Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Ainda vou estudar a melhor maneira, mas dia pensei fazer como sugere o ammv, fazer metade do isolamento por baixo e metade por cima
  2.  # 82

Colocado por: tiagodiafacho que esse problema deve ser maior com godo, o objetivo também é ser permeável ou não consegue escoar as águas pluviais

Tiago tem alguma marca/fornecer já em vista para aplicar?
    As que vi foi imperalum e soprema
  3.  # 83

Colocado por: ammvTiago tem alguma marca/fornecer já em vista para aplicar?
    As que vi foi imperalum e soprema
    ainda não tenho nada, depois partilho no post da casa ou aqui.
  4.  # 84

Eu coloquei da seguinte forma
    1º pendentes em betão leve,
    2º 14 cm de XPS
    3º manta geotêxtil
    4º TPO plus da Soprema
    5º TNT polipropileno (afastar XPS e TPO)
    6º XPS 2cm
    7º TNT polipropileno preto (não deixar as areias para junto do TPO)
    8º Godo (pouca quantidade porque o TNT preto não deixa ver a base)

Para as telas (TPO geotêxtil e TNT) e bocais ficou por 6500€ com MO incluída.

Estava para aplicar a PVC por ser muito melhor que a esfaltica, mas entrei em contato com o da Eng. da Soprema Portugal e ele é que me indicou a TPO (plus) por não ser muito mais caro e ter a tal garantia de 20 anos (exposição ao tempo). Indiquei-lhe que iria colocar o xps de 20 e o godo, tendo ele dito que esta solução iria durar mais de 50 anos.
  5.  # 85

Colocado por: Na_mouchEu coloquei da seguinte forma
    1º pendentes em betão leve,
    2º 14 cm de XPS
    3º manta geotêxtil
    4º TPO plus da Soprema
    5º TNT polipropileno (afastar XPS e TPO)
    6º XPS 2cm
    7º TNT polipropileno preto (não deixar as areias para junto do TPO)
    8º Godo (pouca quantidade porque o TNT preto não deixa ver a base)

Para as telas (TPO geotêxtil e TNT) e bocais ficou por 6500€ com MO incluída.

Estava para aplicar a PVC por ser muito melhor que a esfaltica, mas entrei em contato com o da Eng. da Soprema Portugal e ele é que me indicou a TPO (plus) por não ser muito mais caro e ter a tal garantia de 20 anos (exposição ao tempo). Indiquei-lhe que iria colocar o xps de 20 e o godo, tendo ele dito que esta solução iria durar mais de 50 anos.

para que área/formato foi esses 6500€, pode partilhar o contacto do seu fornecedor/instalador?
  6.  # 86

Já agora se tiver fotos disso e puder partilhar agradeço
  7.  # 87

235m2

Nesta fase ainda faltava aplicar o TPO até ao limite da parede exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
      20240205_123204.jpg
    • FGR
    • 30 dezembro 2024

# 88

Quem lhe fez o trabalho?
    • zarkov
    • 16 setembro 2025 editado

# 89

Colocado por: Na_mouch235m2

Nesta fase ainda faltava aplicar o TPO até ao limite da parede exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagodiaf
      20240205_123204.jpg

Estou a ponderar a aplicação de TPO (com isolamento térmico por baixo) na reabilitação da cobertura plana da minha moradia, contudo a proposta que tenho refere a necessidade de fixação mecânica da membrana, mas isso causa-me "arrepios" pois furar uma laje de betão maciça é para mim uma forma de ficar preocupado para sempre...

No dia em que a impermeabilização ceder a água poderá vir a aparecer por dentro no tecto...e quando isso acontecer...já é tarde...a laje estará irremediavelmente comprometida!

Estou a refazer a impermeabilização para tentar perceber se isso solucionará uma infiltração numa das paredes (o que por si já é muito mau) mas a placa apresenta-se sã, não tem fissuras, fazer furos será criar pontos de fragilidade!

Não se consegue aplicar TPO numa área de 30 m2 sem furar a placa de betão? Estamos em 2025...

Agradeço desde já qualquer opinião...
  8.  # 90

Eu vou colocar EPDM que é semelhante à TPO e a mesma só vai ser aderida nas platibandas, no pano horizontal vai levar lastro seja godo ou lajetas, penso que pode sempre optar por uma solução com lastro, quem me vendeu a EPDM disse que sem lastro tinha de ser aderida por todo mas era com colas, não mecanicamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zarkov
  9.  # 91

Colocado por: zarkovNão se consegue aplicar TPO numa área de 30 m2 sem furar a placa de betão? Estamos em 2025...
    Uma breve pesquisa indica-lhe que pode fazer a fixação utilizando lastro pesado, como godo. Mas esse método está em desuso, porque afinal estamos em 2025, e como não podemos parecer uns neandertais inventamos coisas novas que nem sempre fazem sentido mas é diferente e moderno, que é o mais importante.
    Concordam com este comentário: zarkov
  10.  # 92

O fixado a laje penso que seja o isolamento...
  11.  # 93

Colocado por: marcocarO fixado a laje penso que seja o isolamento...
    E a membrana TPO, aparentemente. Se observar em informação de vários instaladores é discriminada a utilização de fixadores.
    Eu já vi com fixadores escondidos entre a sobreposição de camadas, assim como com os fixadores visíveis. Se está bem feito ou não já não sei, mas há relativamente pouco tempo foi feito assim em mais de 20mil m2 nuns armazéns aqui perto, vi aplicarem a membrana por cima de lã de rocha, e ficaram milhares de fixadores aparentes.
    Mas sobre esse material percebo literalmente zero, portanto também não tenho a certeza de nada.
  12.  # 94

Colocado por: marcocarO fixado a laje penso que seja o isolamento...

O aplicador explicou que a fixação abrange o sistema todo, isto é, a membrana TPO e o isolamento, mas depois quando a membrana é soldada nas sobreposições (emendas), a fixação fica escondida nestas zonas das sobreposições.

Furar a placa de betão mesmo que seja apenas 1 cm de profundidade não é opção, não pretendo resolver um problema e deixar a porta entreaberta para outro problema maior ainda! Prefiro optar por outro sistema, mas já que vou ter de refazer a impermeabilizaçáo, e independentemente de gastar mais, o que também é muito importante para mim é a durabilidade da solução. Já que tenho de investir que seja numa solução durável, num material com provas dadas e que seja também aplicada por gente que sabe o que faz!

Sim, eu sei, nos dias que correm estou a pedir demasiado...
    • zarkov
    • 18 setembro 2025 editado

# 95

Colocado por: tiagodiafEu vou colocar EPDM que é semelhante à TPO e a mesma só vai ser aderida nas platibandas, no pano horizontal vai levar lastro seja godo ou lajetas, penso que pode sempre optar por uma solução com lastro, quem me vendeu a EPDM disse que sem lastro tinha de ser aderida por todo mas era com colas, não mecanicamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zarkov

Qual o tempo de garantia que lhe dão na solução EPDM?

E sem falar em garantia, qual é o tempo média de vida útil da solução que vai aplicar, considerando já que irá aplicar o lastro? (pessoalmente odeio a solução do godo, pois tinha aquela bagacina miúda na minha cobertura, e se temos infiltraçóes não se vê nada, acho que a lajeta é um mal menor, mas isso é só a minha opinião de leigo na matéria...)
  13.  # 96

Colocado por: zarkovQual o tempo de garantia que lhe dão na solução EPDM?
    20 anos de garantia / 50 anos de durabilidade exposta a UV, levando lastro a durabilidade aumenta.

Eu também queria colocar lajetas mas a diferença de 2000€ entre as lajetas e godo pesa bastante na decisão.

Chegou ontem a tela à obra
      Captura de ecrã 2025-09-18 085644.png
      Captura de ecrã 2025-09-18 085631.png
  14.  # 97

Colocado por: zarkov

Estou a ponderar a aplicação de TPO (com isolamento térmico por baixo) na reabilitação da cobertura plana da minha moradia, contudo a proposta que tenho refere a necessidade de fixação mecânica da membrana, mas isso causa-me "arrepios" pois furar uma laje de betão maciça é para mim uma forma de ficar preocupado para sempre...

No dia em que a impermeabilização ceder a água poderá vir a aparecer por dentro no tecto...e quando isso acontecer...já é tarde...a laje estará irremediavelmente comprometida!

Estou a refazer a impermeabilização para tentar perceber se isso solucionará uma infiltração numa das paredes (o que por si já é muito mau) mas a placa apresenta-se sã, não tem fissuras, fazer furos será criar pontos de fragilidade!

Não se consegue aplicar TPO numa área de 30 m2 sem furar a placa de betão? Estamos em 2025...

Agradeço desde já qualquer opinião...

Apesar de não ter adquirido na SOPREMA, mas a um revendedor autorizado, eu liguei para a SOPREMA (Porto) e eles passaram-me ao Eng. Miguel que me deu todas as opções viáveis para o meu telhado.

Não existe nenhuma cola que adira ao TOP, daí terem de fixar à lage, se der....

Eu coloquei o isolamento térmico por baixo do TPO, pelo que se tornava mais difícil de fixar por buchas. Optei por colocar roofmate de 20mm por cima e depois uma pequena camada de godo que serve apenas para não deixar lavantar o TPO
  15.  # 98

O meu irmão aplicou o TPO com buchas e não colocou nada por cima, no entanto como a casa está numa posição em que de uma rua superior e de outro edifício conseguem ver o telhado, teve de colocar o godo à conta da sujidade que se vai acumulando. Fica com zonas mais escuras e outras mais claras, fica feio...
  16.  # 99

Colocado por: tiagodiaf20 anos de garantia / 50 anos de durabilidade exposta a UV, levando lastro a durabilidade aumenta.

Eu também queria colocar lajetas mas a diferença de 2000€ entre as lajetas e godo pesa bastante na decisão.

Chegou ontem a tela à obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zarkov
      Captura de ecrã 2025-09-18 085644.png
      Captura de ecrã 2025-09-18 085631.png

20 anos de garantia ???? Fantástico!

Sendo assim não me custa acreditar que protegido dure, pelo menos, o dobro!

Pena que aqui na minha zona não tenho ninguém que aplique EPDM, pois se assim fosse, seria isso que eu faria, EPDM com lajetas por cima! Segundo estive a ver o EPDM no limite custa o mesmo que o TPO, ou até ligeiramente menos. Portanto, para mim seria a solução com melhor relação custo/benefício, mas de longe!
  17.  # 100

O TPO plus também tem 20 amos de garantia estando exposta ao tempo.

Ligue para os representantes nacionais do TPO e EPDM e peça que lhe indiquem empresas a aplicas estes materiais na sua zona

0.0297 seg. NEW