Iniciar sessão ou registar-se
    • Yana
    • 25 janeiro 2024

# 1

Bom dia, estou a fazer obras de remodelação do meu apartamento, e pus todos os eletrodomésticos da cozinha eletricos, a minha potencia é de 3,45, pedi junto do comercializador aumento de potencia, onde este respondeu que a minha habitação tem a potencia maxima certificada/licenciada de 3,45, que teria que tratar com um eletrecista certificado uma verificação do ramal e eventualmente submeter pedido á E-redes. E nada garantia que o pedido fosse aceite. O eletrecista que está a fazer a parte eletrica de casa diz que fica muito caro pois tem que certificar junto de um eletrotécnico etc etc

Que acham? obrigada
    • size
    • 25 janeiro 2024 editado

# 2

Sim, é isso.
    Pode ser uma grande complicação.
    A sua instalação electrica tem que ser certificada para uma maior potência e há que conferir se o ramal e coluna colectiva do prédio suporta aumento de potência para a sua fracçáo.
  1.  # 3

Vai gastar muito dinheiro, com projeto ao barulho e mexe na coluna coletiva a seu encargo.
    Tem de falar com empresa de instalações elétricas para lhe dar orçamento.
    • Yana
    • 25 janeiro 2024

# 4

Obrigada pelas respostas, mas como posso saber antes, se realmente é preciso mexer no ramal/coluna predio, se só será no meu, isto para não estar a gastar dinheiro com estudo e depois verificar que não é possivel
  2.  # 5

certificada 3,45kva? caput... nem sabia que isso existia... isso é uma pilha de 9volts 🤣
  3.  # 6

Colocado por: YanaObrigada pelas respostas, mas como posso saber antes, se realmente é preciso mexer no ramal/coluna predio, se só será no meu, isto para não estar a gastar dinheiro com estudo e depois verificar que não é possivel

A potência do prédio passa os 10.35kva, logo obrigatoriamente tem de ser feito projeto incluído a coluna montante, viabilidade eredes e certificação da fração para 6.9kva.
  4.  # 7

Colocado por: taunuscertificada 3,45kva? caput... nem sabia que isso existia... isso é uma pilha de 9volts 🤣

Existem muitos assim, quando migrou o sistema EDP ficaram com a potência contratada, outros que não tinham contrato ativo ficaram fora do sistema e agora é processo ligação à rede novo.

Como já aqui apareceram vários.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  5.  # 8

Vou comprar uma casa cujo objectivo é separar em pequenos t0s para alugar.

Seriam 8 frações diferentes mas não pretendo fazer projeto na câmara porque irei apenas alterar o interior e fazer cozinhas/separações.

O meu eletricista diz-me que apenas um contador nunca permitirá cumprir o meu projeto caso não tenha dois ou mais contadores.

Alguem já conseguiu licenciar uma habitação para ter 45kVA de potência? com isto acho que me safava.
  6.  # 9

Apartamento ou moradia?

Faz pequenos T0, com 1 porta de entrada e 1 contador água e luz.

Tanto pode chamar de T0, como motel da cama quente.
  7.  # 10

Consegue.. projeto elétrico.. será trifásico.. ramal novo. 20A por apartamento.. vai dar chatice pois colocar um disjuntor de 20A para cada apartamento para gerir isso?
  8.  # 11

Colocado por: RicardoPortoConsegue.. projeto elétrico.. será trifásico.. ramal novo. 20A por apartamento.. vai dar chatice pois colocar um disjuntor de 20A para cada apartamento para gerir isso?

Porque é que tem que ser trifásico?

Eu tenho trifásico 20,7kva e mesmo assim o eletricista diz-me que não daria.

Posso colocar esse disjuntor por cada apartamento com um Shelly a medir consumo, mas estava a pensar em colocar super bomba de calor para todos os apartamentos, e nos anexos colocar uma coisa mais pequena/funcional tipo cilindro.

Um projeto elétrico disto pode custar tanto?

A entidade elétrica comunica com a entidade câmara. Acredito que isto nao seja passível de licenciamento urbano dado que a casa está como habitação unifamiliar, mas é estupidamente grande.

Comprar baterias ajudaria nisto?
  9.  # 12

Colocado por: TicMic

Porque é que tem que ser trifásico?

Eu tenho trifásico 20,7kva e mesmo assim o eletricista diz-me que não daria.

Posso colocar esse disjuntor por cada apartamento com um Shelly a medir consumo, mas estava a pensar em colocar super bomba de calor para todos os apartamentos, e nos anexos colocar uma coisa mais pequena/funcional tipo cilindro.

Um projeto elétrico disto pode custar tanto?

A entidade elétrica comunica com a entidade câmara. Acredito que isto nao seja passível de licenciamento urbano dado que a casa está como habitação unifamiliar, mas é estupidamente grande.

Comprar baterias ajudaria nisto?

Monofásico é até 10.35kva, máximo 13.80kva dependendo das zonas.
  10.  # 13

Esqueça , a roda já foi inventada, isso não dá para fazer
  11.  # 14

Como assim a roda já foi inventada? Não posso pedir um aumento de potencia para 41,40 kVA trifásico e depois distribuir consoante o que eu pretendo?
  12.  # 15

Colocado por: TicMicComo assim a roda já foi inventada? Não posso pedir um aumento de potencia para 41,40 kVA trifásico e depois distribuir consoante o que eu pretendo?

Por acaso até não.

7. Obrigações do Cliente

7.1. São obrigações do Cliente, para além das referidas nas cláusulas anteriores:
    a) Não usar a energia elétrica e/ou o gás natural fornecido para uso distinto do contratado nem ceder,
    alienar ou colocar à disposição de terceiros ou de outras instalações de consumo que não as indicadas nas
    Condições Particulares qualquer dessas energias
    ;
  13.  # 16

Ok, mas eu não posso distribuir a energia elétrica pelas áreas que me apeteça? no final pago tudo eu...
  14.  # 17

Colocado por: TicMicOk, mas eu não posso distribuir a energia elétrica pelas áreas que me apeteça? no final pago tudo eu...

É para isso que existe essa cláusula.
  15.  # 18

Ok, e se eu quiser 41,40kVas em casa pelo simples facto de querer carregar um carro rápido, posso alegar isso?

São obrigados a instalar a potencia que eu desejar? Tenho de provar?
  16.  # 19

Não são obrigados, precisa projeto elétrico e pedir viabilidade
  17.  # 20

Colocado por: TicMicTenho de provar?
    tem que justificar via ficha electrotecnica e projeto

0.0192 seg. NEW