Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos
    Habito uma moradia nova, com janelas de alumínio de correr, há cerca de 8 meses. Com o inverno reparámos que temos um problema sério de condensação interior. Inicia se no caixilho e passa para o vidro, escorrendo água por toda a janela.
    Chamei o instalador para ver o que se passava e segundo o próprio tudo é normal e está tudo bem com a instalação.
    Posto isto venho pedir a vossa ajuda se conhecem algum profissional de confiança, na zona de Lisboa e arredores, que possa fazer uma inspeção/vistoria com o objetivo de identificar as causas e qual a correção.
    Obrigado a todos
    Cumprimentos
    André Rodrigues
  2.  # 2

    Sem ver.
    Causa, pontes térmicas junto aos caixilhos.
    Não é um problema de má instalação mas sim de um mau projeto de térmica.
    Não consegue imputar as culpas a ninguém pois projetar com pontes térmicas é permitido
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Isso deve ser devido a falta da ventilação, não é propriamente defeito do caixilho.

    A casa é nova, construiu você ? Tem o projecto térmica, pré certificado energético e o CE definitivo ?

    Se ainda quiser uma opinião técnica no local. Clique no meu nome tem o meu contacto.
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilvaSem ver.
    Causa, pontes térmicas junto aos caixilhos.
    Não é um problema de má instalação mas sim de um mau projeto de térmica.
    Não consegue imputar as culpas a ninguém pois projetar com pontes térmicas é permitido
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    E ouvir o vento a zumbir vindo dos caixilhos e/ou janelas não poderá ter influência?
    E como poderia corrigir o problema?
    Anexo fotos da janela.. e acontece também em quartos que não dorme ninguém.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasIsso deve ser devido a falta da ventilação, não é propriamente defeito do caixilho.

    A casa é nova, construiu você ? Tem o projecto térmica, pré certificado energético e o CE definitivo ?

    Se ainda quiser uma opinião técnica no local. Clique no meu nome tem o meu contacto.


    Sim tenho. o CE é?
  6.  # 6

    Certificado Energético
  7.  # 7

    Colocado por: andrevrodE ouvir o vento a zumbir vindo dos caixilhos e/ou janelas não poderá ter influência?

    Em janelas de correr isso é normal. A vedação é sempre muito deficiente
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    Em janelas de correr isso é normal. A vedação é sempre muito deficiente


    Confesso que tenho muita dificuldade em aceitar essa "normalidade". Em todas as casas que tive tinham janelas de correr, numa delas num sítio alto e bastante ventoso e nunca ouvi qualquer zumbido.

    Aplicando o bom senso diria que a janelas não estão a cumprir o seu propósito, pois se houve o vento a zumbir diria que entra mais ar que o que será suposto... menos eficiente termicamente, acusticamente...

    estarei certo?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasIsso deve ser devido a falta da ventilação, não é propriamente defeito do caixilho.

    A casa é nova, construiu você ? Tem o projecto térmica, pré certificado energético e o CE definitivo ?

    Se ainda quiser uma opinião técnica no local. Clique no meu nome tem o meu contacto.


    Também tenho o certificado energético
  10.  # 10

    Colocado por: andrevrodConfesso que tenho muita dificuldade em aceitar essa "normalidade".

    Qual a classificação da sua caixilharia quanto à permeabilidade ao ar?
    Existem 4 níveis, sendo que no nível 1 em cada m2 da caixilharia passaram 10 m3/h e no nível 4 menos de 1m3
    Poderá sempre mandar testar a caixilharia e em função dos resultados pedir satisfações a quem de direito.
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Qual a classificação da sua caixilharia quanto à permeabilidade ao ar?
    Existem 4 níveis, sendo que no nível 1 em cada m2 da caixilharia passaram 10 m3/h e no nível 4 menos de 1m3
    Poderá sempre mandar testar a caixilharia e em função dos resultados pedir satisfações a quem de direito.


    Acho que vou fazer isso mesmo. A quem devo recorrer para testar a caixilharia?

    E considerando a hipótese das pontes térmicas ser a causa como poderia retificar?

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: andrevrodA quem devo recorrer para testar a caixilharia?

    Sinceramente... Testar!?
    Leia aqui o capitulo 4.
    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/395144698209/Disserta%C3%A7%C3%A3o_AlbertoSantos_70898.pdf
    Depressa vai entender a complexidade e o custo associado do que pede.

    Outra coisa, é ter um relatório de inspecção "visual", já que as causas podem nem sempre ser aquilo que pensa que é (veja no mesmo trabalho, o ponto 3), pelo que antes de se meter em aventuras dispendiosas, uma peritagem inicial, por forma a observar as provaveis causas das suas queixas, é sempre mais proveitoso.

    Boa sorte.
    PS: o trabalho que deixo link é um exemplo academico, para ter uma noção do que pode estar em causa.
  13.  # 13

    Um teste às janelas provavelmente será mais caro que o valor das mesmas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    meta fotos

    data de instalação?

    moradia nova?
  15.  # 15

    Provavelmente o LNEC estará disponivel para realizar esse ">ensaio.
    Não colocaram as bandas em redor dos caixilhos para fazer a estanqueidade ao ar e água ? se ouve o vento, vai passar água e vai aparecer humidade nos cantos.
  16.  # 16

    opa, a ver se desta o link fica activo
  17.  # 17

 
0.0196 seg. NEW