Colocado por: mendes.mendesbom dia, existem lâmpadas led com sensor movimentos incorporado que so ligam de noite com deteção de movimento.
Colocado por: mendes.mendesbom dia, existem lâmpadas led com sensor movimentos incorporado que so ligam de noite com deteção de movimento.
Colocado por: AlexMontenegroMelhor solução será substituir os interruptores e comutador por sensores de movimento com sensor crepuscular.
Em qualquer situação o accionamento é feito exclusivamente pelos sensores.
Colocado por: SomarBoa noite Ciccardi, obrigado pelo seu "estudo prévio" com várias alternativas. As 2 primeiras hipóteses parecem-me ser Instalações típicas, com comutadores de escada, inversores, telerrupters. Só que eu pretendo é o recurso a sensores. Por isso a solução passará pelas duas últimas sugestões que indica.
Vou discutir o assunto com o meu eletricista e depois apresento aqui a seção final
Mais uma vez obrigado.
Eu instalava Shelly.
Num comutador de escada precisa apenas de um. Optava pelo Shelly 1 Mini 12€
E depois um sensor de movimento (ou quantos precisar). Shelly BLU Motion 20€
Optava pelo Shelly 1 Mini 12€
Mas numa pesquisa rápida fiquei na duvida se os Mini fazem bluetoth gateway para os dispositivos BLU.
Por acaso só tenho Shelly 1 PM, que funciona bem como Bluetoth gateway para os BLU Motion.
Confirme se tem fio neutro (normalmente cor azul) na caixa de interruptor.
Refere que vai comprar 2 Shelly 1. Só para clarificar, para um comutador de escada, com dois ou mais interruptores, precisa apenas de um Shelly. Liga esse Shelly no único interruptor que tem saída de Fase para as lâmpada. Normalmente é o interruptor que está mais perto da lâmpada.