Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

aí algum guia para podar?
  2.  # 2

Este curso é engraçado para quem tiver interesse. Eu fiz a versão presencial.
      Screenshot_2025-01-03-19-45-54-160_com.facebook.katana.jpg
  3.  # 3

Hoje teve que ser assim , ontem o tempo foi enxute e hoje foi sol de verão e tempo quadrante norte para secar bem , tem chovido muito a batata estava mesmo no ponte , a semana que vem é de chuva novamente e isso pode durar o fim da cultura ao apodecrer a batata por excesso de água , hoje foi o dia , esse pequeno pano rendeu +- 230kg e de inverno já não me lembrava de tirar batata assim tem anos , linda limpa grada muito boa . Fica a foto das novas que estão de fora já á uma semana e no final de janeiro em princípio se o tempo permitir vou tratar bem a terra para receber a nova semente Tornado .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20250105_121235_tfP9uk5B6I.jpeg
      IMG_20250105_121220_o6t4A47Q0e.jpeg
      IMG_20250105_121212_EVtvoSJG7w.jpeg
      IMG_20250105_121246_yDxTzUkp3h.jpeg
      IMG_20250105_121243_ucLBhZLz1w.jpeg
      IMG_20250105_121230_onTuRVnW1P.jpeg
      IMG_20250105_121248_2a6B8cp951.jpeg
  4.  # 4

Isso aí ao lado é batata doce?
  5.  # 5

Colocado por: MarcopomIsso aí ao lado é batata doce?
    sim é , é um dos lances que tenho , são vários .
  6.  # 6

Colocado por: rafaelisidorosim é , é um dos lances que tenho , são vários .

Aqui na minha horta só mesmo couve... 😔
  7.  # 7

Colocado por: Marcopom
    Aqui na minha horta só mesmo couve... 😔
    outros climas não fosse os ventos poderíamos semear mais vezes durante mais tempo , a falta de água de verão também não ajuda muito .
  8.  # 8

Aqui até abril não vale a pena por nada na terra, gela tudo...
  9.  # 9

Colocado por: rafaelisidorono final de janeiro em princípio se o tempo permitir vou tratar bem a terra para receber a nova semente Tornado

A como anda aí a semente nova? É europeia (França, Holanda)?
  10.  # 10

Colocado por: MarcopomAqui até abril não vale a pena por nada na terra, gela tudo...

Os alhos aguentam bem a geada. Mesmo em trás os montes. Se estou a pensar bem, a horta do Marco é no Minho onde o frio não é tão intenso como no interior norte. Vem aí o minguante de janeiro, altura que muitas pessoas preferem para plantar em vez do mais frequente nov/dez. Fica a dica. Uma boa dica. Até porque os de compra são carregados com herbicida. E também porque não há nada mais saudável e que melhor faz à saúde que o alho, sobretudo em cru.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  11.  # 11

Colocado por: rafaelisidorooutros climas não fosse os ventos poderíamos semear mais vezes durante mais tempo , a falta de água de verão também não ajuda muito .

aqui (norte/centro) por fevereiro já podemos semear batatas, mas pergunto-me se não daria para semear mais cedo, às vezes ficam na terra uma ou outra batata e nascem bem, não sei é se sendo muitas aguentariam e se chegavam a crescer alguma coisa...
  12.  # 12

Colocado por: NTORIONo meu preferido é o maracotão amarelo

Colocado por: Casa da HortaSim, o chamado Catarino.

Um pessegueiro Fantasia secou e tenho agora disponível um buraco pra espetar outro.

Estava a pensar por um desses maracotões, até porque a minha esposa disse que o avô dela tinha uns amarelos no quintal que eram super deliciosos. Desconfio eu que devia ser um desses.

Ao pesquisar fiquei com a ideia que muita gente chama maracotão a tudo e mais alguma coisa.

Segundo este site o pêssego maracotão é relativamente tardio, Agosto-Setembro.

No entanto vejo por ai muita coisa "rafeira" que diz que são maracotões que atingem o pico de maturidade em julho ou mais cedo.

Afinal o que é e como arranjar um verdadeiro pessegueiro desses?
  13.  # 13

Aqui ao lado (5km) no sábado passado fui a casa de um amigo e estava a semear batata...
    Aqui e quando digo aqui é porque temos um microclima bastante diferente do entorno, não seria possível colher essa semente.
    Em Novembro comprei semente de alho e cebola mas não tive tempo de por nada na terra, talvez aproveitea dica...

Tenho a horta em invernação..

14.  # 14

Colocado por: NostradamusAfinal o que é e como arranjar um verdadeiro pessegueiro desses?

Gosto de me orientar pelos catálogos dos viveiros castromil, não sei se pesquisou por aí...
    https://www.vcastromil.pt/catalogos/fruteiras.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      Sem Título.png
  15.  # 15

Colocado por: Casa da Horta
    A como anda aí a semente nova? É europeia (França, Holanda)?
    normalmente é igual á que se vende no continente , o que se vê mais é holandesa e francesa ... Comprei tornado 35€ calibre 35/55 mas havia 25/35 que é a mais pequena a 49.5 €
  16.  # 16

Colocado por: Casa da Hortapelos catálogos dos viveiros castromil

Segundo esse catalogo (ou outros) existem 6 maracotões. Todos eles com nomes estrangeiros..

Mas supostamente a variedade em si, maracotão, segundo aquele site da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) é uma variedade antiga portuguesa que pode ser branca ou amarela com maturação tardia em Agosto-Setembro.

Da minha pesquisa fico com a ideia que com o passar dos anos se vulgarizou o termo maracotão para uniformizar um tipo de pêssego onde o caroço se agarra à carne, e não propriamente aquela variedade antiga que produzia na altura das vindimas.

No final vou acabar por plantar um rafeiro qualquer, mas queria mesmo um original principalmente por esta capacidade de frutificar tarde e também por manter o património genético desta variedade.
  17.  # 17

Efetivamente pesquisando aparecem muitos...

O meu é bem amarelo por dentro e por fora, ainda q quando bem maduro seja um amarelo torrado... realmente quando comprei dizia maracotão nº5 e tb havia o nº1. Se n estou em erro produz em fins de julho, apesar de até já terem cor bem cedo.
  18.  # 18

Encomendei uma ameixeira Rainha Cláudia de Bavay. É a derradeira tentativa após anos a plantá-las sem ainda ter comido uma ameixa! Diz a minha mulher que esta é que é, que não precisa polinizadores. Estou para ver.

Quis também, a querida esposa, que perguntasse aos entendidos por uma variedade de cerejeira que precisasse menos horas de frio. Que pudesse frutificar no clima Ribatejano. Diz o senhor que será difícil, mas a testar que seja a Van por gostar de grandes amplitudes térmicas. Mandei vir duas. Também estou para ver.
      Sem Título2.png
      Sem Título22.png
    •  
      NTORION
    • 7 janeiro 2025 editado

# 19

Colocado por: Casa da HortaQuis também, a querida esposa, que perguntasse aos entendidos por uma variedade de cerejeira que precisasse menos horas de frio. Que pudesse frutificar no clima Ribatejano. Diz o senhor que será difícil, mas a testar que seja a Van por gostar de grandes amplitudes térmicas. Mandei vir duas. Também estou para ver.

Já tenho ouvido falar na variedade Lisboa... Mas desconheço

A Rosa tem um artigo:
    escolha da variedade adequada
    Pode optar por escolher variedades temporãs que iniciam a maturação em abril e se prolongam até ao final de maio, exemplo: Burlat, Primulat, Earlise e Early Bigi.

As de meia estação têm a maturação pelo mês de junho e englobam cultivares como a Summit, Stark Hardy Giant, Canada Giant, Celeste, Samba, Black Star, etc.

No caso das variedades mais tardias em que a colheita pode estender-se até meados de julho destaca-se as variedades Lapins, Sunburst, Skeena, Sweetheart, Fertard e a Staccato. Outras variedades tardias muito utilizadas são a Van, Grada e De Lisboa. Os porta-enxertos normalmente recomendados são a Cerejeira brava e a Ginjeira
  19.  # 20

Colocado por: NTORION
    Já tenho ouvido falar na variedade Lisboa... Mas desconheço

A Rosa tem um artigo:
    escolha da variedade adequada
    Pode optar por escolher variedades temporãs que iniciam a maturação em abril e se prolongam até ao final de maio, exemplo: Burlat, Primulat, Earlise e Early Bigi.

As de meia estação têm a maturação pelo mês de junho e englobam cultivares como a Summit, Stark Hardy Giant, Canada Giant, Celeste, Samba, Black Star, etc.

No caso das variedades mais tardias em que a colheita pode estender-se até meados de julho destaca-se as variedades Lapins, Sunburst, Skeena, Sweetheart, Fertard e a Staccato. Outras variedades tardias muito utilizadas são a Van, Grada e De Lisboa. Os porta-enxertos normalmente recomendados são a Cerejeira brava e a Ginjeira

Li esse artigo à procura de indicação das que precisam de menos horas de frio, mas não é específico. Diz apenas "(existem variedades que apenas necessitam de 700 horas abaixo dos 7 graus para a quebra de dormência)".

Ainda estava para trocar uma das Van por uma Lisboa, mas no catálogo da Castromil aparece como sendo de meados de abril (das mais temporãs)... Ou é outra variedade (no catálogo o nome é Lisboeta) ou qualquer coisa não está bem no artigo da Rosa.

0.9036 seg. NEW