Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu gosto, (mas sou DO). Acho a sala de estar um pouco pequena, mas isso tem a ver com a vivencia de cada um. Eu provavelmente tirava um pouco de largura a "entrada da Páscoa" e alargava a sala de estar.

    Acho que não faria tantos recortes, mas isso porque já estaria a pensar que os recortes ficam mais caros 😞.
  2.  # 2

    Colocado por: gil.alvesOptimo Silva.

    Onde vai entrar e sair diariamente de casa?
    Pela porta principal ou pela garagem?
    Onde vai pôr as chaves do carro? - em cima da ilha...
    Daí a sua entrada ser, "entrada de Páscoa".... ;)


    Silva, se se revê na sua vivência, a casa é para si.
    Notas.
    Vai ser uma casa sombria como disse. Uma casa de luzes acesas.
    Uma casa que energeticamente vai sofrer.
    Apenas isso...

    Abr.
    Boa Sorte.


    Sim a entrada será no dia a dia pela garagem. Mas claro que quem vier a pé será pela porta de entrada. A questão da falta de luz acho que está muito enganado porque o terreno fica exposto ao sol durante o dia todo. É uma torreira de sol porque ele fica numa parte superior em todos os lados.
  3.  # 3

    Colocado por: FresiasA questão da falta de luz acho que está muito enganado porque o terreno fica exposto ao sol durante o dia todo
    O facto de estar exposto não está de todo a ser aproveitado.

    Silva

    esta é a sua linha de Sol.
    Veja lá bem se tem por onde entrar e onde entra por que zonas entra?
    Quando acordar e for à IS tem de acender a luz.
    Para ir para a cozinha tomar o PA tem de acender a luz do corredor.
    Vai ter o Solinho da manhã a entrar na Sala. - Onde vai tomar o PA? - na ilha provavelmente.
    Tem luZ?
    Vai ter luz para fazer o PA?

    Ao fim do dia, fazer o jantar? Vai ter Sol a deitar-se.
    A entrar pela esquina e uma Sala que precisa de ligar a luz para jantar!

    ... ...


    Deixo-lhe para pensar.
    Mas é como disse a casa é para cada um.

    Abr.
    Concordam com este comentário: lpetinga, silva968, Nostradamus
  4.  # 4

    Ainda bem que gosta de tudo.
    Parece-me uma desgraça anunciada.
    Mas pelo menos evite a passagem directa entre a zona nobre e a garagem.
    Parece-me um projecto igual a uns poucos que ppululam por este forum...
  5.  # 5

    Colocado por: gil.alvesO facto de estar exposto não está de todo a ser aproveitado.

    Silva

    esta é a sua linha de Sol.
    Veja lá bem se tem por onde entrar e onde entra porque zonas entra?
    Quando acordar e for à IS tem de acender a luz.
    Para ir para a cozinha tomar o PA tem de acender a luz do corredor.
    Vai ter o Solinho da manhã a entrar na Sala. - Onde vai tomar o PA? - na ilha provavelmente.
    Tem luZ?
    Vai ter luz para fazer o PA?

    Ao fim do dia, fazer o jantar? Vai ter Sol a deitar-se.
    A entrar pela esquina e uma Sala que precisa de ligar a luz para jantar!

    ... ...


    Deixo-lhe para pensar.
    Mas é como disse a casa é para cada um.

    Abr.


    Completamente de acordo. A exposição solar é das coisas mais importantes numa casa. Essa casa no inverno não vai ter ponta de sol.

    Antes de comprar a minha casa actual usava sempre esta ferramenta para ver o comportamento do sol. É fantástica, basta colocar no seu terreno:

    https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737
  6.  # 6

    Colocado por: silva968
    Eu gosto do que está e acho que está


    é sempre complicado opinar plantas sem conhecer o terreno.

    Não vou comentar a planta em si, porque daria para 1001 questões, além daquilo que o Gil disse, quero que tenha espírito critico e se projecte noutro aspecto:

    Você imagina-se, por exemplo hoje em pleno janeiro, com temperaturas a rondar os 20°, a almoçar naquela mesa exterior em que não vai ter um raio de sol?

    Este espaço exterior apenas vai-lhe ser útil naqueles dias de 40 graus onde realmente quer estar a usufruir do exterior longe da radiação e brasa de calor.
  7.  # 7

    Realmente, rondando 30 a 40° para a esquerda melhorava muito. A garagem era só mudar o portão de parede.
  8.  # 8

    Eu só nao acho a sala de estar muito bem esgalhada, de resto nao me parece mal.
    Isso da orientação solar é daquelas coisas que só estando no local se percebe… isto de querer toda a casa virada a Sul é um bocadito pro redutor na minha opinião.
    •  
      taunus
    • 25 janeiro 2024 editado

     # 9

    Colocado por: DR1982Eu só nao acho a sala de estar muito bem esgalhada, de resto nao me parece mal.
    Isso da orientação solar é daquelas coisas que só estando no local se percebe… isto de querer toda a casa virada a Sul é um bocadito pro redutor na minha opinião.


    Uma coisa é a casa toda virada a sul, outra é nada virado a sul
  9.  # 10

    Colocado por: taunus

    Uma coisa é a casa toda virada a sul, outra énadavirado a sul

    Certo, mas provavelmente ha uma boa razão para isso
  10.  # 11

    Silva 968

    na minha opinião está bastante razoável, APENAS virava/ invertia a casa exatamente como está ou seja a garagem ficaria a norte.
    depois talvez (mediante o tipo de uso e vivencia) punha a cozinha onde está a sala de estar e a sala de estar onde está a cozinha.
    de resto até acho bastante equilibrada e com o design certo até ficará bem.
  11.  # 12

    Gil não sei o que fez, mas eu ao disse nada disso, nem falei em sol 🤣.
  12.  # 13

    Colocado por: FresiasGil não sei o que fez, mas eu ao disse nada disso, nem falei em sol 🤣.
    Ui que estranho!...

    Realmente...
    Quem fez o comentário de que fiz quote foi o "silva"... um comentário abaixo do seu! :D
    um glitch no Matrix!...

    Abr.
  13.  # 14

    assim talvez
    Concordam com este comentário: lpetinga, Masterful
      mor IS.jpg
  14.  # 15

    Bem vindo Silva!

    EN226, aqui 'no norte'? De certeza que não quer mais sol a entrar em casa, no inverno?
    Já morei na Guarda, e quando tinha o sol a entrar (quase na horizontal, no inverno) bem alinhado com a janela sala às 15h, era um espectáculo. Nessa casa não vai ter nada disso...

    De resto, também acho que a casa tem imensos "recortes", mas o problema aí é apenas financeiro (havendo possibilidade, até fica melhor). Também não gosto daquele corredor dos quartos, tão comprido, ou da entrada da garagem diretamente para a cozinha... Mas são gostos...
  15.  # 16

    Colocado por: silva968Bom dia.

    Venho aqui apresentar o projecto para a construção da minha casa. (Segue em anexo a planta e a implantação)

    Agradeço críticas e opiniões de forma a melhorar.

    Obrigado desde já



    O meu projeto é mesmo muito parecido.
    Aconselhava o a considerar um espaço para arrumos ligado á cozinha.
  16.  # 17

    como referi atras, talvez assim com a cozinha ali
      mor IS2.jpg
 
0.0210 seg. NEW