Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiroPena tenho dos morangos que estavam tão lindos e agora estão a definhar..
    murchos ou folha castanha?
  2.  # 2

Folha castanha/seca... É qualquer coisa a atacar de um lado ao outro: começou mais ou menos numa ponta do camalhão e tem vindo a alastrar. Já afecta quase metade. Desconfio de bichos porque num deles vi bolinhas de terra por ele acima.
  3.  # 3

As folhas começam com pintas castanhas e em 2 dias estão secas, a planta parece que seca por falta de água.
    Para mim é fungo, não sei por onde ou como ataca, há 2 anos tive isso, secaram quase todos, depois alguns voltaram a rebentar e a produzir. O ano passado por prevenção dei enxofre molhavel e resultou. E sempre que vejo folhas assim vou cortando.

O certo é que este ano fiz o mesmo, e têm ganho esse mal, o enxofre não resolveu, já cortei as folhas atacadas 2x, dei o leite com bicarbonato tb n fez nada, ontem dei calda bordalesa, perco uma camada de floração mas julgo que os curo/salvo de vez, espero.
  4.  # 4

Olá malta,

Depois de muito tempo sem participar, venho aqui pedir-vos uma dica:

Tenho os bróculos e a rúcula todos comidos de algo (não sei o quê) e os tomateiros a ficarem secos nas folhas de baixo (acho que têm água que chegue, são regados por 40 + 40 minutos diariamente com gotejadores de 4L/H mas estão 100% virados a sul e sem sombra). Não têm qualquer tratamento (nem bróculos, nem tomateiros).

Alguém sabe o que poderá ser e como posso resolver? Queria muito que ao menos uma coisa ou duas do quintal desse este ano :) Obrigado!
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 12.14.57.jpeg
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 12.14.57(1).jpeg
      WhatsApp Image 2024-07-09 at 12.14.58.jpeg
  5.  # 5

Primeira do ano. Ver se dá mais algumas coisitas 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      compressed_1720547392329.jpg
  6.  # 6

Que bom! Por aqui já andamos até aos olhos de courgettes... E assim grandes já acabam nas galinhas...
  7.  # 7

Colocado por: tgferreiraOlá malta,

Tenho os bróculos e a rúcula todos comidos de algo (não sei o quê) e os tomateiros a ficarem secos nas folhas de baixo (acho que têm água que chegue, são regados por 40 + 40 minutos diariamente com gotejadores de 4L/H mas estão 100% virados a sul e sem sombra). Não têm qualquer tratamento (nem bróculos, nem tomateiros).

Alguém sabe o que poderá ser e como posso resolver? Queria muito que ao menos uma coisa ou duas do quintal desse este ano :) Obrigado!

Os bróculos pode ser lagarta de borboleta e são meninas para limparem folhas inteiras de um dia para o outro. Os tomateiros já começo a achar normal as folhas mais velhas irem secando e morrendo, mas pode ser doença. O que faço é ir tirando e pronto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  8.  # 8

Muito obrigado! Acho que tenho um inseticida biológico que comprei no Leroy e talvez tente aplicar nos bróculos e rúcula! :)
  9.  # 9

Colocado por: pcspinheiroQue bom! Por aqui já andamos até aos olhos de courgettes... E assim grandes já acabam nas galinhas...

Minha Mãe para o lado de Loures também já as tem há muito. Cá para o norte, e plantadas mais tarde, começaram agora (3 pés).

Colocado por: pcspinheiroO que faço é ir tirando e pronto.

Também o andei a fazer hoje.
    E apanhar mais um ou dois tomates com hóspedes lá dentro.
    Ver se não há muitos que tenho os tomates (aqueles) bonitos e fartos 🤣.
    Agora o tempo voltar a chover é que nem se se é bom ou mau... Chiça que já via Verão
  10.  # 10

Colocado por: tgferreiraMuito obrigado! Acho que tenho um inseticida biológico que comprei no Leroy e talvez tente aplicar nos bróculos e rúcula! :)
    existe um inseticida biológico bom ,Turex ... Tem que dar na horta toda e tudo o que for lagartas morre em meia hora . É seguro .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães, tgferreira
  11.  # 11

Colocado por: DacepaPrimeira do ano. Ver se dá mais algumas coisitas
    prefiro-as ainda pequenas com uns 15cm
  12.  # 12

Colocado por: tgferreiraOlá malta,

A couve brócolo parece comida dos caracóis e lesmas.
    Os tomateiros têm míldio, o que este ano é praticamente impossível não terem. Com tratamentos frequentes tem-se conseguido controlar. O meu preferido continua a ser o leite gordo + bicarbonato alimentar, mas a bordalesa também ajuda. É normal o tomateiro ir secando as folhas de baixo para ganhar força para cima, como disse o Pinheiro. Aqueles tomates da 1ª foto vão amadurecer, pelo menos esses vai ter ;-)

Agora, o que me salta à vista no seu comentário é a brutalidade de água que está a dar nos tomates! Não sei o seu clima e não conheço o solo, mas duvido que seja mais exigente em rega que o meu. Os meus têm 15 min por dia com o mesmo tubo! Claro que a quantidade varia imenso com o comprimento de tubo com gotejadores que tem no circuito (e com o caudal de saída da torneira), mas a não ser que o tubo mande assim 1 gota a cada 2 ou 3 segundos, é demasiado. 80 min dia? tem a certeza? Até em consumo de energia é uma brutalidade!

edit: muita água na rega deixa os tomates com sabor aguado, pouco doces, sobretudo os coração de boi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  13.  # 13

Colocado por: Casa da Horta
    A couve brócolo parece comida dos caracóis e lesmas.
    Os tomateiros têm míldio, o que este ano é praticamente impossível não terem. Com tratamentos frequentes tem-se conseguido controlar. O meu preferido continua a ser o leite gordo + bicarbonato alimentar, mas a bordalesa também ajuda. É normal o tomateiro ir secando as folhas de baixo para ganhar força para cima, como disse o Pinheiro. Aqueles tomates da 1ª foto vão amadurecer, pelo menos esses vai ter ;-)

Agora, o que me salta à vista no seu comentário é a brutalidade de água que está a dar nos tomates! Não sei o seu clima e não conheço o solo, mas duvido que seja mais exigente em rega que o meu. Os meus têm 15 min por dia com o mesmo tubo! Claro que a quantidade varia imenso com o comprimento de tubo com gotejadores que tem no circuito (e com o caudal de saída da torneira), mas a não ser que o tubo mande assim 1 gota a cada 2 ou 3 segundos, é demasiado. 80 min dia? tem a certeza? Até em consumo de energia é uma brutalidade!

edit: muita água na rega deixa os tomates com sabor aguado, pouco doces, sobretudo os coração de boi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira

Ok, muito obrigado! Vou então corrigir várias coisas! :)

Rega: o tubo tem gotejadores de 33 em 33cm portanto diria que cada tomateiro está abrangido pelo menos por um (ou mesmo dois). Vou reduzir para meia hora por dia e ver como evoluem. Note que eles também têm ervas secas junto à base portanto diria que toda a água que cai, tende a ser absorvida pela terra e não evapora.

Vou também retirar as folhas secas e dar esse tratamento (apanhei a receita aqui: https://www.groho.pt/post/como-fazer-o-seu-fungicida-caseiro ). Parece-me ser tão natural que mal não fará! Com que frequência lhe costuma dar esse tratamento?

Bem, vou agora à horta tratar disto e tiro algumas fotos ao resto, só para mostrar como está!
  14.  # 14

Colocado por: antonylemosprefiro-as ainda pequenas com uns 15cm

Não discordo mas foi um misto de não ter estado no fds e deixa lá que elas também não dão muita quantidade (3 plantadas 2 estão a dar) segundos registos passados.

Se parasse de chover era para a grelha mas cheira me que vou fazer panelada estufada 🤤.
  15.  # 15

Então aqui ficam algumas fotos do que se tem passado por estas bandas. A horta passou para perto da casa e construí uma cama elevada (acho que me dá mais jeito e fica mais bonito). Tenho andado às cabeçadas com o compostor, ervas daninhas e pestes: um não aquece o suficiente, as outras nascem de um dia para o outro e as pestes... ajudam à minha falta de jeito e comem o que vai nascendo! Vamos a ver se consigo provar as 4 maçãs da macieira! Dava jeito era que o limão e a lima começassem a dar eheh

O canto da menta é que se tem dado bem: a menta cresce a olhos vistos e os tomateiros que por lá estão perto, também. Estes são cherry e creio que como alguns estão em vasos, vai ser mais fácil de cuidar.

Numa muito boa notícia, recebi uma oliveira grande como prenda de anos. Não podia ter pedido melhor! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      WhatsApp Image 2024-07-10 at 11.54.18(1).jpeg
      WhatsApp Image 2024-07-10 at 11.54.18.jpeg
      WhatsApp Image 2024-07-10 at 11.54.19.jpeg
  16.  # 16

E cá fica uma foto com a Oliveira e o resto do terreno:
      WhatsApp Image 2024-07-10 at 11.47.31.jpeg
  17.  # 17

Essa macieira está lindíssima. E tão medrada em tão pouco tempo é sinal que adorou o local.
    No trabalho não consigo abrir o link, mas a mistura é: leite gordo 1 litro + 125 gr de bicarbonato de sódio alimentar para 10 litros de água. Pode dar 1 vez por semana mas sempre ao final do dia (não pode apanhar sol quente após aplicação). Pode dar mesmo com tomateiros em flor (já a bordalesa não se aconselha nesta fase).

Se ainda não tem e vai comprar, opte por um pulverizador de bateria. O da Vito de 12 litros por 30 e pouco é boa compra.

Sim, reduza a rega porque isso deve ser demasiado em qualquer parte do país. Há a regra assim abstrata de, no tomate, manter a terra à superfície ligeiramente húmida. A raiz do tomateiro feito tem uns bons 30 a 40 cm, por isso pode levar água de 3 gotejadores! a minha bitola no coração de boi é uma planta a cada 2 gotejadores do tubo de 33, ou seja, 66 cm entre pés.
  18.  # 18

Colocado por: tgferreiraO canto da menta é que se tem dado bem: a menta cresce a olhos vistos

Também tenho uma hortelã menta e realmente é uma "praga". Praga no sentido que cresce em todos os sentidos (cima e lados)
  19.  # 19

(passo só para partilhar que há inclusive sátiras entre homesteaders, sobre quem planta hortelã diretamente na terra e não em vaso, porque ela abafa tudo em redor )
  20.  # 20

Colocado por: marize(passo só para partilhar que há inclusive sátiras entre homesteaders, sobre quem planta hortelã diretamente na terra e não em vaso, porque ela abafa tudo em redor )

Tenho de concordar.. já tentei tirar as raízes daquilo e volta a rebentar.
    Concordam com este comentário: marize

0.8908 seg. NEW