume brando, 2 a 3h, mais para as 3h, até fazer estrada ou ter a consistência desejada.

Truque para conservar, escaldar frascos e tampas em água a ferver, limpar bem, encher o máximo possível, colocar a tampa e inverter o frasco, duram anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 5

Das minhas amoras também só como o que pássaros deixam.
    E se amadurecem são boas (versão picos).
    Agora dos melhores gelados que comi foi eu ter feito com amora, leite condensado(tira o problema do amargo 🤣🤣🤣) e natas.
    Ver se faço este ano ...
  4.  # 6

NTORION> as que mostrei ontem são das de espinho, estas ainda verdes são das sem espinho.

De qualquer modo vou ter de descobrir a quantidade do sumo de limão porque não o pus pelo sabor, mas sim pela textura e ele está (literalmente) de cortar à faca 😅

Dacepa> leite condensado é tipo ovos moles, o resto é feitio na receita! Qualquer coisa que acompanhe fica bom 🫣
      Screenshot_20240625_080958_Gallery.jpg
      Screenshot_20240625_080950_Gallery.jpg
  5.  # 7

Colocado por: marizeAcontece que ela está mesmo muito carregada e não sei se deva seleccionar algumas maçãs para as outras crescerem?!?!
    Como funciona?
    Elas empurram-se ou nós é que temos de remover algumas???

Num primeiro ano também não tirava nenhuma. Fica com o conhecimento que é melhor que qualquer sugestão nossa. No próximo ano já pode adaptar e decidir. Se este ano ficarem pequenas e sem doce é porque precisa desbastar a macieira. A doçura é que determina se precisamos tirar ou não, o tamanho já se sabe: quanto menos quantidade maior o calibre e é assim em todo o lado e em todas as fruteiras.

De qualquer maneira, a tirar algumas é pelas mais pequenas, claro. E muito antes do estado em que estão na foto.

Sabe que aquele pessegueiro leproso é um Paraguaio, não sabe? Tão só o melhor pessegueiro do mundo ;-)
  6.  # 8

Muito agradecida pelas dicas Luís! E sim, quando tirei a foto apercebi-me que ou seria um paraguaio, ou estaria ainda mais defeituoso do que eu pensava! A ver se o vamos conseguir provar ❤
  7.  # 9

Bom dia

Algum do pessoal que por cá anda, já teve necessidade de lidar com ratazanas, ratos, etc. Estou a pensar comprar um aparelho deste género, https://www.leroymerlin.pt/produtos/best-sellers/best-sellers-de-jardim/repelente-ratos-e-ratazanas-ultrasonico-14811041.html

será que resulta?
    É que tenho um muro alto onde vai «cair» um telhado de uma churrasqueira, casa de forno, etc. e como tem forro, ouço ao final do dia os bichos a caminhar e ratar por lá. É telha de barro e tem sítios por onde entrar, é impossível vedar, há remates enviesados por baixo de uma somalha da casa, enfim. Será que estes aparelhos funcionam mesmo?
  8.  # 10

Pelas avaliações muito fracas, diria que não. O que funciona mesmo com ratos é a mesma coisa que mantém muitos humanos a funcionar: a warfarina...
  9.  # 11

Colocado por: pcspinheiroHoje dei com duas coisas que nao gostei:
    - alguns tomates podres com lagartas verdes dentro (nunca tinha visto lagarta nos tomates)
    - imenso piolho preto nas acelgas!

Tive um problema semelhante com uns tomateiros que plantei no canteiro lá em casa, nomeadamente cherry e chucha.
    Primeiro foram os piolhos, que resolvi com uma mezinha de sabonete liquido e vinagre branco.
    Depois veio a lagarta verde (em pequena) e castanha já em tamanho adulto, pareciam bichos da seda. Esta ultima foi um trabalho de catar manualmente. Tive inclusive um ou outro tomate furado (cherry). O tomate chucha passou incólume.
    Agora tenho algumas folhas com manchas amareladas/acastanhadas que julgo ser mildio. Vou aplicar uma mezinha caseira a ver se resolve.
  10.  # 12

As lagartas nos tomateiros, estranhamente, não andavam a comer as folhas mas estavam dentro dos tomates. Tinham um furinho (por onde certamente foi posto o ovo). A folha parece-me bem, mas há dias removi algumas já menos bonitas na base das plantas. Deixou os belos tomates mais visíveis :-) Estou mortinho por meter os dentes naquele primeiro! Ontem estive mesmo para o apanhar, mas decidi ter paciência e dar-lhe mais um par de dias. E já se notam mais a caminho!
  11.  # 13

Colocado por: luisrdsAlgum do pessoal que por cá anda, já teve necessidade de lidar com ratazanas, ratos, etc.

Quem é que não teve? Em casas de campo ou com quintal, ratos e ratazanas são inevitáveis. Tive uma situação semelhante numa cozinha de um anexo, que resolvi com pastilhas de raticida. Se não tem acesso ao forro por baixo, é levantar ligeiramente uma telha e mandar para lá umas pastilhas.

Melhor e mais infalível que o raticida são as boas ratoeiras com queijo. Uso umas mais mais pequenas com ótimos resultados para os ratos/ratitos.
    Há umas muito boas para ratazanas que vêm com um produto qualquer irresistível para elas. São iguais às dos ratos mas maiores.

Não é bonito nem muito à PAN, mas se alguém me mostrar uma alternativa que funcione sou todo ouvidos. Esses aparelhos até podem funcionar de início, mas depressa se habituam às ondas e as passam a ignorar porque não lhes fazem mal.
      175445181_max.jpg
  12.  # 14

Quão forte é a mola dessas engenhocas (e quão sensível é o mecanismo de desarme)? Apenas pergunto porque pode não ser para todos "acabar o serviço"...
  13.  # 15

Colocado por: pcspinheiroQuão forte é a mola dessas engenhocas (e quão sensível é o mecanismo de desarme)? Apenas pergunto porque pode não ser para todos "acabar o serviço"...

O Pinheiro é cientista e precisa dessas medidas todas dos joules dos moles e mais não sei quê, mas eu só ouvi falar disso para passar no teste. Sei é que funcionam, e bem. Sei que são a melhor opção. Sei por experiencia e nunca tive de "acabar um serviço". Percebo a complicação e dificuldade (também não saberia como fazer), mas não é preciso. Basta deixar "o conjunto" 1 ou 2 dias, ou os que forem preciso, sem mexer.
  14.  # 16

Já me fartei de rir! Só perguntei porque, se as images estão em escala real em relação aos bichos, a coisa parece pequenina, e a mandíbula não parece ter aquele ímpeto que as tradicionais de madeira e mola têm. Quem não levou já com a mola nos dedos ao armar uma?...
  15.  # 17

Colocado por: NTORIONescaldar frascos e tampas em água a ferver

Como diria o outro..."não há nexexidade"
    Coloque no forno a 100ºC, em cima da grelha, e as tampas também durante 5m. É suficiente.
  16.  # 18

Colocado por: luisrdsouço ao final do dia os bichos a caminhar e ratar por lá

Isso não será pardalada, a "aninhar" para passarem a noite?
  17.  # 19

Colocado por: pcspinheiroa mandíbula não parece ter aquele ímpeto que as tradicionais de madeira e mola têm

Nem nada que se pareça! Tenho uma dessas e nunca a uso por ser mais perigosa, muito mais difícil de armar, maior em tamanho e menos sensível.
    Estas pretas precisam de pouco mais que a força de abrir uma mola de roupa (nem sei bem se não é menos!) porque funcionam com sistema que parece ser uma alavanca. Fecha rápido e com força suficiente para segurar um rato (mesmo os de tamanho dito normal/adulto) mas não fazem mossa séria em dedos humanos. Ao contrário das de mola com estrutura de ferro ou madeira.
  18.  # 20

Essas de mola de madeira eu usava em miúdo para apanhar pardais e melros. Quem nunca comeu um arroz com pardais? 🙃
    Concordam com este comentário: joaomgf

0.0461 seg. NEW