Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Fresiasdo que publicou na citação, podemos usar o valor que se vai pedir ao banco para construir, como re

Não, é exatamente o contrário, o valor de reeinvestimento é o valor de compra / construção deduzido do empréstimo que pedimos ao banco da nova aquisição!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  2.  # 2

Olá,
    Também estou com imensas dúvidas e nem a AT informa de maneira explícita, até porque, já tive de alterar o IRS de 2022, porque a senhora deu informação errada e passado 1 ano ligou-me a dizer que a informação dada não estava correta e tive de corrigir a declaração. Estas situações também confundem os contabilistas.

A minha situação é a seguinte, e se alguém passou pelo mesmo que possa aqui explicar como fez, agradecia:

Vendi uma HPP por 150 000€
    Paguei imobiliária 7000€
    Amortizei empréstimo de 50 000€
    Estou a construir (autoconstrução em terreno próprio)
    Pedi 120 000€ de empréstimo

Qual o valor que terei de ter em faturas para não pagar mais valias?
    Obrigada
  3.  # 3

213000
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  4.  # 4

Colocado por: Vert.oliveOlá,
    Também estou com imensas dúvidas e nem a AT informa de maneira explícita, até porque, já tive de alterar o IRS de 2022, porque a senhora deu informação errada e passado 1 ano ligou-me a dizer que a informação dada não estava correta e tive de corrigir a declaração. Estas situações também confundem os contabilistas.

A minha situação é a seguinte, e se alguém passou pelo mesmo que possa aqui explicar como fez, agradecia:

Vendi uma HPP por 150 000€
    Paguei imobiliária 7000€
    Amortizei empréstimo de 50 000€
    Estou a construir (autoconstrução em terreno próprio)
    Pedi 120 000€ de empréstimo

Qual o valor que terei de ter em faturas para não pagar mais valias?
    Obrigada

Se não quiser pagar mais valias, é como o user em cima disse, tem que apresentar faturas no valor de 213.000€ (IVA incluído salvo erro).

Agora, pode é ser mais vantajoso para si fazer a construção sem IVA e pagar as mais valias posteriormente (que foi o meu caso).
  5.  # 5

Colocado por: xaninhow
    Se não quiser pagar mais valias, é como o user em cima disse, tem que apresentar faturas no valor de 213.000€ (IVA incluído salvo erro).

Agora, pode é ser mais vantajoso para si fazer a construção sem IVA e pagar as mais valias posteriormente (que foi o meu caso).

Estão aí quase 40.000€ em IVA...

Diria que em IRS não pagará mais de 25.000€...

Agora depende, se pretende andar cm receio de ser apanhado ou se está à vontade com isso.
  6.  # 6

Colocado por: xaninhow

A questão é que já estou a terminar e só agora tive esta informação que o empréstimo bancário da construção conta.
    Pelas informações que tinha:

Primeiro pensava que tinha de ter faturas no valor das mais-valias (150k€ - 50k€= 100k€).

Depois disseram-me que devia ter faturas no valor total da venda (150k€).

Agora dizem-me que tenho de ter faturas no valor de 213k€ (ora seja 150k€-7k€-50k€ + 120k€).

Por isso já não sei o que está correto :(
  7.  # 7

Benvindo ao clube :/
  8.  # 8

Colocado por: Vert.olive

A questão é que já estou a terminar e só agora tive esta informação que o empréstimo bancário da construção conta.
    Pelas informações que tinha:

Primeiro pensava que tinha de ter faturas no valor das mais-valias (150k€ - 50k€= 100k€).

Depois disseram-me que devia ter faturas no valor total da venda (150k€).

Agora dizem-me que tenho de ter faturas no valor de 213k€ (ora seja 150k€-7k€-50k€ + 120k€).

Por isso já não sei o que está correto :(

Conta exatamente o que lhe foi aqui explicado, ao pedir dinheiro ao Banco, ele "desconta".

Tambem tive esse problema e foi por esse motivo que acabei a ter de pagar mais-valias (bem feitas as contas, foi receber menos IRS)

São mesmo os 213.000€ grosso modo
  9.  # 9

Fui ao chatgpt que diz que deveria ter pelo menos 120k€ de faturas (do empréstimo) + 30k€ de faturas para perfazer o valor da venda (150k€) e não somar a mais-valia + empréstimo.
  10.  # 10

A mim foi-me explicado pessoalmente na AT.

Vendi a hpp em 2021 e comprei terreno em 2021, acabei de construir em 2024.

Já tive o acerto do IRS de 2021 (pelo que não foi chatgpt).

No seu caso são os 213.000€

Basta lhe ir ao Simulador do IRS e colocar as verbas e vai ver o resultado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vert.olive

0.0158 seg. NEW