Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos
    Pretendo construir uma pérgula em madeira casquinha com o formato e medidas da imagem. Mas estou indeciso em relação ao tamanho das vigas e quantidades de postes (opção 1 e 2). Penso que esteticamente fica melhor a 2ª opção e é mas económica em madeira porque gasta menos postes, vigas e barrotes é igual. O local de fixação/suporte é em cimento.
    Alguém que perceba do assunto, pode ajudar?
      pergola.png
  2.  # 2

    Melhor fica, que tem menos postes. Mas as vigas da solução 1 aguentam a aplicação na opção 2? Se calhar têm que ser mais fortes (postes idem), e aí já fica sem poupança... Mas eu tentaria a segunda opção também. Vou seguir o tópico.
  3.  # 3

    O azul é um edifício?
  4.  # 4

    Sim, o azul é a casa.
    Estava a pensar meter vigas de 22x10 na 2º opção para ficar mais resistente, por causa da medida de 6 metros
  5.  # 5

    E precisa de colocar postes na zona do edifício? Ou melhor qual a necessidade de uma pala de 3m nessa zona?
  6.  # 6

    As traseiras da casa é virada para sul e como tenho um grande pátio, quero fazer uma pérgula encostada à casa.
    Não queria fixar as vigas na casa porque tem capoto.
  7.  # 7

    Madeira é muito bonita...durante um ano.
    Se for uma pessoa com tempo para manutenção, força.
    se não...já ouviu falar em plastico extrudido (passo a publicidade, Extruplás)?

    0 de manutenção.
  8.  # 8

    Colocado por: barreirase não...já ouviu falar em plastico extrudido (passo a publicidade, Extruplás)?

    Vai ficar tudo marreco, duvido que tenham propriedades mecanicas para vencer os vãos ali mencionados... com o sol e o calor. eu não gosto do produto e o aroma a oleo no pico do verão!

    Se aplicar um tratamento a oleo colorido nessas madeiras, não tem de lixar nem muito mais. é lavar/ limpar e renovar.
    Aconselho a utilização de madeira tratada, veja na CARMO, ou na TOSCCA. Madeiras lameladas no exterior, desprotegidas, é a meu ver um fiasco em termos de durabilidade. Os UV, estragam prematuramente a resina de colagem.
  9.  # 9

    opção B
    reduzir os vãos de 4 m; para 3 metros.

    acho que barrotes de 10*7 se calhar é pouco... vai levar peso em cima? vegetação?
  10.  # 10

    ... paineis solares? :-)
    Concordam com este comentário: emanuelsantos
  11.  # 11

    Aconselharam-me madeira casquinha lamelada nos pilares por ser melhor e madeira casquinha normal nas vigas e barrotes. Depois leva tratamento a óleo.
    Por exemplo esta pérgula da imagem na Carmo utilizam madeira lamelada, pinho silvestre.
      Screenshot_4.png
  12.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreiraopção B
    reduzir os vãos de 4 m; para 3 metros.

    acho que barrotes de 10*7 se calhar é pouco... vai levar peso em cima? vegetação?


    Os barrotes 10x7 são resistentes, é uma viga cortada a meio, não é para levar muito peso. Estou a pensar colocar entre palha/bambu ou policarbonato, tipo vidro mas leve.
  13.  # 13

    Reduzi os vãos para 3 metros e as vigas são mais grossas (22x10)
      Screenshot_12.png
  14.  # 14

    Se o fabricante aplica vãos de 6 metros com aquelas dimensões (16x16 nos pilares, 20x8 nas vigas e 16x8 no ripado), eu ficaria descansado com os 6m... Desde que o material seja o mesmo e não aplique cargas, claro.
  15.  # 15

    Desta 3 opções da imagem, qual a melhor?
      pergola1.png
  16.  # 16

    Colocado por: oliveiralmeidaDesta 3 opções da imagem, qual a melhor?

    Onde estão os vãos da casa? eu ia para a opção 3.

    PS: eu gosto de ver o perímetro da Pérgula, com a mesma vista de madeira, se é que me entende... pelo que na opção 3, no perimetro da zona de parquemanet metia vigas de secção identica ás restantes, por forma a ficar complanar.
  17.  # 17

    A zona da casa está azul, são 14 metros. O problema é que não posso colocar a 3 metros porque tenho a cabine do poço, conforme imagem
      Screenshot_13.png
  18.  # 18

    Para ficar com espaçamento entre vigas tudo igual teria de colocar por 2.5m, mas tinha de colocar mais 2 poste e uma viga.
      Screenshot_14.png
  19.  # 19

    Vou optar pela opção 3, fica ao mesmo valor em madeira que a opção 1
  20.  # 20

    Tudo fica por 2400€ + IVA, está caro? com transporte e madeira já aplainada.

    12 postes 2.8 m - 16cmX16cm casquinha lamelada
    8 vigas 6 m – 22.5cmX10cm
    28 barrotes 3 m - 11cmX7cm
    20 barrotes 4.2 m - 11cmX7cm
 
0.0241 seg. NEW