Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Gostava de esclarecer/receber as vossas opiniões sobre um muro de suporte de terras em Betão Armado.
    Quero construir um muro de suporte de terras, e irei falar com empreeiteiros para o construirem, mas gostava de antes de inciar esses contactos ter algumas opiniões de outras pessoas.

    O objetivo é construir um muro de suporte de terras com cerca de 25/30m de comprimento, com uma média de 1,5m de altura.

    Sendo um muro de betão armado, as minhas principais questões neste momento são:
    1) Qual será a largura mais recomendada para este tipo de muros? 25cm? 30cm?
    2) Este tipo de muros, costuma levar "sapatas" (não sei se é o nome correto, mas quero referir-me a pilares com uma base grande) de x em x metros para suportar o muro? Ou se for feita uma fundação por todo o comprimento do muro, mais larga que todo o muro, é suficiente para suportar o muro?

    Também sei que é importante tratar da questão da água, ou seja, deixar pontos em que a água pode seguir o seu caminho.

    Para além destas duas questões, que conselhos me dão para o muro?
    Obrigado desde já a todos pelas ajudas

    João
  2.  # 2

    respostas a 1 e 2 - Tem de contactar um eng. civil para efectuar o projecto do muro face a condições do local/ terreno.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasrespostas a 1 e 2 - Tem de contactar um eng. civil paraefectuar o projecto do muroface a condições do local/ terreno.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    obrigado. Mas normalmente o que costuma ser feito? o que é mais recomendado? sabendo que cada caso é um caso, mas para ter uma ideia
  4.  # 4

    É um L, com uma sapata corrida para prevenir o "tombo" do muro. a espessura do muro deve rondar os 20 a 25cm... depende do betão, do aço que levar e do tipo de solos a suster. A Sapata, entre 80 a 100cm de envergadura com altura minima de 40cm...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoPSousa
  5.  # 5

    Colocado por: JoPSousaMas normalmente o que costuma ser feito? o que é mais recomendado?

    Consultar um técnico que saiba o que está a fazer e que se responsabilize por isso.
    Ter uma malha dupla de ferro de 10 afastado de 15 é diferente de uma malha dupla de ferro de 12 afastado de 20.
    Nenhuma das duas pode ser aconselhada para o local.
    A pluviosidade da zona e a capacidade de encharcamento do terreno podem e devem ser tidas em conta nesta análise
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasÉ um L, com uma sapata corrida para prevenir o "tombo" do muro. a espessura do muro deve rondar os 20 a 25cm... depende do betão, do aço que levar e do tipo de solos a suster. A Sapata, entre 80 a 100cm de envergadura com altura minima de 40cm...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoPSousa


    então ter "apenas" uma fundação por todo o comprimento com uma largura de 45/50cm pode não ser suficiente para o muro não "tombar"?
    obrigado mais uma vez pela sua ajuda :)
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Consultar um técnico que saiba o que está a fazer e que se responsabilize por isso.
    Ter uma malha dupla de ferro de 10 afastado de 15 é diferente de uma malha dupla de ferro de 12 afastado de 20.
    Nenhuma das duas pode ser aconselhada para o local.
    A pluviosidade da zona e a capacidade de encharcamento do terreno podem e devem ser tidas em conta nesta análise


    certo, mas não sou eu que vou tomar estas decisões. Apenas estou a aprender sobre o assunto para não ser um ignorante quando for falar com o técnico.
 
0.0114 seg. NEW